Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Professor - Geografia
Foram encontradas 8 questões
Considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que se aplica à educação escolar e que está orientada por princípios éticos, políticos e estéticos, analise as afirmativas a seguir.
I. A BNCC define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
II. A BNCC integra a política nacional da Educação Básica sendo referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares e das propostas pedagógicas das instituições escolares.
III. A BNCC está ancorada em dois fundamentos pedagógicos, quais sejam, o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral.
IV. A BNCC está estruturada em dez componentes curriculares que se distribuem, em cada etapa da Educação Básica, em competências específicas de área que, por sua vez, se subdividem em competências gerais.
A BNCC prevê o que se afirma em
Segundo o que dispõe o Art. 13 da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, o currículo “[...] configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.” (BRASIL, 2010).
A organização do percurso formativo, segundo essa perspectiva, não deve assegurar:
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título IV, a organização da educação nacional.
Acerca dessa organização, é correto afirmar:
Analise os itens a seguir.
I. Atendimento educacional especializado, realizado no mesmo turno da classe comum, em substituição à escolarização que se processa na sala de aula.
II. Transversalidade da educação especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior.
III. Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
IV. Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino quando amparada em diagnósticos emitidos após avaliações médicas e aplicação de testes psicométricos.
São garantias previstas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
LISBOA, S. S. A importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. In: Revista Ponto de Vista, v. 4, p. 23-35. 2007 (Adaptação).
Nesse contexto, considere as definições a seguir.
I. Significa mais do que simplesmente uma localização geográfica, está relacionado aos diversos tipos de experiência e envolvimento com o mundo e se associa ao sentimento de pertencer a determinado espaço, de identificação pessoal com uma dada área.
II. Meio no qual se desenvolvem e se manifestam os diferentes tipos de fluxos; também pode ser entendido como um conjunto de nós (elementos do espaço) interconectados, sendo nó o ponto no qual uma curva se entrecorta.
III. Níveis em que o espaço é “subdividido” para melhor ser compreendido e analisado; não envolve apenas análise numérica, quantitativa, mas também qualitativa dos fenômenos analisados.
IV. Refere-se a “um todo” do qual derivam os demais conceitos e com o qual eles se relacionam; o homem é o seu agente por excelência – somente passa a existir quando se verifica interação entre o homem e o meio em que vive.
As definições I, II, III e IV mais se aproximam, correta e respectivamente, às seguintes categorias da análise geográfica:
A respeito do emprego da aula de campo como prática pedagógica no ensino de Geografia para o Ensino Fundamental, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Além de aproximar a teoria da realidade, possibilita vincular a leitura e a observação, assim como situações e ações que, associadas à problematização e à contextualização encaminhadas pelo docente, ampliam a construção do conhecimento pelo aluno.
( ) Estimula o desenvolvimento de várias inteligências, sobretudo a espacial, ou seja, a capacidade de perceber com precisão o mundo visuoespacial e de realizar transformações sobre essas percepções.
( ) Diante de alguns fatores dificultadores (como riscos à segurança, custo financeiro e indisciplina), cabe ao professor avaliar a viabilidade dessa prática – em algumas situações, ela pode não ser adequada ao perfil ou à faixa etária de uma determinada turma.
( ) Diferente de um passeio, uma aula de campo deve ser planejada nas etapas de pré-campo, campo e pós-campo, orientada por objetivos pedagógicos e conteúdos curriculares predefinidos.
( ) Dentre suas contribuições para a educação geográfica, destaca-se que: instiga os alunos à observação e à comparação, permite associar teoria e prática, favorece a contextualização dos conteúdos, estimula os alunos à análise interdisciplinar.
Assinale a sequência correta.
CORREA, M. G. G.; FERNANDES, R. R.; PAINI, L. D. Os avanços tecnológicos na educação: o uso das geotecnologias no ensino de geografia, os desafios e a realidade escolar. In.: Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, v 32, n 1, p 91-96. 2010 (Adaptação).
São possibilidades de uso do software Google Earth nas aulas de Geografia, exceto: