A trajetória do ensino de música no Brasil − sobretudo a par...
A trajetória do ensino de música no Brasil − sobretudo a partir do século XX e estendendo-se aos dias atuais − passa a ser marcada pela sistematização de propostas atualmente reconhecidas e difundidas como verdadeiras pedagogias brasileiras em Educação Musical (Mateiro; Ilari, 2016). Essas iniciativas se configuraram a partir do alinhamento dos elementos da linguagem musical com a diversidade das raízes culturais do país, marcada na música popular, folclórica e de vanguarda. Nesse sentido, analise o diagrama a seguir, elaborado por um importante educador musical brasileiro:
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs.). Pedagogias brasileiras em educação musical. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. 253 p., il. (Educação musical).
Agora, analise as afirmações a seguir:
I.Conhecido com 'sequências de graus', o exercício integra a abordagem muti-sensorial d'O Passo, criada por Lucas Ciavatta, abordagem que visa ao desenvolvimento da musicalidade e configura-se como um modelo de regência com os pés.
II.Chamado 'graus da escala', o exercício integra a proposta pedagógica de José Eduardo Gramani, voltada para o desenvolvimento da sensibilidade musical, por meio do ensino específico do ritmo, realizado com o auxílio da voz, da percussão corporal e da regência.
III.O exercício integra a base do programa de educação musical de Heitor Villa-Lobos, calcado no nacionalismo e no aprendizado da música vocal, como exercício de solfejo preparatório para o canto de hinos e temas do folclore brasileiro.
IV.O exercício estimula a prática do solfejo por graus, mediante canto por graus conjuntos ascendentes e descendentes e saltos de nota.
É correto o que se afirma em: