Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Analista Cultural - Teatro

Foram encontradas 18 questões

Q1108558 Artes Cênicas
O teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Sobre a história do teatro europeu, especificamente na Grécia Antiga, há um volume significativo de estudos, obras e peças. Dentro dessas consultas, pode-se perceber, por exemplo, que na Grécia Antiga existiram grandes teatros em diversas cidades: Epidauro, Atenas, Delos e Pérgamo são algumas. Nesses espaços, os gregos acompanhavam histórias trágicas e cômicas e faziam da ida aos espetáculos uma importante ação coletiva. Com relação à prática teatral na Grécia Antiga, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1108559 Artes Cênicas
Em 1900, a revista The Theatre foi fundada em NovaYork. Ela informava seus leitores sobre montagens americanas, publicava as teorias e os projetos dos reformadores europeus no palco e criticava o comercialismo do teatro na Broadway. Nessa época, nasceu um movimento conhecido como Teatro off-Broadway. Entre os grupos mais ativos desse movimento, pode-se destacar o Living Theatre, um coletivo experimental americano liderado por
Alternativas
Q1108560 Artes Cênicas
Em 1590, Londres possuía três teatros públicos. Nessa época, chegou à cidade o jovem William Shakespeare que, desde então, colabora grandemente para que a manifestação teatral se tornasse uma instituição na vida londrina. A partir desse contexto e considerando as ideias sobre o teatro elizabetano e a atuação de Shakespeare, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) Por meio do contexto em que atuou, em suas peças históricas Shakespeare mergulhou na própria história da Inglaterra e posicionou-se em relação aos problemas de poder e do destino. ( ) Temas como ascensão e queda abrupta, embriaguez do poder, crime, vingança e assassinatos são recorrentes nos textos de Shakespeare. A peça Ricardo III é um exemplo disso. ( ) Shakespeare superou as regras clássicas pela força de seu gênio poético. Assim, trouxe à vida períodos e lugares, ternura e rudeza na “arena” do teatro e corroborou para um novo panorama teatral. ( ) O jovem Shakespeare aparece no palco elizabetano em uma época na qual o ator ainda não tinha uma posição segura na sociedade e isso chega ironicamente em algumas de suas peças. A comédia Sonho de Uma Noite de Verão é um exemplo disso. Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1108561 Artes Cênicas
Inicialmente, Patrice Pavis apresenta em seu Dicionário de Teatro uma ideia de dramaturgia ligada à peça escrita: o texto verbal escrito, suas características e técnicas específicas. Entretanto, em outro momento e no mesmo dicionário, esse autor amplia a noção que descreve o conceito de Dramaturgia para além da atividade do escritor de peças de teatro. Assinale a alternativa que apresenta uma ideia reducionista, ainda atrelada ao texto, com relação ao sentido do conceito e o lugar da dramaturgia no ato teatral.
Alternativas
Q1108562 Artes Cênicas
Ao se considerar a dramaturgia um conceito múltiplo, o que se quer dizer, de algum modo, é que as possibilidades de dramaturgias são diversas, no sentido de que vários são os constituintes de uma encenação possíveis de serem tratados como dramatúrgicos. Logo, o caráter diverso em torno do entendimento sobre dramaturgia está relacionado aos diferentes modos
Alternativas
Q1108563 Artes Cênicas
Ao se ampliar o olhar para além da aparente bidimensionalidade do texto verbal escrito e, assim, ver e analisar outras dramaturgias que se apresentam no ato da encenação no palco, cria-se a ideia de um relevo como característica do múltiplo, o que corrobora para se entender que o conceito de dramaturgia está presente em vários constituintes da encenação. Desde modo, não se relaciona às novas e variadas formas de se compreender o que é dramaturgia o fato de que
Alternativas
Q1108564 Artes Cênicas
Quando se abandona a ideia textocêntrica em torno do teatro, ou seja, quando se desautoriza o texto como elemento principal e de maior relevância na feitura teatral, uma série de mudanças e novos paradigmas surgem nas criações cênicas. Esses novos paradigmas contestam o fato de que
Alternativas
Q1108565 Artes Cênicas
Considerando que, segundo Raymond Williams, em seu livro Drama em cena, o teatro é constituído, geralmente, por quatro elementos, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando estes elementos às suas respectivas características.
COLUNA I 1. Fala 2. Movimento 3. Espaço cênico 4. Som
COLUNA II ( ) Engloba cena, cenário, figurino e efeitos de luz. ( ) Em seu sentido mais geral, engloba, por vezes, o canto e o recitativo, bem como o diálogo e a conversação. ( ) Abarca gesto, dança, representação física e o evento encenado. ( ) Utiliza outros efeitos sonoros, diferentemente do uso da voz humana.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1108566 Artes Cênicas
Quando se pesquisa o conceito de dramaturgia no teatro, um dos primeiros apontamentos que se descobre nos estudos mais recentes é que o próprio conceito de dramaturgia amplia-se para além do texto escrito. Nesse sentido, qual das alternativas a seguir não representa uma visão que reconstrói a ideia de texto cênico?
Alternativas
Q1108567 Artes Cênicas
A partir de uma análise do teatro atual, podem ser considerados dramaturgos, também, o ator, o diretor ou outro profissional envolvido na feitura da encenação. Esse novo sentido para a ideia de dramaturgo sugere que
Alternativas
Q1108568 Artes Cênicas
O teatro se transformou grandemente no século XX, sobretudo na Europa. Tais transformações se deram por meio de experimentações em diversas áreas teatrais. A liberdade de experimentar conduziu muitos autores dramáticos e diretores teatrais e formou consideráveis teatrólogos na época. Nesse contexto, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os nomes às suas práticas e experiências nas artes cênicas.
COLUNA I 1. Antonin Artaud 2. Constantin Stanislávski 3. Jerzy Grotowski 4. Vsevolod Meyerhold
COLUNA II ( ) Cria o Teatro Laboratório, no qual realiza suas experiências cênicas que recusam todo e qualquer estetismo cênico, e intenta santificar o teatro em uma ideologia denominada como “teatro pobre”. ( ) Tem o desejo de levar ao teatro a violenta crueldade do mundo do sonho e do inconsciente e escreve o Teatro e seu Duplo, no qual reúne seus escritos sobre o teatro e acredita na potência do corpo como elemento cênico. ( ) Tem em suas práticas cênicas o desejo de alcançar um teatralidade pura. Intenta um teatro revolucionário que prima pela abstração dos movimentos e não pela reprodução do real. ( ) Fundador do Teatro de Arte de Moscou, foi ator, diretor e professor de arte dramática e elaborou um “sistema”, um método de formação para atores, que intenta explorar fenômenos físicos e psíquicos na atuação.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1108569 Artes Cênicas
Estruturava-se como uma pedagogia do espectador, tendo em vista que este poderia fruir mais profundamente o espetáculo à medida que conhecesse melhor o aparato constituinte de uma encenação.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Edições Mandacaru, 2006. p. 41.
A qual das alternativas está relacionada essa citação?
Alternativas
Q1108570 Artes Cênicas
Cena, movimento, luz, espaço, som, figurino. Esses e outros constituintes cênicos ganharam um novo olhar ao serem considerados como constituintes dramatúrgicos. Assim, tem-se as possibilidades de estudar, fazer e fruir o teatro e tais constituintes, a partir de lugares que podem ser chamados de dramaturgia da cena, dramaturgia do espaço, dramaturgia da luz, dramaturgia do figurino dramaturgia do som. Diante disso, certos paradigmas acerca da expressão teatral mudaram. Com isso, o que acontece quando tais constituintes cênicos ganham a possibilidade de se apresentarem enquanto elementos dramatúrgicos?
Alternativas
Q1108571 Artes Cênicas
Um texto não pode dizer tudo. Ele vai até certo ponto, lá até onde pode ir qualquer palavra. Além desse ponto começa outra zona, zona de mistério, de silencio, daquilo que se costuma designar como atmosfera, ambiente, clima, conforme queiram.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Tradução: Yan Michalski. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 63.
É possível considerar essa “outra zona” como o espaço no qual outros elementos cênicos se apresentam para além do texto, configurando-se, assim, novas formas de compreender a dramaturgia de um espetáculo.
Como a nova acepção acerca do conceito de dramaturgia no teatro atual, a escritura cênica deixa de
Alternativas
Q1108573 Artes Cênicas
As novas dramaturgias trouxeram como um de seus resultados uma nova forma de olhar os palcos, olhando, assim, os dramas encenados. Nesse sentindo, há um movimento em torno das nomenclaturas peça teatal, drama e dramaturgias que representa, de algum modo, o que ocorreu com o teatro ao expandir a possibilidade das montagens cênicas para além dos textos preestabelecidos direcionados aos palcos.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. A palavra drama pode ser usada de duas maneiras: primeiro, para descrever uma obra literária, o texto de uma peça; segundo, para descrever a representação cênica dessa obra, sua produção. II. O texto de Rei Lear é drama. E Shakespeare, como escritor, um dramaturgo, ao passo que a representação de Rei Lear também é drama e seus atores estão envolvidos na atividade dramática. III. O texto, no sentido de um conjunto essencial de significados, geralmente de um drama, é fixado por escrito, de modo que a encenação não poderia modificar, modular, acentuar, radicalizar, tão pouco ignorá-lo por completo.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1108574 Artes Cênicas
— Eu chorei depois, quando entrei no camarim e me olhei no espelho. Fiquei assustada. — Por que assustada? — Eu olhei no espelho e vi uma mulher. Foi a primeira vez em muitos anos que isso acontece. Antes, quando eu olhava no espelho eu via uma empregada doméstica. Desta vez não. Eu sou uma mulher. Ela era aquele corpo, aquele pensamento, aquelas emoções. O teatro deu a ela o poder extraordinário de entrar em cena, também na vida, não para se exibir, mas para dizer o que pensava e gostar do corpo que tem.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Edições Mandacaru, 2006. p. 69.
Sendo esse diálogo um relato resultado de práticas com o teatro, pode-se afirmar que ele se deu a partir da experiência com o
Alternativas
Q1108576 Artes Cênicas
Considerando que servem à semiologia do teatro alguns signos dos quais a representação teatral faz uso , assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A palavra – relaciona-se com o texto pronunciado e seu uso pelo ator, além de ser componente pertencente ao signo auditivo do teatro. ( ) O movimento – relaciona-se à parte exterior ao ator e é componente do signo visual do teatro. ( ) A iluminação – relaciona-se com o lugar cênico, sendo exterior ao ator e é componente pertencente aos signos visuais do teatro. ( ) A música – relaciona-se com os efeitos sonoros, sendo exterior ao ator e componente pertencente aos signos visuais do teatro.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1108577 Artes Cênicas
Nas últimas décadas, artistas e educadores, movidos pela ideia de democratização cultural, buscam estruturar práticas variadas destinadas à ampliação social e geográfica do público de teatro, quanto à difusão e experiência artística em geral. Nesse contexto, surgiram importantes experimentos que tinham em seu horizonte a criança como alvo predileto. A informação descrita se relaciona com qual ação presente em uma pedagogia teatral?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: B
5: C
6: B
7: B
8: C
9: D
10: D
11: C
12: B
13: C
14: A
15: A
16: D
17: B
18: D