Questões de Concurso Público Prefeitura de Sete Lagoas - MG 2023 para Professor de Educação Básica - Anos Iniciais

Foram encontradas 8 questões

Q2143919 Pedagogia
Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2143920 Pedagogia
“Se pensar a educação é declarar um direito, ao estruturarmos um documento da natureza do Currículo Referência de Minas Gerais estamos afirmando que todos aqueles que estão na escola têm o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania” (Currículo Referência de Minas Gerais, 2018, p. 16).
Com base no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2143951 Pedagogia
Sobre a Base Nacional Comum Curricular, documento normativo que visa à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) A BNCC define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
(   ) Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
(   ) A BNCC, na Educação Infantil, estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver, sendo que em cada campo de experiências são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em dois grandes grupos por faixa etária: crianças bem pequenas (de 0 a 3a11m) e crianças pequenas (4 a 5a11m).
(   ) Na BNCC, da Educação Infantil, o código alfanumérico que identifica cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento traz em seu segundo par de letras o campo de experiência, como ET (espaços, tempos, quantidades, relações e transformações).
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2143952 Pedagogia
“Nos últimos anos, tem sido notável a mudança na cultura lúdica da criança. A cultura lúdica evoluiu, devido à chegada de novos brinquedos. Assim, as brincadeiras desenvolvidas coletivamente nas ruas, geralmente transmitidas de geração para geração, como rodinha, ciranda, amarelinha, cabo de guerra, passa-anel, cabra-cega, bolinha de gude, pique e suas variações, foram aos poucos sendo substituídas pelos brinquedos eletrônicos. Dentro desta evolução, chegaram os jogos eletrônicos, o videogame, o MP4, o celular, o tablet, entre outros. Aos poucos, foram surgindo novas construções de brincadeiras, novas representações (BROUGÈRE, 2001; PORTO, 2005; AMANTE, 2004; GOMES, 2012).”
GOMES, Suzana dos Santos. Infância e tecnologias. In: COSCARELLI, Carla Viana (org). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 147.
Com relação à infância, brincadeiras e tecnologias, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2143953 Pedagogia
“Paulo Freire foi um autor e educador marcante no pensamento científico das Humanidades no cenário brasileiro, além de sua importância em âmbito internacional. Na História da Educação, sua contribuição está inicialmente relacionada às campanhas de alfabetização de adultos nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil. O Movimento de Cultura Popular neste período, sobretudo no Nordeste brasileiro, marcou uma série de experiências que versavam sobre outro processo educativo: a incorporação da realidade social dos(as) sujeitos no universo da aprendizagem.”
VAZ, Aline Choucair. Paulo Freire, presente! Por uma pedagogia crítica na atualidade. In: CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida (org.) Pedagogia da Resistência: escritos a partir da vida e obra de Paulo Freire. Petrópolis: Vozes, 2021, p. 56.
Com relação à obra de Paulo Freire, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2143955 Pedagogia
Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos: os métodos sintéticos vão das partes para o todo, enquanto os métodos analíticos partem do todo para as partes e procuram romper radicalmente com o princípio da decifração, estando presente nestes últimos a defesa do trabalho com sentido, na alfabetização.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os métodos de alfabetização às suas respectivas características.
COLUNA I 1. Método sintético 2. Método analítico
COLUNA II (   ) Privilegiam as correspondências fonográficas, acreditando que a compreensão do sistema de escrita se faz juntando unidades menores.
(   ) São mais conhecidos os métodos global de contos, o de sentenciação e o de palavração.
(   ) Buscam ensinar à criança respeitando sua percepção global dos fenômenos e da própria língua.
(   ) Pode tomar como unidade de aprendizagem a letra, o fonema ou, ainda, a sílaba.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2143956 Pedagogia
”A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para levá-la adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino.”
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. edição. Papirus, 2002, p. 11-12.
Sobre o Projeto Político-Pedagógico da escola, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) O Projeto Político-Pedagógico da escola é um agrupamento de planos de ensino e atividades diversas que são projetados e encaminhados às autoridades educacionais para registro das ações realizadas.
(   ) O Projeto Político-Pedagógico é um processo permanente de reflexão sobre os problemas da escola e ainda propicia a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.
(   ) Todo projeto pedagógico da escola é, também, político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária e ainda pelo compromisso com a formação do cidadão para a sociedade.
(   ) Os princípios norteadores da abordagem do Projeto Político-Pedagógico que norteia a organização do trabalho da escola democrática, pública e gratuita passa pela igualdade de condições de acesso e permanência, pela qualidade para todos, pela valorização do magistério, entre outros.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2143957 Pedagogia
“Se já se pode dizer que temos escola para todos, a escola que temos é antes contra o povo que para o povo: o fracasso escolar dos alunos pertencentes às camadas populares mostra que, se vem ocorrendo uma progressiva democratização do acesso à escola, não tem igualmente ocorrido a democratização da escola. Nossa escola tem-se mostrado incompetente para a educação das camadas populares, e essa incompetência, gerando o fracasso escolar, tem tido o grave efeito não só de acentuar as desigualdades sociais, mas, sobretudo, de legitimá-las.”
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18 ed. São Paulo: Contexto, 2020, p. 10.
Com relação à escola e sua perspectiva social, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: C
5: C
6: A
7: D
8: C