Genericamente, os painéis de madeira reconstituída são clas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2569509 Engenharia Ambiental e Sanitária
Genericamente, os painéis de madeira reconstituída são classificados em dois grupos: os compostos laminados e os compostos particulados (Iwakiri, 2002).

Dentre os painéis laminados, destacam-se os compensados multilaminados, os compensados sarrafeados e o LVL (Laminated Veneer Lumber); já para o grupo dos particulados, citam-se o MDP (Medium Density Particleboard), o aglomerado convencional, o MDF (Medium Density Fiberboard) e o OSB (Oriented Strand Board).

Dadas as afirmativas referentes aos principais painéis particulados de madeira,


I. O aglomerado convencional é um painel de partículas de madeira, aglutinado, normalmente, com resina ureia-formaldeído, com distribuição aleatória das partículas e consolidado sob ação de pressão e calor. Esses painéis, embora sofram com o inchamento em espessura, quando entram em contato com a umidade, apresentam uma melhor estabilidade em relação à largura e ao comprimento.

II. A produção do painel MDF é realizada a partir da aglutinação de fibras de madeira por meio de resina sintética, consolidado sob a ação da pressão e do calor. Esse tipo de painel apresenta boa aceitação no mercado moveleiro, pois possui uma composição homogênea, com superfícies lisas, boa usinabilidade e boa qualidade.

III. O OSB é um painel produzido com partículas do tipo strand de formato retangular, encolado, normalmente, com as resinas fenol-formaldeído e/ou isocianato (MDI). No processo de formação, as partículas de cada camada são orientadas na mesma direção e o painel é consolidado sob a ação da pressão e do calor. A composição do painel em três camadas cruzadas confere melhor balanço da resistência mecânica e estabilidade dimensional nos dois sentidos axiais da chapa.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas