Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2023 para Professor de Artes - Música

Foram encontradas 12 questões

Q2625346 Artes Visuais

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 41 a 43.


O exercício docente de um professor de música no contexto da educação básica o aproxima da necessidade de conhecer os elementos da linguagem musical e suas maneiras de inserção pedagógica e performática. Levando em conta a importância do fazer música em conjunto, certos saberes e fazeres específicos tornam a prática pedagógica em Artes/Música mais qualificada. Nesse sentido, como elementos da linguagem musical, considera-se o universo dos chamados instrumentos transpositores. Pode-se dizer que os instrumentos transpositores são aqueles para os quais a música não é notada na altura real do som, mas é transposta acima ou abaixo por algum intervalo musical específico. A intenção com esse processo é manter a relação entre notação e execução entre instrumentos similares, ainda que de tonalidades diferentes. Assim, analise a melodia estabelecida na partitura a seguir para responder as questões:



Fonte: 2023

Considere a melodia como referente a uma parte de música escrita para clarinete em Si bemol (Bb) e assinale a alternativa que apresenta corretamente a tonalidade real do trecho melódico:

Alternativas
Q2625347 Artes Visuais

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 41 a 43.


O exercício docente de um professor de música no contexto da educação básica o aproxima da necessidade de conhecer os elementos da linguagem musical e suas maneiras de inserção pedagógica e performática. Levando em conta a importância do fazer música em conjunto, certos saberes e fazeres específicos tornam a prática pedagógica em Artes/Música mais qualificada. Nesse sentido, como elementos da linguagem musical, considera-se o universo dos chamados instrumentos transpositores. Pode-se dizer que os instrumentos transpositores são aqueles para os quais a música não é notada na altura real do som, mas é transposta acima ou abaixo por algum intervalo musical específico. A intenção com esse processo é manter a relação entre notação e execução entre instrumentos similares, ainda que de tonalidades diferentes. Assim, analise a melodia estabelecida na partitura a seguir para responder as questões:



Fonte: 2023

Considerando a melodia como referente a uma parte de música escrita para flauta transversal, assinale a alternativa que apresenta o correto procedimento adotado para que um executante de saxofone contralto, afinado em Mi bemol (Eb), possa executar a parte em uníssono com a flauta:

Alternativas
Q2625348 Artes Visuais

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 41 a 43.


O exercício docente de um professor de música no contexto da educação básica o aproxima da necessidade de conhecer os elementos da linguagem musical e suas maneiras de inserção pedagógica e performática. Levando em conta a importância do fazer música em conjunto, certos saberes e fazeres específicos tornam a prática pedagógica em Artes/Música mais qualificada. Nesse sentido, como elementos da linguagem musical, considera-se o universo dos chamados instrumentos transpositores. Pode-se dizer que os instrumentos transpositores são aqueles para os quais a música não é notada na altura real do som, mas é transposta acima ou abaixo por algum intervalo musical específico. A intenção com esse processo é manter a relação entre notação e execução entre instrumentos similares, ainda que de tonalidades diferentes. Assim, analise a melodia estabelecida na partitura a seguir para responder as questões:



Fonte: 2023

Considere hipoteticamente a melodia como referente a uma parte de música escrita para trompa em Fá (F) e assinale a alternativa que indica corretamente a tonalidade real do trecho melódico, bem como a quantidade exata de acidentes musicais contidos na respectiva armadura de clave:

Alternativas
Q2625349 Artes Visuais

De acordo com Beard e Gloag (2016) no livro Musicology − The Key Concepts, a forma musical "reflete uma força organizadora que molda a música em um todo significativo" (p. 104, tradução livre). Por sua vez, de acordo com o Dicionário Grove de Música (Sadie; Tyrrell, 2001, n.p, tradução livre), a forma consiste no "elemento construtivo ou organizador da música", debatendo "sobre como as estruturas musicais são corretamente montadas". Nesse sentido, pode-se dizer que a forma musical consiste no estabelecimento de um esquema organizacional de uma obra, por meio da análise de sua estrutura interna e do esquadrinhamento de suas partes musicais específicas. Com base nessas premissas, analise os esquemas formais a seguir:


BEARD, David; GLOAG, Kenneth. Musicology: The Key Concepts. Second Edition. London. New York: Routledge. 2016. SADIE, Stanley; TYRRELL, John. The new Grove dictionary of music and musicians. 2nd ed. Oxford (NY): Macmillan, c2001. 29v.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura das formas musicais em sua sequência correta:

Alternativas
Q2625350 Artes Visuais

Considere a partitura a seguir, extrato fac-similar do primeiro movimento Adágio da Sonata para Flauta em Fá Maior, Op. 02, do compositor do período barroco Benedetto Marcelo (1686-1739):


Imagem associada para resolução da questão


Agora, analise as afirmações a seguir e marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:


( ) O pentagrama com a clave de sol apresenta o solo da peça e será tocado pela flauta.

( ) De acordo com as características da partitura, pode-se afirmar que a peça poderá ser tocada por três instrumentistas.

( ) O baixo numerado indica a ornamentação que será improvisada sobre a linha original.

( ) A realização do baixo cifrado utiliza as leis da harmonia, baseadas no sistema modal.

( ) O termo Adagio indica o andamento da música, que, portanto, deverá ser executada lentamente.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Q2625351 Artes Visuais

Ao avaliar o campo epistemológico da Educação Musical, as dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical, Kraemer (2000) lembra que a pedagogia da música "trata sempre do objeto estético 'música'", possuindo "uma peculiaridade que o destaca da definição de outras disciplinas". Para o educador musical, "a pedagogia da música ocupa-se com as relações entre pessoa(s) e música(s), ela divide seu objeto com as disciplinas chamadas ocasionalmente de 'ciências humanas' [...]" (p. 52), isto é, ainda que dotada de saberes técnicos e específicos, assume forte caráter interdisciplinar, sobretudo, na perspectiva do ensino. Nesse sentido, com relação ao conhecimento pedagógico-musical, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a pedagogia da música ao seu significado pedagógico-musical:


KRAEMER, Rudolf −Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Tradução de Jusamara Souza. In.: Em Pauta. v. 11, nº 16/17. p. 50-73 Porto Alegre, 2000.


Primeira coluna: pedagogia da música e disciplinas correlatas

1.Musicologia.

2.Estética.

3.Sociologia da Música.

4.Teoria Científica.

5.Psicologia da Música.


Segunda coluna: significado pedagógico-musical

(__) "A pedagogia da música deve refletir sobre suas possibilidades e limites, tarefas especiais e estruturas[...]" (p. 53).

(__) "Ocupa-se com a percepção, não de conceitos abstratos, mas de certos modos de conhecimento e com efeitos e funções da arte" (p. 53).

(__) "Ocupa-se com música, com a variedade de suas formas de manifestação, e analisa as condições do seu surgimento, difusão e compreensão" (p. 58).

(__) "Investiga o comportamento musical e as vivências musicais. É analisada [...] a influência do meio social no comportamento musical" (p. 55).

(__) "Examina as condições sociais e os efeitos da música, assim como relações sociais, que estejam relacionadas com a música" (p. 57).


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas
Q2625352 Artes Visuais

Determinadas obras musicais caracterizam-se como obras fundamentais no exercício estético de desenvolvimento da escuta, de construção do gosto musical e aprendizado geral de música, teórico e prático, em todos os níveis de complexidade. Um tema musical, composto sob uma melodia equilibrada, pode elevar uma composição ao status de obra de arte universal. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome da obra e do compositor da partitura a seguir − que apresenta uma transcrição de um tema musical − considerada uma das obras mais executadas em todo o mundo:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2625353 Artes Visuais

Maura Penna, ao discutir "a função dos métodos e o papel do professor" de música no livro Pedagogias em Educação Musical, lembra que os métodos "configuram propostas de como desenvolver uma prática de educação musical, estruturando-se sobre princípios, finalidades e orientações gerais explicitados em maior ou menor grau. São propostas que re?etem as respostas pessoais de seus criadores ao contexto − social, histórico, cultural (educacional e musical) − em que viviam, mas que também trazem contribuições capazes de transcender as condições particulares em que foram criadas, com seus limites, fornecendo indicações que se mostram válidas e pertinentes e que podem enriquecer a nossa prática" (Penna, 2012, p. 17). Nesse sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona importantes pedagogos em educação musical aos princípios músico-pedagógicos, na Educação Musical do século XX:


Fonte: PENNA, Maura. A função dos métodos e o papel do professor: em questão, 'como' ensinar música. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.


Primeira coluna: Pedagogos em Educação Musical

1.Carl Orff.

2.Zóltan Kodály.

3.Edgar Willems.

4.Gertrud Meyer-Denkmann.

5.John Paynter.


Segunda coluna: Princípios músico-pedagógicos

(__) Em função da ênfase no canto coletivo e no aprendizado da leitura e escrita musical, essa proposta pedagógica é reconhecida pela manossolfa, recurso de aprendizagem que consiste em gestos manuais para o aprendizado das alturas musicais.

(__) Influenciada pela música nova, esta proposta pedagógica visa ao aflorar da criatividade nas escolas, mediante a expressão a partir de diversas fontes, considerando o som e sua estrutura.

(__) O foco central de seu trabalho pedagógico-musical está na descoberta do som como 'material bruto' pela criança, apoiada no ouvir e registrar aquilo que se ouve.

(__) A essência da proposta pedagógica dá preferência à expressão e à criação musical, sintetizada na noção de música elementar.

(__) A educação auditiva e o desenvolvimento da escuta se estabelecem por meio de graus pedagógicos que vão desde uma iniciação musical até um solfejo vivo.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas
Q2625354 Artes Visuais

Após a Segunda Guerra Mundial, a utilização de novas sonoridades e texturas marcaram o aparecimento de novas linguagens composicionais, em um movimento de música moderna que seguiria reagindo ao impressionismo musical, buscando a expressão de sentimentos de modo mais vigoroso e pessoal. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. O processo de execução acusmática da música concreta se estabelece mediante a dispensa da figura do intérprete.


PORQUE


II. O material sonoro de uma composição de música concreta é marcado pelo registro de sons naturais em fita magnética que são posteriormente manipulados eletronicamente em estúdio.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Q2625356 Artes Visuais

A trajetória do ensino de música no Brasil − sobretudo a partir do século XX e estendendo-se aos dias atuais − passa a ser marcada pela sistematização de propostas atualmente reconhecidas e difundidas como verdadeiras pedagogias brasileiras em Educação Musical (Mateiro; Ilari, 2016). Essas iniciativas se configuraram a partir do alinhamento dos elementos da linguagem musical com a diversidade das raízes culturais do país, marcada na música popular, folclórica e de vanguarda. Nesse sentido, analise o diagrama a seguir, elaborado por um importante educador musical brasileiro:


MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs.). Pedagogias brasileiras em educação musical. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. 253 p., il. (Educação musical).


Imagem associada para resolução da questão


Agora, analise as afirmações a seguir:


I.Conhecido com 'sequências de graus', o exercício integra a abordagem muti-sensorial d'O Passo, criada por Lucas Ciavatta, abordagem que visa ao desenvolvimento da musicalidade e configura-se como um modelo de regência com os pés.

II.Chamado 'graus da escala', o exercício integra a proposta pedagógica de José Eduardo Gramani, voltada para o desenvolvimento da sensibilidade musical, por meio do ensino específico do ritmo, realizado com o auxílio da voz, da percussão corporal e da regência.

III.O exercício integra a base do programa de educação musical de Heitor Villa-Lobos, calcado no nacionalismo e no aprendizado da música vocal, como exercício de solfejo preparatório para o canto de hinos e temas do folclore brasileiro.

IV.O exercício estimula a prática do solfejo por graus, mediante canto por graus conjuntos ascendentes e descendentes e saltos de nota.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2625380 Artes Visuais

O ensino da arte, assim como os processos educativos de modo geral, se desenvolve e se transforma na relação com as discussões e temas presentes no debate social de cada tempo histórico. Assim como a arte, o ensino e a aprendizagem sofrem as mudanças que acontecem neste tempo, que tensiona questões de gênero, sexualidade, inclusão, raça, violência, entre outros temas emergentes. Em relação aos debates sociais contemporâneos dos movimentos sociais e sua influência na produção artística do nosso tempo e, consequentemente, do ensino da arte, assinale a alternativa que evidencia pedagogias outras no cenário contemporâneo da arte educação:

Alternativas
Q2625381 Artes Visuais

No ano de 2021, a 34ª Bienal de São Paulo, cujo tema era "Faz escuro, mas eu canto", foi marcada pela presença de diversas obras e produções artísticas de artistas indígenas de todo o Brasil. Dentre eles, podemos citar o artista Jaider Esbell (in memorian), nascido na região hoje demarcada como a Terra Indígena Raposa Serra do Sol. No site da exposição em questão, seu trabalho é apresentado como o entrelaçar de "[...] mitos indígenas, críticas à cultura hegemônica e preocupações socioambientais, derivando ora para o âmbito poético, ora para o posicionamento mais claramente político e ativista". Em relação a esses aspectos, a escolha temática da curadoria da 34ª Bienal de São Paulo apresenta que possibilidades para se pensar o ensino da arte no nosso tempo:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: D
5: D
6: C
7: D
8: B
9: D
10: D
11: E
12: A