Questões de Concurso Público Prefeitura de Gaspar - SC 2022 para Médico Cardiologista

Foram encontradas 13 questões

Q2054729 Medicina
No Bloqueio Atrioventricular do terceiro grau ou BAV Total (BAVT), os estímulos de origem sinusal não conseguem chegar aos ventrículos e despolarizá-los, fazendo com que um foco abaixo da região do bloqueio assuma o comando ventricular. Neste caso, veremos no exame de eletrocardiograma (ECG):
Alternativas
Q2054730 Medicina
De acordo com a Diretriz de Miocardites da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2022), é correto afirmar:
I.Os critérios histológicos para definição de miocardite incluem evidência de infiltrado inflamatório envolvendo o miocárdio, associado à degeneração e à necrose de cardiomiócitos e de origem não isquêmica. II.A miocardite pode ser causada por uma grande variedade de agentes infecciosos, incluindo vírus, protozoários, bactérias, clamídias, Rickettsia, fungos e espiroquetas. III.A miocardite aguda pode mimetizar o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com dor torácica típica, anormalidades no ECG similares ao IAM com ou sem supra desnivelamento do segmento ST, elevação das enzimas cardíacas e instabilidade hemodinâmica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2054731 Medicina
A publicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, "Posicionamento sobre a Saúde Cardiovascular nas Mulheres - 2020", revela que "Existem algumas diferenças eletrofisiológicas entre os sexos em relação à ocorrência, aos sintomas clínicos e ao prognóstico das arritmias, podendo afetar tanto a despolarização quanto a repolarização. As mulheres têm mais taquicardia sinusal e taquicardia de reentrada nodal, enquanto as arritmias ventriculares são menos comuns". Isso posto, analise as assertivas a seguir:
I.A gravidez aumenta o risco de taquicardia supraventricular e diminui a ocorrência de TORSADES DE POINTES, que tem seu risco aumentado na Síndrome do QT longo durante o período de puerpério. II.A fibrilação atrial tem maior incidência nos homens, embora as mais idosas tenham mais fibrilação atrial, visto que a expectativa de vida é maior nas mulheres. III.A Doença Isquêmica Coronariana (DIC) é a causa mais comum de morte súbita cardíaca (MSC), no entanto, nas mulheres, a morte súbita cardíaca (MSC) ocorre mais por causas não isquêmicas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2054732 Medicina
O prognóstico e a sobrevida do paciente com Insuficiência Cardíaca (IC) pode ser avaliada pela classificação funcional proposta pela Classificação NYHA (New York Heart Association). Ao encontro disso, de acordo com a referida classificação, a mortalidade em pacientes sem tratamento, no período de 1 a 4 anos é:
I.Classe II ou III - 15 a 40% II.Classe I - 5 a 19% III.Classe IV - 44 a 64 % IV.Classe III - 5 a 12%
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2054733 Medicina
Com relação ao Bloqueio Atrioventricular, é correto afirmar:
I.O Bloqueio Atrioventricular é um distúrbio elétrico cardíaco definido como condução deficiente (tardia ou ausente) dos átrios para os ventrículos. II.Pacientes com Bloqueio Atrioventricular avançado, geralmente bloqueio de segundo grau tipo II, terceiro grau ou Atrioventricular infranodal, de causa irreversível, deve ser submetido à implantação de marca passo permanente. III.O grau do bloqueio AV ou o nível anatômico do bloqueio não se correlaciona, necessariamente, com a gravidade dos sintomas subsequentes.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2054734 Medicina
Na Estenose Mitral (EM), o exame físico é o primeiro recurso utilizado para avaliação anatômica. Pacientes com estenose mitral discreta à moderada poderão já apresentar estalido de abertura da valva mitral. Isso posto, na estenose mitral, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2054735 Medicina
Paciente masculino de 55 anos de idade, assintomático, porém portador de lesões coronarianas obstrutivas triarteriais. Exame de cintilografia miocárdica revelou 8% de isquemia miocárdica anterior. Ecocardiograma revelou FEVE= de 60%. De acordo com os estudos ISCHEMIA (International Study of Comparative Health Effetctivesness With Medical and Invasive Approachs), a melhor opção terapêutica indicada para o caso é:
Alternativas
Q2054736 Medicina
Quanto à hipertensão arterial e condições clínicas associadas, é correto afirmar:
I.A síndrome metabólica caracteriza-se por uma associação de fatores de risco cardiovascular, incluindo a obesidade central, elevação da glicemia e dislipidemia típica (elevação de triglicerídeos e níveis reduzidos de HDL [colesterol]) associado à elevação de pressão arterial. Portanto, a investigação da presença das alterações metabólicas da síndrome metabólica e da obesidade central é imprescindível no paciente com hipertensão arterial (HA).
II.A hipertensão arterial tem papel fundamental na fisiopatologia da insuficiência cardíaca (IC), levando ao aparecimento de hipertrofia ventricular esquerda (HVE) e à disfunção diastólica e sistólica do ventrículo esquerdo. É o maior fator de risco para seu desenvolvimento, geralmente antecedendo a síndrome clínica em vários anos.
III.Nos casos de Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVEH), é recomendado imediata redução da pressão arterial nos casos que o valor da pressão arterial sistólica (PAS) estiver > 220 mmHg.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2054737 Medicina
Considere as afirmativas relacionadas à Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2020), da Sociedade Brasileira de Cardiologia, quanto à hipertensão arterial secundária de causas não endócrinas:
(__)A coartação da aorta é uma alteração congênita que leva à constrição da aorta geralmente justaductal, proximal ao canal arterial ou ao ligamento. A definição de coartação significante requer gradiente de pressão pré e pós coartação menor ou igual a 20 mmHg.
(__)A hipertensão arterial renovascular (HARV) é causa comum e potencialmente reversível de hipertensão arterial secundária devido a uma estenose parcial ou total, uni ou bilateral da artéria renal (EAR) ou de seus ramos desencadeando e mantendo isquemia renal significante.
(__)A Displasia Fibromuscular (DFM) é uma doença idiopática segmentar, estenosante, não arteriosclerótica e não inflamatória da musculatura das artérias pequenas e médias. A angiografia das artérias renais é o padrão-ouro para identificação da lesão na artéria renal.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2054738 Medicina
Considere as afirmativas relacionadas à Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sem supra desnivelamento do segmento ST e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio Sem Supra ST (IAMSSST) é confirmado quando da presença de isquemia na lesão miocárdica aguda, confirmada por elevação nos níveis de troponina.
(__)Os casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sem a presença de doença arterial coronariana (DAC) obstrutiva são classificados como TINOCA (do Inglês TROPONIN- POSITIVE NONOBSTRUCTIVE CORONARY ARTERIES).
(__)Os idosos com Síndrome Coronariana Aguda (SCA) geralmente apresentam perfil de risco diferente dos não idosos: têm maior prevalência hipertensão arterial, diabetes mellitus, IAM prévio, angina, doença vascular periférica, AVC, doença multiarterial e insuficiência cardíaca.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2054739 Medicina
As miocardites e pericardites são doenças que, com frequência, se apresentam associadas na prática clínica. Com relação a essa temática, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Miocardites e pericardites representam diferentes espectros dentro do grupo das síndromes inflamatórias miopericárdicas. (__)Raramente o acometimento miocárdico e pericárdico acorrem na mesma intensidade. (__)No paciente com miocardite e acometido de pericardite, o tratamento deve seguir as recomendações para tratamento da pericardite e depende essencialmente da causa de base.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2054740 Medicina
De acordo com a Atualização de Tópicos Emergentes da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca (2021), da Sociedade Brasileira de Cardiologia, várias evidências sugerem que a amiloidose cardíaca não seja uma doença rara, mas uma condição amplamente sub diagnosticada, considerada atualmente uma causa relativamente comum e tratável de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp). Sobre essa temática, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Sabe-se, atualmente, que a ATTR-wt é uma condição mais prevalente e trata-se de uma cardiomiopatia restritiva infiltrativa com padrão típico de espessamento da parede atrial, da disfunção diastólica e distúrbios de condução.
(__)Trata-se de uma doença multissistêmica causada por deposição tecidual de proteínas fibrilares insolúveis que perdem a sua conformação, o que leva à disfunção orgânica, inclusive do coração.
(__)Duas proteínas amiloidogênicas são responsáveis por 95% dos casos de acometimento: a amiloidose por cadeia leva (AL) e a amiloidose pela tranotiretina.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2054741 Medicina
Deu entrada no Pronto Socorro do Hospital CMSC, às 17:25 horas, o paciente JDM, sexo masculino, 68 anos de idade, com queixas de precordialgia intensa de início há, aproximadamente, 1 (uma) hora, acompanhada de sudorese e náuseas. Pressão arterial = 150 x 100 mmHg e Frequência Cardíaca (FC) = 88 bpm. A avaliação eletrocardiográfica revelou supra desnivelamento do seguimento ST de V1 a V4. Na história pregressa do paciente, encontra-se relatado Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVEH) há 30 dias. Isso posto, a conduta mais apropriada para o caso é: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: D
5: B
6: B
7: E
8: B
9: C
10: D
11: C
12: E
13: C