Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Analista Pedagógico
Foram encontradas 24 questões
Considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que se aplica à educação escolar e que está orientada por princípios éticos, políticos e estéticos, analise as afirmativas a seguir.
I. A BNCC define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
II. A BNCC integra a política nacional da Educação Básica sendo referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares e das propostas pedagógicas das instituições escolares.
III. A BNCC está ancorada em dois fundamentos pedagógicos, quais sejam, o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral.
IV. A BNCC está estruturada em dez componentes curriculares que se distribuem, em cada etapa da Educação Básica, em competências específicas de área que, por sua vez, se subdividem em competências gerais.
A BNCC prevê o que se afirma em
Segundo o que dispõe o Art. 13 da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, o currículo “[...] configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.” (BRASIL, 2010).
A organização do percurso formativo, segundo essa perspectiva, não deve assegurar:
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título IV, a organização da educação nacional.
Acerca dessa organização, é correto afirmar:
Analise os itens a seguir.
I. Atendimento educacional especializado, realizado no mesmo turno da classe comum, em substituição à escolarização que se processa na sala de aula.
II. Transversalidade da educação especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior.
III. Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
IV. Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino quando amparada em diagnósticos emitidos após avaliações médicas e aplicação de testes psicométricos.
São garantias previstas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Zabala e Arnau (2010) ressaltam que, para o ensino das competências, existem condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, em vez de uma metodologia própria.
Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as variáveis metodológicas mencionadas por esses autores com as características de cada uma.
COLUNA I
1. Sequências didáticas
2. Relações interativas
3. Organização social da aula
4. Organização dos conteúdos
COLUNA II
( ) Configura-se pela forma de estruturar os alunos em aula e a dinâmica grupal determinada.
( ) Apresenta no enfoque globalizador a estruturação das atividades de aprendizagem segundo a lógica das matérias, partindo de uma situação próxima à realidade do aluno.
( ) Apresenta a forma de encadear e articular as diversas atividades no decorrer de uma unidade didática.
( ) Delega ao professor a função, entre outras, de proporcionar canais de comunicação que regulem os processos de negociação, de participação e de construção.
Assinale a sequência correta
De acordo com as reflexões de Vasconcellos (2006) sobre o projeto político-pedagógico – PPP, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O PPP é considerado o plano global da escola, sendo um instrumento teórico-metodológico para intervenção e transformação da realidade.
( ) Não há distinção clara entre o PPP e o regimento escolar, uma vez que a elaboração de ambos é de competência da escola e que abordam o detalhamento administrativo e jurídico da instituição.
( ) Sendo uma das partes do marco referencial, o marco situacional expressa o ideal específico da instituição, englobando as dimensões pedagógica, comunitária e administrativa do trabalho escolar.
( ) Cabe na realização do diagnóstico as seguintes tarefas: conhecer a realidade, julgar a realidade e localizar as necessidades.
Assinale a sequência correta.
O livro As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância enfoca o sistema municipal de educação dessa cidade, reconhecido como um dos melhores do mundo.
Sobre a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância, não se pode afirmar que a(o)
Luckesi (1994) afirma que o senso comum nos envolve, nos priva da possibilidade de indagação em tudo, até nas questões pedagógicas e educacionais.
Sobre o senso comum pedagógico, assinale a alternativa incorreta.
Castro e Regattieri (2010, p. 13) ressaltam que “na nossa sociedade, a responsabilidade pela educação dascriançasedosadolescentesrecai,legalemoralmente, sobre duas grandes agências socializadoras: a família e a escola”. Analise as seguintes afirmativas sobre a interação escola–família.
I. Um dos aspectos a serem levados em conta na operacionalização de programas, políticas ou práticas de interação escola–família é a coleta e organização das informações sobre alunos e familiares.
II. A política de interação deve estar alinhada com o objetivo, entre outros, de assegurar aos alunos o direito à educação de qualidade e protegê-los de toda forma de negligência e discriminação.
III. No tipo de abordagem com foco na inclusão do aluno e do seu contexto, procura-se, como uma das estratégias, a participação da rede de proteção social para ajudar no encaminhamento de problemas familiares dos alunos.
Estão corretas as afirmativas
Segundo Moura e Barbosa (2012, p. 22), “todo projeto é um trabalho, mas nem todo trabalho é um projeto”.
Baseando-se nas ideias dos autores sobre projeto, assinale a alternativa incorreta.
Para Hoffmann (2006), na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade intrínseca à elaboração e correção de tarefas avaliativas é um componente a ser trabalhado positivamente. Considerando a questão da subjetividade nas tarefas avaliativas, analise as afirmativas a seguir.
I. Embora a objetividade e a subjetividade sejam normalmente compreendidas referindo-se ao modo de elaboração das questões de um teste, é pela correção que as questões se retratam como objetivas ou subjetivas.
II. No momento de formular uma questão, o professor evidencia uma intenção pedagógica e uma relação com o educando, o que pressupõe obrigatoriamente objetividade.
III. A subjetividade é considerada inerente à interpretação da questão pelo educando, pois há ocorrência de significados diferentes dados aos termos utilizados, uma maior ou menor compreensão em relação aos assuntos selecionados, disposição para realizar a tarefa, experiência do aluno com certos comandos dos exercícios.
Estão corretas as afirmativas
De acordo com Karagiannis, Stainback e Stainback (1999), como a educação é uma questão de direitos humanos, as escolas devem alterar seu funcionamento para a inclusão de todos os alunos.
São benefícios do ensino inclusivo para os alunos, para os professores e para a sociedade, apontados pelos autores, exceto:
Para Vasconcellos (2009), as reuniões pedagógicas são concebidas como espaço de reflexão crítica, coletiva e regular sobre a prática de sala de aula e da escola. Tendo como referência as reflexões do autor sobre a reunião pedagógica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) É um momento de relatos de experiências, em que cada um comenta sua prática, sem necessidade de confronto das práticas com uma fundamentação teórica e de sistematização.
( ) A sua estruturação deve ser condizente a um desejo, a uma necessidade do grupo, evitando ser mera formalidade.
( ) Oregistro sobre o que foi estudado ou refletido – as conclusões e decisões realizadas, entre outros –, é uma exigência para a garantia do vigor das reuniões e a qualificação do trabalho coletivo.
( ) A forma de participação nessa reunião não deve ser passiva, ou seja, implica ter o envolvimento de cada um e de todos durante a sua realização.
Assinale a sequência correta.
Coll e Monereo (2010) defendem a ideia de que o impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação faz parte de um fenômeno muito mais abrangente, que engloba o papel dessas tecnologias na sociedade atual.
Sobre o impacto das TIC na educação, sinalizado pelos autores, assinale a alternativa incorreta.
Dubet (2004) considera a definição do que seja uma escola justa complexa, uma vez que há várias maneiras de definir justiça.
São reflexões do autor sobre o que seja uma escola justa, exceto:
Freire (1996, p. 102) frisa que “ensinar é uma especificidade humana” e, para isso, esse ato tem seus saberes indispensáveis para a prática docente.
Sobre esses saberes, conforme as ideias do autor,
pode-se afirmar que a(o)
De acordo com as contribuições da teoria histórico-cultural para a educação, abordadas por Carrara (2008), analise as seguintes afirmativas.
I. Para a teoria histórico-cultural, uma tarefa realizada por alguém provoca aprendizagem quando esta se caracteriza como uma atividade, ou seja, quando adquire sentido para quem a faz.
II. A teoria histórico-cultural considera que é a aprendizagem que antecede, possibilita e impulsiona o desenvolvimento, ou seja, o desenvolvimento fica impossibilitado de acontecer na ausência de situações que propiciem o aprendizado.
III. Para que o ensino da criança de 0 a 6 anos se desenvolva, é necessário o uso de jogo, de observação direta e de diversos tipos atividades plásticas.
Estão corretas as afirmativas
Para Ortega e Del Rey (2002), o combate e a prevenção à violência na escola demandam estratégias educativas que promovam melhoria da convivência na comunidade escolar.
Sobre essas estratégias educativas propostas pelas autoras, assinale a alternativa incorreta.