De acordo com a Atualização de Tópicos Emergentes da Diretr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2054740 Medicina
De acordo com a Atualização de Tópicos Emergentes da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca (2021), da Sociedade Brasileira de Cardiologia, várias evidências sugerem que a amiloidose cardíaca não seja uma doença rara, mas uma condição amplamente sub diagnosticada, considerada atualmente uma causa relativamente comum e tratável de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp). Sobre essa temática, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Sabe-se, atualmente, que a ATTR-wt é uma condição mais prevalente e trata-se de uma cardiomiopatia restritiva infiltrativa com padrão típico de espessamento da parede atrial, da disfunção diastólica e distúrbios de condução.
(__)Trata-se de uma doença multissistêmica causada por deposição tecidual de proteínas fibrilares insolúveis que perdem a sua conformação, o que leva à disfunção orgânica, inclusive do coração.
(__)Duas proteínas amiloidogênicas são responsáveis por 95% dos casos de acometimento: a amiloidose por cadeia leva (AL) e a amiloidose pela tranotiretina.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas