Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Analista de Conteúdos Curriculares - Ciências

Foram encontradas 12 questões

Q2575557 Pedagogia
Leia o texto a seguir.

É proibido qualquer trabalho a menores de _________ anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 60.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no texto apresentado. 
Alternativas
Q2575559 Pedagogia
Sobre as normas previstas na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da Educação Básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado.
(    ) Os Estados incumbir‑se‑ão de baixar normas complementares para o seu sistema de ensino e de assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
(    ) O calendário escolar deverá adequar‑se às peculiaridades locais, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto na lei.
(    ) Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna‑se obrigatório o estudo da história e cultura afro‑brasileira e indígena.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2650033 Pedagogia
O Referencial Curricular do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros, mais do que um documento teórico-metodológico, é a expressão de um currículo escolar abrangente e disposto a discutir temáticas inerentes à contemporaneidade e a uma sociedade em permanente transformação.

Analise as afirmativas a seguir, que mencionam aspectos relativos à elaboração e composição do Referencial Curricular de Montes Claros.

I. O documento foi elaborado pelos analistas curriculares, tendo em vista seu caráter técnico e metodológico. Uma vez finalizado, os supervisores de ensino e os professores foram chamados a participar, responsabilizando-se por sua implementação em cada regional de ensino.
II. O Referencial é constituído por uma dimensão técnica e científica, caracterizada pelos conteúdos e habilidades elencados e por uma dimensão humana, traduzida por uma filosofia que estimula a formação do ser de maneira completa, como ser social e como indivíduo.
III. O documento reproduz o texto da Base Nacional Comum Curricular, de caráter normativo e obrigatório em todo o país, mantendo inalterados os códigos alfanuméricos presentes nessa Base, sem acréscimos de outros, uma vez que são utilizados nas avaliações externas.
IV. O Referencial Curricular apresenta temas transversais e temas específicos, sendo os primeiros próprios do sistema educacional do município e os outros, temas especificamente contidos na Base Nacional Comum Curricular.
V. O Referencial reitera o compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, servindo de guia para o professor desenvolver seu trabalho de maneira exitosa, com qualidade e orientado por uma proposta de trabalho objetiva e passível de ser implementada.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2650034 Pedagogia
O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos de idade. Nessa faixa etária, crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros, o que impõe desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização.
Sobre essa etapa de escolarização, a Base Nacional Comum Curricular normatiza que
Alternativas
Q2650035 Pedagogia
O monitoramento de aprendizagem é a metodologia que a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros passou a utilizar, desde 2016, para verificar o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa e suas Literaturas e Matemática. Composto por duas etapas, esse monitoramento realiza diagnósticos iniciais e verifica, pela aplicação de provas diagnósticas, o nível de habilidade dos alunos na resolução de questões que exigem conhecimentos de Língua Portuguesa e de Matemática.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente aspectos relacionados aos instrumentos adotados por esse monitoramento.
Alternativas
Q2650036 Pedagogia
A Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica, orientada pelos dispostos na Base Nacional Comum Curricular e na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi regulamentada pelo Decreto nº 9.432, de 29 de junho de 2018.
De acordo com o Decreto nº 9.432/2018, integram essa Política de Avaliação e Exames da Educação Básica: 
Alternativas
Q2650037 Pedagogia
Na perspectiva de Sacristán (2013), do ponto de vista histórico, o currículo a ensinar é uma seleção organizada dos conteúdos a aprender que regulam a prática didática que se desenvolve durante a escolaridade.

A partir dessa constatação sobre a natureza do currículo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) O poder regulador do currículo expressa uma polivalência: por um lado, evita a arbitrariedade na escolha do que será ensinado; por outro, orienta, modela e limita a autonomia dos professores.
(    ) O currículo ordena o tempo escolar, proporcionando os elementos daquilo que denominamos desenvolvimento escolar, ao demarcar as etapas do progresso dos sujeitos durante a escolaridade.
(    ) O pensamento sobre o currículo deve explicitar, explicar e justificar as opções que são tomadas e do que é imposto, avaliando o sentido do que se faz e para o que o fazemos.
(    ) O currículo realizado na prática real, com os sujeitos concretos e em um contexto determinado, espelha com nitidez o projeto de educação descrito no texto curricular, de modo que a prática se adequa sempre ao planejado.
(    ) O currículo deve estar a serviço de um ensino que prioriza a necessidade de assimilação da cultura, relegando a plano secundário uma perspectiva educacional que destaca os significados subjetivos da cultura.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2650038 Pedagogia
De acordo com a BNCC, nos anos finais do Ensino Fundamental, percebe-se que o estudante, mais amadurecido, evolui progressivamente sua capacidade de abstração e autonomia de ação e de pensamento. Uma das ferramentas que o professor aplica nesse processo evolutivo do discente é a experimentação científica.

Considere que, em uma atividade experimental, o professor, após queimar uma esponja de aço, fez várias indagações aos estudantes, dentre elas:

• Por que a massa da esponja aumentou com a queima?
• Quais os possíveis produtos formados?
• É possível determinar a massa dos produtos formados?

Avaliando o contexto da experiência praticada, qual habilidade ou domínio são desenvolvidos pelo estudante?
Alternativas
Q2650039 Pedagogia
Aprender ciências da natureza, para muitos estudantes, é extremamente complexo, porque muitas vezes o conteúdo aprendido é abstrato e desmotivador. Cada vez mais torna-se necessário criar estratégias didáticas que dinamizem o ensino de ciências. Uma dessas estratégias, já praticada por diversos docentes, é a elaboração de mapas conceituais.

Sobre a construção desses mapas conceituais, analise as afirmativas a seguir:

I. Na construção do mapa hierárquico, o tema principal é posto no meio, e as ideias secundárias são ligadas ao tema principal, formando uma teia.

II. Os mapas conceituais podem ser do tipo fluxograma, em que o tema principal apresenta um problema e o fluxograma examina o tema com detalhes e prováveis soluções.
III. Um mapa conceitual representa um conhecimento já existente, diferente do mapa mental, que desenvolve um conjunto de ideias novas.

Considerando os tipos de mapas conceituais, estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2650040 Pedagogia
Em aulas de física para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, o professor, após avaliar as dificuldades dos estudantes de assimilar os conceitos de cálculos e suas abstrações, propôs diversos tipos de aulas, com metodologias para melhorar o nível de conhecimento de seus discentes. Nessas aulas, o professor trabalhou conceitos de física, sua explicação teórica, as relações com os cálculos matemáticos e qual a capacidade de interpretação do discente.
Considerando que o tema proposto era cinemática, o estudante que em sala de aula
Alternativas
Q2650041 Pedagogia
A preparação do professor de ciências é reconhecida como ponto fundamental para a qualidade do ensino de jovens e adultos. Para lecionar ciências no Ensino Fundamental II, somente a licenciatura em Física, Química ou Biologia é insuficiente. Os cursos de formação continuada em ciências hoje se justificam, uma vez que quase não há cursos que englobem toda estrutura curricular de ciências para os últimos anos do Ensino Fundamental.

Sobre a criação de cursos para formação continuada em ciências, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Podem criar e oferecer cursos de formação continuada somente as redes federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica.
(    ) Na criação dos cursos de formação continuada em ciências, é preciso substituir as propostas isoladas, fragmentadas e esporádicas por cursos que tenham continuidade e acompanhamento.
(    ) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a formação continuada ou qualificação profissional, que podem ser ofertadas como curso de qualificação de docentes.
(    ) A formação inicial e continuada poderá ser ofertada como cursos de livre oferta, abertos à comunidade, com suas matrículas condicionadas à capacidade de aproveitamento da formação, e não necessariamente ao nível de escolaridade.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2650042 Pedagogia
O ensino de Química é visto em geral como um assunto complexo, citado por muitos alunos como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de estudar. Compreende-se, então, que a educação inclusiva no ensino de Química é um grande desafio para o docente, devido à necessidade de abstrações para a compreensão de muitos conceitos e à adequação de ferramentas de linguagem que contemplem a compreensão desse estudante em especial.
Nesse contexto, qual exemplo de contribuição de metodologia que o professor de Química poderá empregar na sala de aula, de forma inclusiva, para alunos que têm deficiência intelectual?
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: C
5: A
6: D
7: D
8: D
9: C
10: C
11: B
12: B