Questões de Concurso Público Prefeitura de Manhuaçu - MG 2024 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q3123254 Veterinária
Do ponto de vista da saúde pública, o leite ocupa lugar de destaque em nutrição humana. O controle higiênico-sanitário dos rebanhos e da ordenha é fundamental para garantir a composição ideal do leite e reduzir o risco de transmissão de agentes de doença.

Com relação à inspeção da qualidade e / ou ao controle da produção do leite e / ou à distribuição do leite ao consumidor, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123255 Veterinária
A brucelose é provocada por bactérias do gênero Brucella, doença de grande importância do ponto de vista da saúde pública. A brucelose tem distribuição mundial, e é na produção leiteira que se registra a maior prevalência de animais portadores da infecção, tanto bovinos quanto ovinos e caprinos.

Com relação a essa doença e / ou ao seu contágio e à sua transmissão, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123256 Veterinária
Os produtos de origem animal como carnes, leite, ovos, mel e pescados têm papel relevante nas toxinfecções alimentares. O estado de apresentação desses produtos influencia diretamente no comportamento (surgimento, gravidade) das toxinfecções alimentares.

Com relação às toxinfecções relacionadas aos alimentos e / ou à forma de evitá-las, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123257 Veterinária
Os queijos artesanais, por serem produtos muito manipulados e elaborados, são passíveis de contaminação pelo agente microbiano Staphylococcus spp.

Com relação às formas de contaminação dos queijos com esse agente, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(  ) A presença de Staphylococcus spp. nos queijos artesanais pode estar associada a condições precárias de higiene durante a elaboração do produto, à utilização de temperaturas impróprias para a sua conservação e ao período de maturação inadequado do queijo.
(  ) A presença de Staphylococcus spp. nos queijos artesanais pode estar associada à presença de vacas com mastite no rebanho, tendo em vista que o Staphylococcus aureus é o principal agente causador de mastite nos rebanhos.
(  ) Estima-se que cerca de 30 a 50% da população humana seja portadora assintomática de Staphylococcus spp. Por essa razão, a manipulação inadequada do queijo é também uma importante fonte de contaminação do produto final.
(  ) É alta a ocorrência de Staphylococcus enterotoxigênico e de suas enterotoxinas em queijos artesanais, entretanto, no queijo tipo muçarela não há a presença desse microrganismo, já que esse tipo de queijo não é produzido com leite cru.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q3123258 Veterinária
A leptospirose é uma zoonose de ampla distribuição mundial, causada pela infecção por sorovares patogênicos do gênero Leptospira. A leptospirose canina é causada principalmente por leptospiras patogênicas do sorogrupo icterohaemorrhagiae.

Com relação às leptospiroses caninas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123259 Veterinária
A raiva é uma zoonose transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. A maneira mais comum de um cão se contaminar com o vírus da raiva é por meio da mordida ou arranhadura de um cão ou outro animal, como um morcego.

Com relação à raiva canina e / ou felina, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123260 Veterinária
A ovário-histerectomia (OH) é uma técnica cirúrgica muito realizada em cães e gatos. Uma das razões mais comuns para a sua realização é prevenir o estro e filhotes indesejados.

Com relação às indicações e / ou contraindicações e / ou à técnica cirúrgica em cadelas e gatas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123261 Veterinária
As leishmanioses são caracterizadas por sua diversidade e complexidade. Doenças metaxênicas são causadas por mais de 20 espécies de protozoários do gênero Leishmania spp., parasitas intracelulares obrigatório.

Com relação a essa doença e / ou suas formas de transmissão, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123262 Veterinária
O criptorquidismo é uma falha congênita do(s) testículo(s) que desce(m) para dentro do escroto. Acredita-se que essa condição seja uma característica hereditária autossômica recessiva em cães e gatos.

Com relação ao criptorquidismo no cão e / ou no gato, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3123263 Veterinária
A implantação de um programa de manejo de população animal, além da alocação de recursos financeiros, técnicos e humanos, exige planejamento que englobe diagnóstico situacional, ações preventivas e corretivas e monitoramento.
Com relação à medicina do coletivo e / ou aos programas de manejo populacional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(  ) De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as atividades isoladas de recolhimento e eliminação de cães e gatos não são efetivas para o controle da população canina e felina.
(  ) O registro e a identificação são instrumentos de responsabilização do proprietário. É recomendável que nos programas se associe um método duplo de identificação, o visual com coleira e plaqueta a um permanente, microchip ou tatuagem.
(  ) Ações efetivas de controle da reprodução devem ser implantadas associadas aos outros pilares do programa de manejo de populações, sendo recomendável o emprego de esterilização cirúrgica de machos e fêmeas, preferencialmente a partir de oito meses de idade.
(  ) Os programas de adoção devem garantir que os indivíduos que adotem animais sejam esclarecidos quanto aos cuidados básicos, controle sanitário, comportamento e necessidades do animal; devem ainda realizar o registro, a identificação e a vinculação do animal ao seu adotante, bem como a esterilização.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: C
5: A
6: C
7: D
8: B
9: B
10: A