Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2019 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 18 questões

Q1732725 Enfermagem
Analise os cuidados a serem prestados ao paciente no período pré-operatório e identifique os corretos:
I- Orientar quanto aos procedimentos pré-operatórios. II- Observar o nível de consciência do paciente, se inconsciente ou sonolento, administrar epinefrina. III- Remover próteses, joias, esmaltes e maquiagem. IV- Controlar sinais vitais, se pulso e pressão arterial estiverem estáveis a cada 1 hora, se instáveis, a cada 30 minutos. V- Verificar se há sangramento em curativo.
Assinale a resposta correta:
Alternativas
Q1732726 Enfermagem
O pulso é um dos sinais vitais a serem avaliados. É uma sensação ondular que pode ser palpada em uma das artérias periféricas. É produzido pelo movimento do sangue durante a contração do coração. Sobre esse assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Fatores como idade, ritmo circadiano, gênero, temperatura corporal e uso de drogas influenciam a frequência cardíaca. ( ) O ritmo do pulso costuma ser regular, nos casos em que há um padrão irregular dos batimentos, podem ser chamados de disritmia ou arritmia. ( ) Para medir a frequência cardíaca, o recomendado é sentir a pulsação pelo período de 15 segundos e multiplicar por três. ( ) Locais de verificação do pulso são veias acessíveis e de fácil palpação, como: carótida, temporal, cefálica, basílica, braquial, femoral e poplíteo. ( ) Taquicardia é o termo utilizado para frequência cardíaca acima do normal para a fase de crescimento e desenvolvimento do paciente.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q1732727 Enfermagem
Algumas patologias costumam apresentar padrões de aumento ou diminuição da temperatura, portanto, é importante o conhecimento para realizar uma descrição adequada. O padrão de temperatura que corresponde a oscilações de temperatura maiores que 2ºC, sem retorno para níveis de normalidade, é:
Alternativas
Q1732728 Enfermagem
Uma das complicações da terapia intravenosa é a Infiltração. Sobre essa complicação, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- É causada pelo deslocamento do cateter intravenoso da veia, que resulta em infusão de líquidos nos tecidos circunvizinhos. II- É causada pela irritação da veia devido a infusões rápidas ou a soluções irritantes (por exemplo: soluções hipertônicas de glicose, drogas citotóxicas, potássio e outras), sendo que as veias menores são mais suscetíveis. III- Uma das manifestações clínicas é o líquido fluindo mais lentamente ou interrompido. IV- Tumefação, calor e rubor no local da infusão, e a veia aparecendo como um vergão vermelho acima do local de inserção são algumas das manifestações clínicas. V- Uma das intervenções de enfermagem para a infiltração se dá por parar imediatamente a infusão e remover a agulha ou o cateter intravenoso.
Assinale a resposta correta:
Alternativas
Q1732729 Enfermagem
A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares. Sobre a lavagem das mãos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1732730 Enfermagem
Com o envelhecimento, surgem também alterações fisiológicas em todos os principais sistemas do corpo. Analise os cuidados de enfermagem com a pessoa idosa e identifique os corretos:
I- Em caso de alteração da visão, é importante mover os objetos e móveis de lugar, para que o paciente treine sua visão diariamente. II- Para problemas de audição, é importante usar gestos e objetos para auxiliar na comunicação verbal, bem como tocar na pessoa para obter sua atenção antes de falar. III- As papilas gustativas diminuem com a idade. Nesse caso, servir os alimentos de forma atraente e separar os diferentes tipos de alimentos, bem como temperar os alimentos e encorajar a uma boa higiene oral são cuidados importantes. IV- Em caso de perda da capacidade funcional e alterações no equilíbrio, uma das medidas de cuidado a serem implementadas é a colocação de tapetes nos degraus das escadas, a fim de amortecer eventuais quedas. V- A tuberculose é um problema comum em idosos. A principal medida de prevenção se faz pela vacinação anual da BCG.
Assinale a resposta correta:
Alternativas
Q1732731 Enfermagem
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus do gênero Flavivírus, que pode apresentar grande espectro clínico, desde casos leves e autolimitados até casos graves. No Brasil, a dengue se caracteriza por um cenário de transmissão endêmica/epidêmica em grande parte do país, determinada principalmente pela circulação simultânea de vários sorotipos virais e a presença disseminada do Aedes aegypti. Sobre essa doença, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) A primeira manifestação é a febre que tem duração de dois a sete dias, geralmente alta (39ºC a 40ºC), de início abrupto, associada à cefaleia, à adinamia, às mialgias, às artralgias e a dor retro-orbitária. ( ) A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida é vacinar a população contra os sorotipos virais. ( ) Medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Melhoral, AAS) e anti-inflamatórios podem ser indicados para controle da febre e dor. ( ) A dengue é uma infecção causada por um vírus, que apresenta quatro sorotipos diferentes. Por isso, é possível contrair a doença até quatro vezes, já que a infeção por um sorotipo não gera imunidade para os demais. ( ) O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, pode também transmitir o vírus da Zika e Chikungunya.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q1732732 Enfermagem
A esterilização de materiais clínicos pode ser realizada através de métodos químicos ou físicos. O rótulo dos produtos para saúde processados deve ser capaz de se manter legível e afixado nas embalagens durante a esterilização, transporte, armazenamento, distribuição e até o momento do uso. Analise a seguir os itens que devem constar do rótulo de identificação da embalagem e identifique os corretos:
I- Nome do produto II- Peso bruto III- Quantidade de materiais IV- Data da esterilização V- Nome do responsável pelo preparo
Assinale a resposta correta:
Alternativas
Q1732733 Enfermagem
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e em sua saúde a longo prazo, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Portanto, cabe ao profissional de saúde, identificar e compreender o aleitamento materno no contexto sociocultural e familiar e, a partir dessa compreensão, cuidar tanto da dupla mãe/bebê como de sua família. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Todo profissional de saúde que faz assistência a mães e bebês deve saber observar criticamente uma mamada. Itens como: posição da mãe e do bebê, roupas que não restrinjam movimentos, deglutição, entre outros devem ser observados. II- Não basta ao profissional de saúde ter conhecimentos básicos e habilidades em aleitamento materno. Ele precisa ter também competência para se comunicar com eficiência, o que se consegue mais facilmente usando a técnica do aconselhamento em amamentação. Dar sugestão em vez de dar ordens, usar linguagem simples e acessível, demonstrar empatia e dar espaço para a mulher falar são alguns dos recursos utilizados no aconselhamento. III- Recomenda-se que a criança seja amamentada a cada duas horas, e o tempo de permanência na mama seja superior a 30 minutos e inferior a 90 minutos. IV- Em locais secos e quentes, é importante orientar para a oferta de chás, água e outros leites para o bebê, pois há evidências de que seu uso está associado à prevenção de desidratação. V- Ruídos na língua, bochechas do bebê encovadas a cada sucção, mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada, mamilos com estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê solta a mama e dor na amamentação são sinais indicativos de técnica inadequada de amamentação.
Assinale a resposta correta:
Alternativas
Q1732734 Enfermagem

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2019). A assistência de enfermagem à mulher inclui, entre outros, a prestação de informações sobre esse tipo de câncer tão comum. Sobre esse assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


( ) Manter o peso corporal saudável, ser fisicamente ativa, evitar bebidas alcoólicas, não utilizar anticoncepcional e realizar pesquisa de mutação dos genes BRCA 1 e 2 são hábitos que devem ser incentivados para prevenção do câncer de mama.

( ) Menarca antes dos 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado e histórico familiar de câncer de ovário são alguns dos fatores de risco para o câncer de mama.

( ) Olhar, palpar e sentir as mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas são práticas que devem ser repassadas às mulheres.

( ) A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

( ) A mamografia não é recomendada antes dos 50 anos, porque, nessa idade, sua radiação provoca, a longo prazo, mais riscos do que benefícios.


Assinale a alternativa com a sequência correta: 

Alternativas
Q1732735 Enfermagem
Enema ou lavagem intestinal caracteriza-se pela instilação de líquidos no reto e cólon sigmoide. Sua principal função é promover a evacuação através da estimulação do peristaltismo. A posição correta para realização do enema é:
Alternativas
Q1732736 Enfermagem
Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas e consistem na limpeza e na aplicação de material sobre uma ferida para sua proteção, absorção e drenagem, com o intuito de melhorar as condições do leito da ferida e auxiliar em sua resolução. São considerações importantes para a troca de curativos:
( ) A limpeza deve iniciar sempre do local menos contaminado, para o mais contaminado. ( ) Cobertura primária é a que permanece em contato direto com a ferida. ( ) Entende-se por limpeza da ferida o processo de remoção de qualquer corpo estranho, agente tópico residual, fragmento de curativo anterior, exsudato da lesão, resíduo metabólico ou sujidade que possa interferir na evolução natural da reparação dos tecidos lesionados e na integridade das regiões circundantes. ( ) Em qualquer das técnicas, ao utilizar gazes, ataduras e coberturas, devem ser manipuladas com luva de procedimentos, evitando a introdução de novos patógenos no leito da ferida. ( ) Em feridas que apresentam infecção moderada, porém não muito extensa, o técnico de enfermagem deve utilizar Amoxicilina + Clavulanato 600 + 125 mg, 1 comprimido, por via oral, de 12/12 horas, durante 7 a 14 dias.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q1732737 Enfermagem
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS consistem em eventos adversos ainda persistentes nos serviços de saúde. Sabe-se que as infecções elevam consideravelmente os custos no cuidado do paciente, além de aumentar o tempo de internação, a morbidade e a mortalidade nos serviços de saúde. Sobre a prevenção das IRAS relacionadas a cateteres periféricos, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Higienizar as mãos antes e após a inserção de cateteres periféricos e para qualquer tipo de manipulação dos dispositivos. II- Realizar fricção da pele com solução a base de álcool: gliconato de clorexidina > 0,5%, iodopovidona – PVPI alcoólico 10% ou álcool 70%. Indica-se que a aplicação da clorexidina deva ser realizada por meio de movimentos de vai e vem e do PVPI, com movimentos circulares (dentro para fora). III- Fitas adesivas não estéreis (esparadrapo comum e fitas do tipo microporosa não estéreis, como micropore) podem ser utilizadas para estabilização ou coberturas de cateteres. IV- Um novo cateter periférico deve ser utilizado a cada tentativa de punção no mesmo paciente.
Assinale a resposta correta:
Alternativas
Q1732738 Enfermagem
A Giardia intestinalis (Giardia duodenalis, Giardia lamblia) é um protozoário da porção superior do intestino delgado. Constitui causa muito frequente de doença diarreica em grande variedade de espécies animais, incluindo o homem. São medidas de profilaxia e controle para prevenção da giardíase:
I- Acesso a adequadas condições de saneamento. II- Ingestão de água fervida ou tratada. III- Cuidados com a higiene pessoal e adequada preparação e conservação dos alimentos. IV- Controle de insetos e o adequado diagnóstico e tratamento dos doentes, visando interromper a cadeia de transmissão.
Assinale a resposta correta:
Alternativas
Q1732739 Enfermagem
No Brasil, a hipertensão arterial atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos e mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por Doença Cardiovascular (DCV) (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2016). Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1732740 Enfermagem
A obesidade na infância e adolescência é considerada uma pandemia, com elevados custos para os sistemas de cuidado à saúde em todo o mundo. Evidências indicam que a atividade física durante a infância e a adolescência pode contribuir para o enfrentamento da obesidade. São recomendações para crianças e adolescentes e seus responsáveis:
I- Bebês devem ser incentivados a serem ativos, mesmo que por curtos períodos, várias vezes ao dia. II- Até os dois anos de vida, recomenda-se que o tempo de tela (TV, tablet, celular, jogos eletrônicos) seja igual a zero. III- Crianças e adolescentes de 6 a 19 anos de idade devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa.
Assinale a resposta correta:
Alternativas
Q1732741 Enfermagem
A administração de medicamentos é um processo multi e interdisciplinar, que exige conhecimento técnico e prática. A etapa de administração é a última barreira para evitar um erro de medicação derivado dos processos de prescrição e dispensação, aumentando, com isso, a responsabilidade do profissional que administra os medicamentos. Um dos itens de verificação para administração segura de medicamentos é o “Medicamento Certo”. Sobre esse item, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Preparar o medicamento de modo a garantir que a sua administração seja feita sempre no horário correto, para garantir adequada resposta de melhora da infecção. ( ) Deve-se conferir se o nome do medicamento que tem em mãos é o que está prescrito. O nome do medicamento deve ser confirmado com a prescrição logo após ser administrado. ( ) Identificar a via de administração prescrita. ( ) Identificar os pacientes alérgicos de forma diferenciada, com pulseira e aviso em prontuário, alertando toda a equipe. ( ) Todos os fatos descritos pelo paciente/cuidador ou observado pela equipe, sejam eles reações adversas, efeitos colaterais ou erros de medicação, devem ser registrados em prontuário e notificados.
Assinale a alternativa com a sequência correta: 
Alternativas
Q1732742 Enfermagem
As doenças ocupacionais são aquelas produzidas, adquiridas ou desencadeadas pelo exercício da atividade ou em função de condições especiais de trabalho (MINISTÉRIO DO TRABALHO, 2017). Sobre as medidas preventivas para as doenças ocupacionais, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Para prevenir as dorsalgias, é indicada a adequação do mobiliário e equipamentos, fracionamento das cargas e do número de repetições e pausas e exercícios preparatórios e compensatórios. II- Para prevenir as varizes de membros inferiores, é importante que, durante o trabalho, o indivíduo mantenhase, preferencialmente, sentado e com pouca movimentação. III- A melhor forma de prevenção do diabetes é a prática de hábitos saudáveis: comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, praticar exercícios físicos regularmente e manter o peso controlado. IV- Para prevenção do linfoma cutâneo, é importante usar protetor solar diariamente, manter a pele limpa e hidratada e beber muito líquido, como água, sucos naturais e sopas. V- A medida mais importante para prevenção de transtornos auditivos é a proteção coletiva com isolamento das fontes de ruído, como também o uso de protetor auditivo, e uso de máscaras de proteção: protetores respiratórios específicos para produtos químicos.
Assinale a resposta correta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: C
6: E
7: A
8: E
9: B
10: D
11: B
12: E
13: A
14: A
15: D
16: C
17: A
18: D