Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Analista de Conteúdos Curriculares - Geografia

Foram encontradas 12 questões

Q2575557 Pedagogia
Leia o texto a seguir.

É proibido qualquer trabalho a menores de _________ anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 60.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no texto apresentado. 
Alternativas
Q2575559 Pedagogia
Sobre as normas previstas na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da Educação Básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado.
(    ) Os Estados incumbir‑se‑ão de baixar normas complementares para o seu sistema de ensino e de assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
(    ) O calendário escolar deverá adequar‑se às peculiaridades locais, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto na lei.
(    ) Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna‑se obrigatório o estudo da história e cultura afro‑brasileira e indígena.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2651798 Pedagogia
O Referencial Curricular do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros, mais do que um documento teórico-metodológico, é a expressão de um currículo escolar abrangente e disposto a discutir temáticas inerentes à contemporaneidade e a uma sociedade em permanente transformação.

Analise as afirmativas a seguir, que mencionam aspectos relativos à elaboração e composição do Referencial Curricular de Montes Claros.

I. O documento foi elaborado pelos analistas curriculares, tendo em vista seu caráter técnico e metodológico. Uma vez finalizado, os supervisores de ensino e os professores foram chamados a participar, responsabilizando-se por sua implementação em cada regional de ensino.
II. O Referencial é constituído por uma dimensão técnica e científica, caracterizada pelos conteúdos e habilidades elencados e por uma dimensão humana, traduzida por uma filosofia que estimula a formação do ser de maneira completa, como ser social e como indivíduo.
III. O documento reproduz o texto da Base Nacional Comum Curricular, de caráter normativo e obrigatório em todo o país, mantendo inalterados os códigos alfanuméricos presentes nessa Base, sem acréscimos de outros, uma vez que são utilizados nas avaliações externas.
IV. O Referencial Curricular apresenta temas transversais e temas específicos, sendo os primeiros próprios do sistema educacional do município e os outros, temas especificamente contidos na Base Nacional Comum Curricular.
V. O Referencial reitera o compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, servindo de guia para o professor desenvolver seu trabalho de maneira exitosa, com qualidade e orientado por uma proposta de trabalho objetiva e passível de ser implementada.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2651799 Pedagogia
O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos de idade. Nessa faixa etária, crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros, o que impõe desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização.
Sobre essa etapa de escolarização, a Base Nacional Comum Curricular normatiza que
Alternativas
Q2651801 Pedagogia
O monitoramento de aprendizagem é a metodologia que a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros passou a utilizar, desde 2016, para verificar o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa e suas Literaturas e Matemática. Composto por duas etapas, esse monitoramento realiza diagnósticos iniciais e verifica, pela aplicação de provas diagnósticas, o nível de habilidade dos alunos na resolução de questões que exigem conhecimentos de Língua Portuguesa e de Matemática.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente aspectos relacionados aos instrumentos adotados por esse monitoramento.
Alternativas
Q2651802 Pedagogia
A Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica, orientada pelos dispostos na Base Nacional Comum Curricular e na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi regulamentada pelo Decreto nº 9.432, de 29 de junho de 2018.
De acordo com o Decreto nº 9.432/2018, integram essa Política de Avaliação e Exames da Educação Básica:
Alternativas
Q2651803 Pedagogia
Na perspectiva de Sacristán (2013), do ponto de vista histórico, o currículo a ensinar é uma seleção organizada dos conteúdos a aprender que regulam a prática didática que se desenvolve durante a escolaridade.

A partir dessa constatação sobre a natureza do currículo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) O poder regulador do currículo expressa uma polivalência: por um lado, evita a arbitrariedade na escolha do que será ensinado; por outro, orienta, modela e limita a autonomia dos professores.
(    ) O currículo ordena o tempo escolar, proporcionando os elementos daquilo que denominamos desenvolvimento escolar, ao demarcar as etapas do progresso dos sujeitos durante a escolaridade.
(    ) O pensamento sobre o currículo deve explicitar, explicar e justificar as opções que são tomadas e do que é imposto, avaliando o sentido do que se faz e para o que o fazemos.
(    ) O currículo realizado na prática real, com os sujeitos concretos e em um contexto determinado, espelha com nitidez o projeto de educação descrito no texto curricular, de modo que a prática se adequa sempre ao planejado.
(    ) O currículo deve estar a serviço de um ensino que prioriza a necessidade de assimilação da cultura, relegando a plano secundário uma perspectiva educacional que destaca os significados subjetivos da cultura.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2651804 Pedagogia
Para a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, em seu Referencial Teórico dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico requer a articulação dos objetos do conhecimento com o cotidiano vivido pelos estudantes. Dessa maneira, seria imprescindível que o docente propusesse atividades interativas entre os alunos e a comunidade. Pode-se, por exemplo, trabalhar previamente a linguagem cartográfica do meio, produzir um caderno de anotações específico e, enfim, indicar uma pesquisa-ação sobre o ambiente, explorando-o e produzindo conhecimento in loco.
A proposta descrita apresenta uma importante prática pedagógica e metodologia de aprendizagem ativa na Geografia, conhecida como
Alternativas
Q2651805 Pedagogia
“A ultrapassagem dessa condição meramente descritiva exige o domínio de conceitos e generalizações. Estes permitem novas formas de ver o mundo e de compreender, de maneira ampla e crítica, as múltiplas relações que conformam a realidade, de acordo com o aprendizado do conhecimento da ciência geográfica.”

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Geografia: ensino fundamental e médio. Brasília-DF: Ministério da Educação. MEC, 2018. p.361.

A fim de superar a aprendizagem descritiva, o componente Geografia da BNCC é dividido em unidades temáticas comuns ao longo do Ensino Fundamental.

A unidade que aborda noções de pertencimento e identidade é:
Alternativas
Q2651806 Pedagogia
Quando os educandos utilizam corretamente os conceitos geográficos, mobilizam o pensamento espacial e aplicam procedimentos de pesquisa e análise das informações geográficas.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, são conceitos geográficos operacionais que expressam aspectos distintos daqueles abordados pelo espaço geográfico e que os alunos devem dominar:
Alternativas
Q2651807 Pedagogia
Para melhor compreender a evolução do modo de produção capitalista, um dos temas abordados é a transformação do espaço e da economia mundial a partir das revoluções industriais. Nesse ínterim, surge um novo paradigma nos modelos produtivos: a produção flexível, que tem como objetivo alcançar o desejo dos consumidores, reduzir estoques de matéria-prima e implementar tecnologia para reduzir custos e elevar a qualidade.
De acordo com a Base Curricular, o objeto de conhecimento “Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial” está inserido em qual unidade temática da Geografia?
Alternativas
Q2651808 Pedagogia
Leia o excerto a seguir.

“É bastante comum ouvir professores ou estudantes de licenciatura, sobretudo os estagiários, questionarem sobre que geografia ensinar, que conteúdos são prioritários, ou como selecionar os tópicos mais relevantes no conjunto. Evidentemente, não existem respostas únicas a essas questões, pois elas são polêmicas e responder a elas depende de orientações teóricas sobre temas amplos a respeito do papel da educação e das disciplinas escolares”.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas-SP: Papirus, 2014. p. 130.

Para a autora, ensinar Geografia demanda uma base teórica, reflexões e discussões, trazendo complexidade ao planejamento.

Assinale a alternativa que apresenta o principal e polêmico agrupamento de tópicos relevantes para o ensino de Geografia. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: C
5: A
6: D
7: D
8: C
9: B
10: D
11: A
12: B