Questões de Concurso Público UFAL 2024 para Engenheiro - Área: Florestal

Foram encontradas 27 questões

Q2569506 Engenharia Ambiental e Sanitária
Durante a semana da engenharia florestal, foi realizada uma atividade de extensão, no campo, junto a produtores rurais, para demonstrar uma técnica de tratamento preservativo para moirões e estacas. Nessa atividade, foram tratados moirões recém abatidos, utilizando-se uma solução preservadora do tipo hidrossolúvel e de fixação lenta. De forma simplificada, as peças são descascadas e inseridas num recipiente (tambor com capacidade de 200 L) e, em seguida, é adicionada uma solução, geralmente, o CCB (Borato de Cobre Cromatado), dissolvido em água. Nessa técnica, a solução do imunizante penetra pela parte de baixo do tronco pelo processo chamado de capilaridade, na medida em que a seiva bruta evapora pela parte de cima.

Essa técnica caseira de tratamento preservativo da madeira é conhecida como
Alternativas
Q2569507 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a década de 2021-2030 como a Década da Restauração dos Ecossistemas, com o propósito de incentivar e de apoiar governos, empresas do setor privado, organizações sem fins lucrativos, sociedade civil, comunidades locais e indivíduos em todo o mundo a desenvolverem iniciativas de restauração no mundo todo.

Dadas as afirmativas sobre os conceitos envolvendo a restauração ecológica,

I. Os termos restauração e recuperação se referem, igualmente, ao processo de revegetação de uma área, independentemente dos objetivos e dos critérios adotados, podendo ser utilizados como sinônimos.

II. Na restauração ecológica, a ênfase é promover o restabelecimento dos processos ecológicos responsáveis pela reconstrução gradual dos ecossistemas.

III. Reabilitação consiste em atribuir à área uma função adequada ao uso humano, restabelecendo suas principais características, e conduzindo-a a uma situação alternativa e estável.

IV. O termo recuperação, diferente da restauração, não tem como orientação referencial o ecossistema original.

verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2569508 Engenharia Ambiental e Sanitária

A biomassa residual proveniente das operações florestais, os resíduos gerados no processamento mecânico das madeiras em serrarias e os subprodutos das indústrias de transformação florestal podem ser aproveitados para a produção de energia. Uma forma de transformação dos resíduos com melhor potencial de energia em relação ao material original é por meio da sua densificação. Nesse processo, as partículas são compactadas sob altas pressões, com ou sem calor, para produzir grandes blocos de biomassa residual densificada com forma definida.

O produto gerado nesse processo de densificação é o 

Alternativas
Q2569509 Engenharia Ambiental e Sanitária
Genericamente, os painéis de madeira reconstituída são classificados em dois grupos: os compostos laminados e os compostos particulados (Iwakiri, 2002).

Dentre os painéis laminados, destacam-se os compensados multilaminados, os compensados sarrafeados e o LVL (Laminated Veneer Lumber); já para o grupo dos particulados, citam-se o MDP (Medium Density Particleboard), o aglomerado convencional, o MDF (Medium Density Fiberboard) e o OSB (Oriented Strand Board).

Dadas as afirmativas referentes aos principais painéis particulados de madeira,


I. O aglomerado convencional é um painel de partículas de madeira, aglutinado, normalmente, com resina ureia-formaldeído, com distribuição aleatória das partículas e consolidado sob ação de pressão e calor. Esses painéis, embora sofram com o inchamento em espessura, quando entram em contato com a umidade, apresentam uma melhor estabilidade em relação à largura e ao comprimento.

II. A produção do painel MDF é realizada a partir da aglutinação de fibras de madeira por meio de resina sintética, consolidado sob a ação da pressão e do calor. Esse tipo de painel apresenta boa aceitação no mercado moveleiro, pois possui uma composição homogênea, com superfícies lisas, boa usinabilidade e boa qualidade.

III. O OSB é um painel produzido com partículas do tipo strand de formato retangular, encolado, normalmente, com as resinas fenol-formaldeído e/ou isocianato (MDI). No processo de formação, as partículas de cada camada são orientadas na mesma direção e o painel é consolidado sob a ação da pressão e do calor. A composição do painel em três camadas cruzadas confere melhor balanço da resistência mecânica e estabilidade dimensional nos dois sentidos axiais da chapa.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2569510 Engenharia Ambiental e Sanitária
A ecologia de paisagem é um campo interdisciplinar que integra conceitos da ecologia e da geografia para explicar a influência do arranjo espacial dos habitats em diferentes escalas sobre indivíduos, populações, comunidades e ecossistemas. Esse campo considera diversos elementos que compõem a paisagem como manchas, corredores e matriz, cada um com funções e impactos específicos na dinâmica ecológica. Utilizando-se o entendimento dos elementos que compõem a paisagem, a definição de cada um desses elementos e seu papel na paisagem, dadas as afirmativas,


I. Manchas são áreas relativamente homogêneas que se diferenciam da matriz que as cercam, servindo como habitat favorável para espécies específicas.

II. Corredores são faixas estreitas que conectam duas ou mais manchas, facilitando o movimento de organismos entre elas.

III. Matriz é a área mais extensa e dominante da paisagem, que pode influenciar a conectividade e a dinâmica das manchas e corredores.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2569511 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dadas as afirmativas quanto à Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa,


I. É considerada área rural consolidada aquela com ocupação antrópica preexistente a 22 de julho de 2008, com edificações, benfeitorias ou atividades agrossilvipastoris, não sendo admitida, em hipótese alguma, a adoção do regime de pousio.

II. Área de Proteção Permanente (APP) é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e de flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

III. As encostas ou partes destas, com declividade superior a 45º, equivalente a 100% na linha de maior declive, são consideradas APP.

IV. São consideradas APP as áreas no entorno dos lagos e das lagoas naturais, em faixa com largura mínima de 100 metros, em zonas rurais e urbanas, exceto para o corpo d’água com até 20 hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 metros.


verifica-se que está/ão correta/s apenas
Alternativas
Q2569512 Engenharia Ambiental e Sanitária
A secagem da madeira é uma etapa muito importante para a qualidade da madeira comercial, e realizar essa atividade requer muitos cuidados. Durante o processo, é comum o desenvolvimento de tensões na madeira, provocando o surgimento dos defeitos de secagem. Sendo assim, no monitoramento das cargas de madeira, durante a secagem artificial, é comum avaliar a qualidade do processo por meio da avaliação da distribuição da umidade na carga e da espessura das peças, além do teste de tensão residual.
Assinale a alternativa que apresenta o nome dado ao teste de tensão da carga de madeira na secagem.
Alternativas
Q2569513 Engenharia Ambiental e Sanitária
O conhecimento das propriedades mecânicas da madeira, aliado às outras características tecnológicas, auxiliam na melhor indicação de material para aplicações estruturais. Entretanto, por se tratar de um material heterogêneo, alguns fatores internos da madeira podem comprometer a sua resistência e a sua rigidez.

Com relação aos fatores que afetam as propriedades mecânicas das madeiras, dadas as afirmativas,

I. A resistência das madeiras é afetada pela umidade, observando-se uma redução da resistência com a elevação da umidade.

II. Os valores de resistência das madeiras são afetados pela idade das árvores, sendo que as madeiras de lenho juvenil são mais resistentes do que as madeiras de lenho adulto.

III. A composição química da parede celular também afeta a resistência da madeira, sendo que a celulose confere maior resistência à tração, enquanto a lignina confere maior resistência à compressão.

IV. A densidade apresenta relação direta e positiva com as características mecânicas da madeira. Madeiras que apresentam maiores densidades são mais rígidas e mais resistentes.

verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2569514 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os processamentos realizados na serraria para obtenção de peças serradas de madeira, com dimensões desejadas, são divididos em operações de desdobro primário ou principal e de desdobro secundário.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma operação de desdobro secundário realizada para eliminar defeitos nas extremidades das tábuas ou para a obtenção de peças com comprimentos desejados. 
Alternativas
Q2569515 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Teoria da Biogeografia de Ilhas (TBI), formulada por MacArthur e Wilson (1967), é uma teoria central na ecologia de paisagens. Ao explicar a biodiversidade em ilhas, essa teoria fornece premissas que podem contribuir na elaboração de projetos de áreas protegidas ou de reservas naturais.

Assinale a alternativa que melhor descreve como essa teoria pode contribuir para a conservação da biodiversidade em projetos de áreas protegidas ou de reservas naturais. 
Alternativas
Q2569516 Engenharia Ambiental e Sanitária
Na coleta de sementes florestais, deve-se selecionar árvores matrizes saudáveis e vigorosas, com troncos bem formados, boa altura e uma copa bem distribuída. No entanto, após a coleta, a etapa de armazenamento das sementes apresenta desafios, especialmente quando se lida com uma grande variedade de sementes de diferentes espécies. A longevidade das sementes pode variar significativamente entre as espécies, e algumas podem perder a viabilidade rapidamente, se não forem armazenadas de maneira adequada.

Dadas as afirmativas referentes à etapa de armazenamento de sementes florestais,

I. O armazenamento de sementes exige monitoramento contínuo das condições de armazenamento e da qualidade das sementes para garantir que permaneçam viáveis ao longo do tempo.

II. Sementes de tegumento duro, como a maioria das espécies pertencentes à família das Fabaceae, podem ser armazenadas em condições ambientes, mas ao abrigo de sol, de chuvas e de ventos.

III. As sementes de tegumentos finos apresentam maior longevidade, na maioria dos casos, em razão da dormência primária, necessitando passar por escarificação para serem semeadas.

IV. As sementes podem ser classificadas como ortodoxas ou recalcitrantes. Sementes recalcitrantes devem ser armazenadas em ambientes secos e frios.


verifica-se que estão corretas apenas 
Alternativas
Q2569517 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dadas as afirmativas sobre as técnicas de restauração ecológica,


I. Para a escolha correta da técnica de restauração, é necessário realizar uma análise minuciosa da área a ser restaurada e de seu entorno, assim como o seu histórico de uso e principais características que possam influenciar no processo de restauração.

II. O potencial de autorrecuperação de uma área é determinado pela resiliência local e de paisagem.

III. O potencial de aproveitamento da regeneração natural é diretamente proporcional ao aumento da resiliência da paisagem.

IV. Para áreas com alta resiliência da paisagem e alto potencial de regeneração natural, indica-se, como estratégia de restauração, a condução da regeneração natural, após o isolamento da área.


verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2569518 Engenharia Ambiental e Sanitária
A produção de sementes florestais de espécies nativas é fundamental para ações silviculturais voltadas à conservação da biodiversidade. Considere a seguinte situação: um projeto de restauração florestal em uma região com alta diversidade de espécies está enfrentando desafios para coletar e armazenar sementes de várias espécies nativas, incluindo aquelas com diferentes características de dispersão e de dormência.

A equipe técnica responsável deve garantir a quantidade e a qualidade das sementes para um plantio bem-sucedido.

Diante dessa situação, qual das estratégias é a mais adequada para assegurar um processo eficiente de produção e de armazenamento de sementes para um projeto de restauração florestal?
Alternativas
Q2569519 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dadas as afirmativas sobre as influências internas e externas no processo de secagem da madeira,

I. A secagem na região do alburno é mais rápida do que na região do cerne, devido a sua alta permeabilidade, mesmo apresentando um teor de umidade inicial mais elevado, por conter água proveniente da condução da seiva bruta.

II. Quanto maior a densidade da madeira, maior será a sua velocidade de secagem, pois as madeiras mais densas acumulam um grande volume de água capilar em relação a sua massa seca, sendo esta removida com maior facilidade durante a secagem.

III. A secagem da madeira abaixo do Ponto de Saturação das Fibras (PSF) provoca retração na madeira, ocasionando-se defeitos nas peças. A saída de água de adesão provoca uma aproximação dos elementos celulares e um rearranjo dos constituintes químicos da madeira, como a celulose e a lignina, provocando a retração.

IV. A velocidade de secagem é diretamente proporcional ao tamanho das peças, à umidade relativa, à velocidade do ar e à temperatura.

verifica-se que estão corretas apenas
Alternativas
Q2569520 Engenharia Ambiental e Sanitária
A madeira é um material amplamente utilizado em estruturas, e o conhecimento de suas propriedades físico-mecânicas é essencial para seu melhor desempenho nos projetos. Em relação a projetos de estruturas de madeira, é necessário seguir os padrões da norma NBR 7190:2022 (ABNT, 2022). Referente à caracterização das propriedades da madeira, são adotados alguns requisitos e padrões.
Nesse contexto, é correto afirmar que  
Alternativas
Q2569521 Engenharia Ambiental e Sanitária
Carvão vegetal é o produto sólido obtido por meio da carbonização ou da pirólise da madeira, cujas características dependem das técnicas utilizadas para sua produção e da sua aplicação (Brito; Barrichelo, 1981).

Dadas as afirmativas sobre a influência das propriedades da madeira na produção de carvão vegetal,


I. O rendimento gravimétrico é uma das avaliações mais importantes no processo de carbonização da madeira. Várias propriedades podem influenciar nessa característica, mas, em relação aos constituintes anatômicos do lenho, os parênquimas encontram-se positivamente correlacionados com o rendimento, ou seja, esses tecidos são resistentes à degradação térmica durante a pirólise.

II. O teor de carbono fixo do carvão vegetal é de extrema importância para a aplicação desse produto em siderurgias, pois eles agem na oxidação e na redução do minério de ferro. Quanto maior o teor de lignina, maior será a concentração de carbono do carvão, pois, além da lignina possuir maior resistência à degradação térmica, essa substância apresenta maior teor de carbono elementar.

III. Quanto maior o teor de umidade da madeira, menor é a sua capacidade de combustão, devido ao processo de evaporação da água, o qual absorve energia durante a combustão da madeira.


verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2569523 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considerando-se que o estado de Alagoas apresenta distintos biomas e formações florestais, torna-se fundamental reconhecer a diversidade de ecossistemas presentes na região. De acordo com a classificação fitogeográfica oficial do Brasil, proposta por Veloso et al. (1991) em Classificação da Vegetação Brasileira, Adaptada a um Sistema Universal, e adotada pelo IBGE, Alagoas abriga uma variedade de formações vegetais em diferentes biomas, que refletem a complexa interação entre clima, solo e hidrografia.

Com base nessas classificações e nas características fitogeográficas de Alagoas, assinale a alternativa que apresenta corretamente as formações florestais típicas de cada bioma do estado.
Alternativas
Q2569524 Engenharia Ambiental e Sanitária
O manejo de florestas, para fins produtivos, demanda conhecimentos sobre os estoques de produtos florestais madeireiros e não madeireiros. Frequentemente, a execução de inventários florestais utilizam métodos e processos de amostragem com a finalidade de gerar informações da floresta. Em um estudo relacionado ao manejo florestal de espécies em povoamentos homogêneos, foi realizado o inventário florestal em uma ocasião, atendendo aos pressupostos relacionados a suficiência amostral, com sistematização de 30 unidades amostrais circulares, com raio de 11,28 metros, no qual se obteve uma média de 45 árvores e seus respectivos diâmetros à altura do peito (daps) mensurados.

Perante as informações, questiona-se qual seria o método de amostragem utilizado e qual a estimativa de número de árvores por hectare encontrado.
Alternativas
Q2569525 Engenharia Ambiental e Sanitária
A fenologia é o estudo dos eventos biológicos periódicos das plantas e das suas relações com as condições climáticas. As informações geradas a partir dos estudos fenológicos servem de base para o planejamento de diversas ações silviculturais, como a produção de sementes florestais de alta qualidade. Considere a gestão de uma área florestal protegida em uma região de mata atlântica que envolve variadas espécies arbóreas com diferentes padrões fenológicos. Em relação às estratégias fenológicas mais indicadas para otimizar a produção de sementes e dar suporte a um programa de conservação de espécies nativas, dadas as afirmativas,

I. Para otimizar a produção de sementes e dar suporte à conservação de uma maior diversidade de espécies nativas, é necessário focar nas espécies com ciclos fenológicos similares e períodos de frutificação prolongados.

II. As informações fenológicas permitem concentrar a coleta de sementes em uma única estação do ano, com condições climáticas mais favoráveis para simplificar a logística e para reduzir os custos.

III. Realizar monitoramento contínuo dos ciclos fenológicos das espécies nativas e das suas relações com as variações climáticas permite identificar os períodos de picos de frutificação e ajustar as práticas de manejo silvicultural e a coleta de sementes conforme esses períodos.

IV. Combinar eventos naturais de dispersão de sementes com informações provenientes do monitoramento fenológico garante uma coleta mais eficiente das espécies bem adaptadas, ajudando inclusive a promover uma maior variabilidade genética para programas de conservação das espécies.

verifica-se que estão corretas apenas
Alternativas
Q2569527 Engenharia Ambiental e Sanitária
A dinâmica das paisagens agroflorestais envolve interações complexas entre elementos naturais e culturais, influenciando a estrutura e a função desses sistemas.
Considerando-se essa dinâmica, dadas as afirmativas,

I. As paisagens agroflorestais visam, prioritariamente, maximizar a rentabilidade econômica de determinadas espécies de maior interesse comercial nos mercados internos e externos, assegurando maior lucratividade ao produtor.

II. As paisagens agroflorestais são caracterizadas pela integração de plantas perenes lenhosas com culturas agrícolas e/ou animais na mesma terra, oferecendo benefícios produtivos, ecológicos e sociais.

III. As paisagens agroflorestais são compostas por sistemas homogêneos, que abrangem vários subtipos, incluindo sistemas de agrossilvicultura, silvipastoris e agrossilvipastoris.

IV. As paisagens agroflorestais focam na produção de alimentos, por meio da exploração dos recursos naturais locais e de aportes de insumos externos, como fertilizantes que aumentam a produtividade.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: E
5: E
6: A
7: B
8: D
9: B
10: D
11: A
12: E
13: E
14: A
15: A
16: D
17: E
18: B
19: C
20: A