Questões de Concurso Público Câmara de Brusque - SC 2024 para Agente Administrativo - Recepção
Foram encontradas 10 questões
(__)O termo "jogadores de futebol" é um hipônimo de "atletas", já que "atletas" engloba uma categoria mais ampla de pessoas que praticam esportes, enquanto "jogadores de futebol" é uma subdivisão.
(__)A palavra "machismo" pode ser considerada um hipônimo de "violência contra a mulher", uma vez que machismo é um tipo de violência que pode se manifestar de várias formas.
(__)O termo "jogadores" é um hiperônimo de "Robinho" e "Daniel Alves", pois jogadores fazem parte do grupo mais amplo de atletas mencionados no texto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
1."Na Europa, veio à tona uma investigação do Ministério Público da Suécia que , segundo a imprensa internacional, pode envolver o nome do atacante Kylian Mbappé".
2."Sua advogada garante a inocência dele".
3."Ainda na Espanha, circulou na imprensa mundial, um 'contrato de estupro acidental' que jogadores têm apresentado a mulheres para evitar denúncias de crimes do tipo".
4."O documento, além de frágil judicialmente, expõe a faceta mais cruel do machismo no futebol".
I.A exposição de um "contrato de estupro acidental" na imprensa internacional revela como o machismo no futebol pode se manifestar não apenas em comportamentos sociais, mas também na tentativa de institucionalizar a isenção de responsabilidade por crimes graves.
II.O autor sugere que o problema do machismo no futebol se limita ao comportamento de atletas famosos, como Robinho e Daniel Alves, sendo minimamente influenciado pela cultura dos torcedores ou pela omissão de entidades como a CBF.
III.Embora o texto reconheça iniciativas positivas no combate ao machismo, como o protocolo "Fale Agora", o autor enfatiza que campanhas e ações superficiais, sem mudanças culturais e institucionais profundas, são insuficientes para efetivamente combater a violência de gênero no esporte.
IV.A referência ao futebol europeu e às iniciativas de clubes mineiros sugere que o problema do machismo no futebol é universal, mas o texto argumenta que a forma como ele é tratado no Brasil reflete uma negligência específica de entidades esportivas nacionais, como a CBF.
Com base no texto, está correto o que se afirma em:
1."[...] circulou na imprensa mundial, um "contrato de estupro acidental " que jogadores têm apresentado a mulheres para evitar denúncias de crimes do tipo, diante da alta de casos recentemente".
2."Os atletas invertem a lógica e querem, na prática, ser tratados como uma parcela da sociedade acima do bem e do mal".
3." A CBF fecha os olhos para problemas recorrentes da modalidade no país — entre eles, a violência contra a mulher e o machismo abertamente vociferado com orgulho nas arquibancadas".
4."Todo esse contexto se soma ao que se vê nas arquibancadas mundo afora".
Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre a frase e a figura de linguagem indicada:
Na tirinha apresentada, o menino diz: "Não se mete, Fê! Isso é papo de homem!" Essa fala revela um comportamento machista. Com base nessa situação, analise as afirmações que seguem considerando a língua portuguesa e a construção linguística que mais contribui para a exclusão de gênero:
I.O uso do verbo "meter-se" no imperativo, direcionado à irmã, em uma construção que limita a fala dela, destaca o papel de autoridade do menino sobre o assunto.
II.A utilização do termo "papo de homem", que desconsidera a irmã como interlocutora válida, reforça a ideia de que discussões sobre certos temas são exclusivas para o gênero masculino.
III.A construção "Não se mete, Fê!" utiliza a negação como estratégia de inclusão de todos na conversa, sem fazer distinção de gênero.
É correto o que se afirma em:
Considerando os resultados das duas perguntas ("Você acredita que existe machismo no Brasil?" e "Você diria que é uma pessoa machista?"), feitas a 2500 pessoas sobre o machismo no Brasil, analise as alternativas a seguir e assinale a que interpreta os dados corretamente: