Questões de Concurso Público Prefeitura de Marechal Deodoro - AL 2023 para Engenheiro de Trânsito
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[...] Vais a enterrar, Quinzinho, vais quieto como nunca foste. Despedaçado pela máquina, Quinzinho, pela máquina que tu amavas, que tu tratavas com amor, desenhando as curvas sensuais das rodas, o alongamento harmonioso das correias sem-fim.
[...]
Operário não pode sonhar, Quinzinho, não pode. A vida não é para sonhos. Tudo realidades vivas, cruéis. A luta com a vida.
[...]
A tua mãe já não chora, Quinzinho, não chora porque é forte, já viu morrer outros filhos. Nenhum morreu como tu. Despedaçado pela máquina que te escraviza e que tu amavas. Eu também aqui no meio dos teus amigos. Mas não vou triste. Não. Porque uma morte como a tua constrói liberdades futuras. E haverá outros a quem as máquinas não despedaçarão, pois as máquinas serão escravas deles, que as hão-de idealizar, construir.
VIEIRA, Luandino. Quinzinho. In: A cidade e a infância. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 87-88. (Fragmento).
A respeito das observações do narrador do texto, dadas as afirmativas,
I. As observações do narrador revelam o olhar crítico para uma realidade que explora o trabalhador: Quinzinho, o operário que amava as máquinas morre despedaçado por uma delas, uma grande ironia.
II. A morte do personagem Quinzinho tem caráter simbólico por representar uma luta a ser travada, conforme se comprova em: “uma morte como a tua constrói liberdades futuras”.
III. Com a morte do amigo, o narrador reafirma a incredulidade em um futuro potencialmente melhor.
IV. O narrador do texto adverte que “A vida não é para sonhos”, o que importa é a “luta com a vida”.
verifica-se que está/ão correta/s
Considerando as regras da gramática normativa, identifica-se que,
Os surpreendentes benefícios à saúde de se caminhar para trás
Caminhar é uma modalidade de exercício que não requer equipamento especial ou inscrição em uma academia - e, o melhor de tudo, é de graça. É algo que costumamos fazer automaticamente. E, justamente por não exigir um esforço consciente, muita gente não se lembra dos benefícios que ela oferece à saúde.
Há uma maneira, contudo, de sair do piloto automático e
desafiar nossos cérebros: andando para trás. Além de exigir mais
atenção, a mudança de direção também pode ser benéfica para
o organismo.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-63848615>. Acesso em: 04 mar. 2023.
Assinale a alternativa em que o termo em destaque coincide com a mesma função sintática que o grifado no título: “Os surpreendentes benefícios à saúde de se caminhar para trás”.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Estocolmo sobre meio ambiente. In: Anais Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. Estocolmo, 1972 (Preâmbulo).
A respeito dos segmentos do texto em destaque,
I. “... em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permite levar uma vida digna” II. “... as políticas que promovem ou perpetuam o ‘apartheid" III. “... pela fauna e flora silvestres, bem assim o seu habitat, que se encontram atualmente em grave perigo"
é correto afirmar que
No segundo quadrinho, tem-se um período composto, no qual a segunda oração, introduzida pela conjunção “porque”, subordina-se à anterior, expressando sentido de:
As velas do Mucuripe Vão sair para pescar Vou levar as minhas mágoas Prás águas fundas do mar Hoje a noite namorar Sem ter medo da saudade Sem vontade de casar
Calça nova de riscado Paletó de linho branco Que até o mês passado Lá no campo ainda era flor Sob o meu chapéu quebrado O sorriso ingênuo e franco De um rapaz novo encantado Com 20 anos de amor
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/fagner/45932/#abum:raimundo-fagner-1993>. Acesso em: 06 mar. 2023.
Dadas as afirmativas a respeito das marcas linguísticas da composição musical,
I. No verso: “Vida, vento, vela, leva-me daqui”, as vírgulas foram empregadas para separar orações que apresentam função sintática semelhante.
II. Em: “Vida, vento, vela, leva-me daqui”, o pronome oblíquo está proclítico, atendendo à eufonia, ou seja, ao som harmonioso do verso.
III. Nos versos: “Vão sair para pescar” / “Vou levar as minhas mágoas”, as locuções verbais, empregadas na linguagem informal, equivalem ao futuro do presente, formado pelo verbo “IR” no presente do indicativo mais o infinitivo do verbo principal.
IV. Nos versos: “Vão sair para pescar” / “Vou levar as minhas mágoas”, as locuções verbais são exemplos de tempos compostos.
verifica-se que está/ão correta/s apenas
O verbo “chamar” admite mais de uma regência, ou seja, dependendo do significado que expressa, sua transitividade pode variar. Diante dessa análise, é correto afirmar.
Considerando o aviso, dadas as afirmativas acerca dos aspectos sintáticos e gramaticais,
I. O adjetivo “permitida” empregado em “Não é entrada...”, comparado ao verbo permitir, possui transitividade indireta; por isso, o uso da preposição “a”.
II. Há, no aviso, mais de um desvio da norma culta. Dentre eles, um exemplo de paronímia.
III. O uso do vocábulo “desta” em “desta regra resultará em multa” se deve ao fato de o referente já ter sido citado anteriormente.
IV. Há, no contexto em questão, a correta indicação do
fenômeno da crase, que consiste em evidenciar a junção da
preposição “a” mais o artigo definido “a”.
verifica-se que está/ão correta/s
Vim, tanta areia andei Da Lua cheia, eu sei Uma saudade imensa
Vagando em verso, eu vim Vestido de cetim Na mão direita, rosas Vou levar
Olha a Lua mansa a se derramar (me leva, amor) Ao luar descansa, meu caminhar (amor) Meu olhar em festa se fez feliz (me leva, amor) Lembrando a seresta que um dia eu fiz (Por onde for, quero ser seu par) [...]
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/beth-carvalho/44505/>. Acesso em: 01 mar. 2023.
Dadas as afirmativas a respeito das figuras de linguagem na letra da canção,
I. Na primeira estrofe da letra da canção, é possível perceber a figura “assonância” que estabelece efeitos sonoros por meio de repetição de sons vocálicos.
II. Na segunda estrofe, além da figura “aliteração”, o texto poético também apresenta a figura de linguagem “hipérbato”.
III. No verso: “Olha a Lua mansa a se derramar (me leva, amor)”, início da terceira estrofe, há a figura “apóstrofe”.
verifica-se que está/ão correta/s
As vírgulas foram empregadas, nas duas ocorrências, para
No começo usam sapatos de corda – e ninguém desconfia delas: conseguem não dar nas vistas, porque são como toda a gente. Nenhum polícia iria acompanhá-las. Se não batessem nos móveis e não dirigissem a luz para os olhos das pessoas adormecidas, não cairiam na prisão, onde ganham os modos necessários ao ofício. Aí apuram o ouvido e habituam deslizar.
RAMOS, Graciliano. Insônia. 18. ed. São Paulo: Record, 1982.
Da narrativa, é correto afirmar que
AMADO, Jorge. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Considerando os elementos estruturais do parágrafo, dadas as afirmativas acerca da coesão e coerência textuais,
I. Em: “Então a luz da lua se estendeu sobre todos, as estrelas brilharam ainda mais no céu, o mar ficou de todo vocábulos em destaque são hiperônimos de “céu”.
II. Em: “onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia”, o pronome destacado retoma a expressão antecedente “cidade”. Trata-se de uma referência anafórica.
III. As palavras destacadas em: “ o mar ficou de todo manso (talvez que Iemanjá tivesse vindo também ouvir a música)” funcionam como operadores argumentativos, os quais contêm noções semânticas de dúvida e de inclusão, respectivamente.
verifica-se que está/ão correta/s
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Marechal_Deodoro_(Alagoas)#Emprego_e_renda>. Acesso em: 02 mar. 2023.
Assinale a alternativa em que todos os termos destacados desempenham a mesma função sintática.
No segundo quadrinho, o período: “Se formos ao deserto, você terá camuflagem de deserto”, a oração em destaque é a
O cartaz, além de promover uma homenagem, enfatiza o conceito do substantivo “criação” - 1. Ação ou efeito de criar; invenção, elaboração. 2. Resultado de algo realizado pelo intelecto ou pelo esforço do homem. 3. Ação de criar o mundo, as coisas e os seres, atribuída a Deus. Nesse contexto, é correto afirmar que há um recurso semântico chamado