A Giardia intestinalis (Giardia duodenalis, Giardia lamblia)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1732738 Enfermagem
A Giardia intestinalis (Giardia duodenalis, Giardia lamblia) é um protozoário da porção superior do intestino delgado. Constitui causa muito frequente de doença diarreica em grande variedade de espécies animais, incluindo o homem. São medidas de profilaxia e controle para prevenção da giardíase:
I- Acesso a adequadas condições de saneamento. II- Ingestão de água fervida ou tratada. III- Cuidados com a higiene pessoal e adequada preparação e conservação dos alimentos. IV- Controle de insetos e o adequado diagnóstico e tratamento dos doentes, visando interromper a cadeia de transmissão.
Assinale a resposta correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é: A - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

A questão aborda a prevenção da giardíase, uma infecção causada pelo protozoário Giardia intestinalis, que habita a porção superior do intestino delgado. Esta parasitose é uma causa comum de diarreia em humanos e em várias espécies animais.

Para resolver a questão, é necessário conhecer as estratégias eficazes de profilaxia e controle da giardíase, que incluem principalmente métodos de melhora do saneamento, cuidados com a água e a alimentação, e práticas de higiene pessoal.

Vamos analisar as afirmativas:

I - Acesso a adequadas condições de saneamento.
Esta afirmativa está correta. Melhorar o saneamento básico é uma medida crucial para evitar a contaminação por Giardia, pois o protozoário é transmitido por meio de água e alimentos contaminados.

II - Ingestão de água fervida ou tratada.
Correta. A água contaminada é uma das principais vias de transmissão da giardíase. Fervê-la ou tratá-la é uma medida eficaz para eliminar o patógeno.

III - Cuidados com a higiene pessoal e adequada preparação e conservação dos alimentos.
Correta também. A higiene pessoal, como lavar as mãos, e a manipulação adequada dos alimentos, ajudam a reduzir o risco de transmissão do protozoário.

IV - Controle de insetos e o adequado diagnóstico e tratamento dos doentes, visando interromper a cadeia de transmissão.
Esta afirmativa está correta, mas merece uma reflexão. Embora insetos não sejam vetores diretos da giardíase, o controle inclui um conjunto de medidas para evitar a disseminação de várias doenças. Além disso, tratar corretamente os doentes ajuda a interromper a cadeia de transmissão.

Todas essas medidas estão interligadas e são eficazes no controle da giardíase, justificando assim a escolha da alternativa A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: A

insetos?

Monoxeno, não tem hospedeiro intermediário. Não entendi o inseto na alternativa

essa questão deve ter sido anulada!

o que têm haver insetos com a giardia?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo