Questões de Concurso Público Prefeitura de Viçosa - MG 2023 para Professor de Educação Básica III - Ensino Religioso

Foram encontradas 14 questões

Q2344502 Pedagogia
O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de
Alternativas
Q2344503 Pedagogia
De acordo com a Lei nº 11.494/2007, que regulamenta o FUNDEB, assinale a alternativa que descreve corretamente a composição da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade.
Alternativas
Q2344504 Pedagogia
Conforme é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o direito à liberdade compreende diversos aspectos, exceto:
Alternativas
Q2344505 Pedagogia
As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica foram instituídas pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 11/09/01. Como modalidade da Educação Básica, a educação especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos.

Com base nisso, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que apresentam diretrizes estabelecidas para a Educação Especial na Educação Básica.

I. A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de adequar seus projetos de estudo à sua condição de pessoa com deficiência, restringindo o trabalho e a inserção na vida social.

II. A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para a constituição e ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.

III. O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.

São diretrizes estabelecidas para a Educação Especial na Educação Básica os itens
Alternativas
Q2344576 Pedagogia
Qual conceito se refere à crença em uma única divindade, tal como professado pelas religiões como o judaísmo, o cristianismo e o islamismo?
Alternativas
Q2344577 Pedagogia
De acordo com Reginaldo Prandi, em seu texto “O Brasil com axé́: candomblé́ e umbanda no mercado religioso” (2004):

“Umbanda e candomblé são religiões mágicas. Ambas pressupõem o conhecimento e o uso de forças sobrenaturais para intervenção neste mundo, o que privilegia o rito e valoriza o segredo iniciático.”

Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/ tFh5DWhR8wWVWNsXL4Z9yxv/. Acesso em: 21 ago. 2023.

Com relação à magia no candomblé e na umbanda, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2344578 Pedagogia
O judaísmo tem como texto sagrado a Bíblia hebraica ou judaica. Trata-se de um conjunto de textos que foram compostos quase todos em hebraico ao longo do primeiro milênio a.C. São textos que falam da aliança entre Deus e o povo hebreu, apresenta preceitos morais, narram a história israelita, bem como profecias e sabedoria de vida. Contudo, para além dessa tradição consignada, há uma tradição oral judaica de ensinamentos de costumes recebidos por Moisés que, segundo alguns judeus, foram registrados por rabis e mestres e formaram um conjunto de escritos judaicos.

Esses escritos de ensinamentos e tradições que não estão na Bíblia Hebraica formam um conjunto de livros chamado de
Alternativas
Q2344579 Pedagogia
“Muçulmanos em todo o mundo começaram este ano a celebrar a partir desta terça-feira, 13, o mês sagrado do Ramadã, durante o qual se abstêm de comer, beber – mesmo água –, fumar, falar palavras obscenas ou manter relações sexuais do amanhecer ao anoitecer. A jornada de trabalho é reduzida durante esse período em consideração ao estado físico dos que estão jejuando. Em 2023, o Ramadã vai até 23 de abril.”

Disponível em: https://www.estadao.com.br/internacional/ ramada-conheca-o-mes-sagrado-dos-muculmanos-quecomeca-nesta-quarta/. Acesso em: 22 ago. 2023.

Com relação à origem do mês sagrado do Ramadã, nono mês do calendário islâmico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2344580 Pedagogia
Considerando o artigo “Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade” (2020), de Paulo Agostinho Nogueira Baptista e Giseli do Prado Siqueira, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2344581 Pedagogia
Para os budistas, tudo tem uma causa. Por isso, o sofrimento também tem uma causa. Retirando-se a causa, cessa-se os efeitos. Assim, se a causa do sofrimento for removida, ele deixará de existir.  


De acordo com o budismo, a causa do sofrimento é
Alternativas
Q2344582 Pedagogia
Para o hinduísmo, o conceito de reencarnação está relacionado a qual processo diante da vida e da morte?
Alternativas
Q2344583 Pedagogia
A peregrinação sagrada a Meca consiste em um dos “Cinco pilares do Islamismo”. É obrigatória, para todo o muçulmano adulto, pelo menos uma vez na vida, contanto que o fiel tenha recursos financeiros e um estado de saúde que suporte fazer a peregrinação.

Qual é o nome do lugar sagrado localizado em Meca para onde os muçulmanos realizam essa peregrinação sagrada?
Alternativas
Q2344584 Pedagogia
“[...] pensando o Ensino Religioso na educação básica da escola pública, vemos nas bases do princípio pluralista contribuições significativas para essa disciplina. O conceito de religião não pode ser entendido de forma exclusivista, que enxerga em apenas uma tradição religiosa a salvação; nem a partir de um viés inclusivista, que acredita superar a questão da diversidade, incluindo outras tradições no escopo da salvação; e nem mesmo carregar uma visão relativista, que defende que cada religião possui o seu caminho para a salvação e que todos estão corretos à sua maneira.”

REVISTA SENSO. Princípio Pluralista: aplicações. Edição 25. 2023. Disponível em: https://revistasenso.com.br/principio-pluralista/ contribuicoes-do-principio-pluralista-para-o-ensino-religioso-as-aulas-de-religiao-nas-escolas-publicas-a-partir-da-perspectivadecolonial/. Acesso em: 12 set. 2023.

O princípio pluralista está sendo aplicado nos estudos das religiões e para orientar as aulas de Ensino Religioso.
Essa perspectiva valoriza, nas aulas de Ensino Religioso, a noção de
Alternativas
Q2344585 Pedagogia
De acordo com o Currículo de Referência de Minas Gerais, a área de Ensino Religioso tem especificidades e pressuposto. Dentre elas, a concepção de que “o ser humano se constrói a partir de um conjunto de relações tecidas em determinado contexto histórico-social, em um movimento ininterrupto de apropriação e produção cultural”.

Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_mg.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.

Nesse processo, o ser humano articula duas dimensões que o constituem, denominadas
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: B
6: A
7: C
8: B
9: D
10: B
11: D
12: A
13: A
14: D