Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2024 para Professor de Arte (Artes Visuais, Arteterapia, Artesanato, Patchwork, Pintura Bauernmalerei e Retalho em Madeira e Mosaico)

Foram encontradas 25 questões

Q3117406 Português
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.



Mudanças climáticas em cena: A importância das narrativas cinematográficas para a preservação ambiental



Milene Souza



As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção. No Brasil, onde a diversidade cultural e a riqueza de paisagens naturais são frequentemente exploradas nas produções cinematográficas, os impactos das alterações climáticas começam a se manifestar de maneira preocupante.

Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado diversos eventos extremos relacionados à crise climática. Em janeiro de 2024, chuvas torrenciais atingiram São Paulo, resultando em inundações que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas e causaram danos significativos à infraestrutura. Em fevereiro, o Nordeste sofreu com uma onda de calor severo, causando secas prolongadas que afetaram a agricultura e o abastecimento de água em estados como Bahia e Pernambuco.

Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações. Em abril, chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram inundações, deixando mais de 1 milhão de pessoas afetadas, sendo considerada a maior tragédia climática do estado após décadas. Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas, mas também a necessidade urgente de políticas de mitigação e adaptação para proteger comunidades e ecossistemas.

A crise climática também tem implicações econômicas para a indústria cinematográfica. Eventos climáticos extremos podem atrasar filmagens e aumentar os custos de produção, além de afetar a distribuição de filmes, especialmente em regiões vulneráveis. Festivais de cinema ao ar livre, que costumam ser populares, podem ser prejudicados por condições climáticas imprevisíveis, afetando a visibilidade de filmes e a conexão com o público.

As mudanças climáticas estão remodelando a paisagem do cinema brasileiro, desafiando cineastas a se adaptarem e a abordarem questões ambientais de maneira inovadora. À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável.

A indústria do cinema tem um potencial significativo de influenciar a transição energética e ajudar a frear a crise climática no Brasil e no mundo. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes. Histórias que abordam os efeitos das mudanças climáticas, como secas, enchentes e desmatamento, podem sensibilizar o público para a gravidade da situação. Produções que mostram alternativas sustentáveis e práticas de energia limpa podem inspirar a adoção de soluções em nível individual e comunitário. Os filmes têm a capacidade de contar histórias que inspiram mudanças.

Produções que destacam a luta de comunidades por justiça ambiental ou a implementação de tecnologias sustentáveis podem motivar outras pessoas a agir. Narrativas que mostram como a transição energética pode ser benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia podem ajudar a desmistificar a ideia de que mudanças significativas são inviáveis. O cinema pode não apenas entreter, mas também mobilizar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável. 

A colaboração entre cineastas, comunidades e especialistas em meio ambiente pode transformar a sétima arte em uma força poderosa para a mudança, ajudando a moldar um Brasil mais resiliente e comprometido com a preservação do planeta.



(Disponível em: https://midianinja.org/mudancas-climaticas-em-cena-a-importancia-dasnarrativas-cinematograficas-para-a-preservacao-ambiental/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)



Em "Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas", o termo destacado:
Alternativas
Q3117407 Português
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.



Mudanças climáticas em cena: A importância das narrativas cinematográficas para a preservação ambiental



Milene Souza



As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção. No Brasil, onde a diversidade cultural e a riqueza de paisagens naturais são frequentemente exploradas nas produções cinematográficas, os impactos das alterações climáticas começam a se manifestar de maneira preocupante.

Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado diversos eventos extremos relacionados à crise climática. Em janeiro de 2024, chuvas torrenciais atingiram São Paulo, resultando em inundações que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas e causaram danos significativos à infraestrutura. Em fevereiro, o Nordeste sofreu com uma onda de calor severo, causando secas prolongadas que afetaram a agricultura e o abastecimento de água em estados como Bahia e Pernambuco.

Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações. Em abril, chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram inundações, deixando mais de 1 milhão de pessoas afetadas, sendo considerada a maior tragédia climática do estado após décadas. Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas, mas também a necessidade urgente de políticas de mitigação e adaptação para proteger comunidades e ecossistemas.

A crise climática também tem implicações econômicas para a indústria cinematográfica. Eventos climáticos extremos podem atrasar filmagens e aumentar os custos de produção, além de afetar a distribuição de filmes, especialmente em regiões vulneráveis. Festivais de cinema ao ar livre, que costumam ser populares, podem ser prejudicados por condições climáticas imprevisíveis, afetando a visibilidade de filmes e a conexão com o público.

As mudanças climáticas estão remodelando a paisagem do cinema brasileiro, desafiando cineastas a se adaptarem e a abordarem questões ambientais de maneira inovadora. À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável.

A indústria do cinema tem um potencial significativo de influenciar a transição energética e ajudar a frear a crise climática no Brasil e no mundo. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes. Histórias que abordam os efeitos das mudanças climáticas, como secas, enchentes e desmatamento, podem sensibilizar o público para a gravidade da situação. Produções que mostram alternativas sustentáveis e práticas de energia limpa podem inspirar a adoção de soluções em nível individual e comunitário. Os filmes têm a capacidade de contar histórias que inspiram mudanças.

Produções que destacam a luta de comunidades por justiça ambiental ou a implementação de tecnologias sustentáveis podem motivar outras pessoas a agir. Narrativas que mostram como a transição energética pode ser benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia podem ajudar a desmistificar a ideia de que mudanças significativas são inviáveis. O cinema pode não apenas entreter, mas também mobilizar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável. 

A colaboração entre cineastas, comunidades e especialistas em meio ambiente pode transformar a sétima arte em uma força poderosa para a mudança, ajudando a moldar um Brasil mais resiliente e comprometido com a preservação do planeta.



(Disponível em: https://midianinja.org/mudancas-climaticas-em-cena-a-importancia-dasnarrativas-cinematograficas-para-a-preservacao-ambiental/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)



Analise as proposições que seguem e marque V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.


(__) Em "Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações", temos um problema de concordância nominal, uma vez que "exacerbados" está no masculino e não há referente no masculino. O correto seria "exacerbadas", pois a palavra faz referência a "áreas montanhosas".


(__) Em "As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção", a vírgula após a palavra "sociedade" está corretamente utilizada.


(__) Em " À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável", a expressão


"À medida que" trata-se de uma conjunção subordinativa proporcional, cuja função é iniciar uma oração subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da oração principal.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Q3117408 Português
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.



Mudanças climáticas em cena: A importância das narrativas cinematográficas para a preservação ambiental



Milene Souza



As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção. No Brasil, onde a diversidade cultural e a riqueza de paisagens naturais são frequentemente exploradas nas produções cinematográficas, os impactos das alterações climáticas começam a se manifestar de maneira preocupante.

Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado diversos eventos extremos relacionados à crise climática. Em janeiro de 2024, chuvas torrenciais atingiram São Paulo, resultando em inundações que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas e causaram danos significativos à infraestrutura. Em fevereiro, o Nordeste sofreu com uma onda de calor severo, causando secas prolongadas que afetaram a agricultura e o abastecimento de água em estados como Bahia e Pernambuco.

Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações. Em abril, chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram inundações, deixando mais de 1 milhão de pessoas afetadas, sendo considerada a maior tragédia climática do estado após décadas. Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas, mas também a necessidade urgente de políticas de mitigação e adaptação para proteger comunidades e ecossistemas.

A crise climática também tem implicações econômicas para a indústria cinematográfica. Eventos climáticos extremos podem atrasar filmagens e aumentar os custos de produção, além de afetar a distribuição de filmes, especialmente em regiões vulneráveis. Festivais de cinema ao ar livre, que costumam ser populares, podem ser prejudicados por condições climáticas imprevisíveis, afetando a visibilidade de filmes e a conexão com o público.

As mudanças climáticas estão remodelando a paisagem do cinema brasileiro, desafiando cineastas a se adaptarem e a abordarem questões ambientais de maneira inovadora. À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável.

A indústria do cinema tem um potencial significativo de influenciar a transição energética e ajudar a frear a crise climática no Brasil e no mundo. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes. Histórias que abordam os efeitos das mudanças climáticas, como secas, enchentes e desmatamento, podem sensibilizar o público para a gravidade da situação. Produções que mostram alternativas sustentáveis e práticas de energia limpa podem inspirar a adoção de soluções em nível individual e comunitário. Os filmes têm a capacidade de contar histórias que inspiram mudanças.

Produções que destacam a luta de comunidades por justiça ambiental ou a implementação de tecnologias sustentáveis podem motivar outras pessoas a agir. Narrativas que mostram como a transição energética pode ser benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia podem ajudar a desmistificar a ideia de que mudanças significativas são inviáveis. O cinema pode não apenas entreter, mas também mobilizar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável. 

A colaboração entre cineastas, comunidades e especialistas em meio ambiente pode transformar a sétima arte em uma força poderosa para a mudança, ajudando a moldar um Brasil mais resiliente e comprometido com a preservação do planeta.



(Disponível em: https://midianinja.org/mudancas-climaticas-em-cena-a-importancia-dasnarrativas-cinematograficas-para-a-preservacao-ambiental/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)



 A respeito dos inúmeros eventos climáticos em 2024, no Brasil, de acordo com o texto, é possível afirmar que:


I. Eles trazem à tona um país vulnerável às mudanças climáticas e a urgente necessidade de políticas públicas que mitiguem os efeitos e promovam adaptações a fim de proteger não apenas comunidades, como também ecossistemas.


II. Esses eventos extremos causaram danos significativos à infraestrutura, desabrigaram milhares de pessoas e comprometeram a agricultura e o abastecimento de água.


III. Eles são uma manifestação preocupante das alterações climáticas.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q3117409 Português
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.



Mudanças climáticas em cena: A importância das narrativas cinematográficas para a preservação ambiental



Milene Souza



As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção. No Brasil, onde a diversidade cultural e a riqueza de paisagens naturais são frequentemente exploradas nas produções cinematográficas, os impactos das alterações climáticas começam a se manifestar de maneira preocupante.

Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado diversos eventos extremos relacionados à crise climática. Em janeiro de 2024, chuvas torrenciais atingiram São Paulo, resultando em inundações que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas e causaram danos significativos à infraestrutura. Em fevereiro, o Nordeste sofreu com uma onda de calor severo, causando secas prolongadas que afetaram a agricultura e o abastecimento de água em estados como Bahia e Pernambuco.

Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações. Em abril, chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram inundações, deixando mais de 1 milhão de pessoas afetadas, sendo considerada a maior tragédia climática do estado após décadas. Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas, mas também a necessidade urgente de políticas de mitigação e adaptação para proteger comunidades e ecossistemas.

A crise climática também tem implicações econômicas para a indústria cinematográfica. Eventos climáticos extremos podem atrasar filmagens e aumentar os custos de produção, além de afetar a distribuição de filmes, especialmente em regiões vulneráveis. Festivais de cinema ao ar livre, que costumam ser populares, podem ser prejudicados por condições climáticas imprevisíveis, afetando a visibilidade de filmes e a conexão com o público.

As mudanças climáticas estão remodelando a paisagem do cinema brasileiro, desafiando cineastas a se adaptarem e a abordarem questões ambientais de maneira inovadora. À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável.

A indústria do cinema tem um potencial significativo de influenciar a transição energética e ajudar a frear a crise climática no Brasil e no mundo. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes. Histórias que abordam os efeitos das mudanças climáticas, como secas, enchentes e desmatamento, podem sensibilizar o público para a gravidade da situação. Produções que mostram alternativas sustentáveis e práticas de energia limpa podem inspirar a adoção de soluções em nível individual e comunitário. Os filmes têm a capacidade de contar histórias que inspiram mudanças.

Produções que destacam a luta de comunidades por justiça ambiental ou a implementação de tecnologias sustentáveis podem motivar outras pessoas a agir. Narrativas que mostram como a transição energética pode ser benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia podem ajudar a desmistificar a ideia de que mudanças significativas são inviáveis. O cinema pode não apenas entreter, mas também mobilizar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável. 

A colaboração entre cineastas, comunidades e especialistas em meio ambiente pode transformar a sétima arte em uma força poderosa para a mudança, ajudando a moldar um Brasil mais resiliente e comprometido com a preservação do planeta.



(Disponível em: https://midianinja.org/mudancas-climaticas-em-cena-a-importancia-dasnarrativas-cinematograficas-para-a-preservacao-ambiental/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)



De acordo com o texto, com as mudanças climáticas, o cinema tem papel fundamental para a preservação ambiental porque:  


I. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes.


II. A crise climática afeta a indústria cinematográfica economicamente, atrasando filmagens, aumentando custos de produção e afetando a distribuição de filmes. Por isso, se o cinema brasileiro quiser sobreviver, precisará atuar em prol da preservação ambiental, abordando o tema em suas produções.


III. A sétima arte é importante caminho para provocar a reflexão e a conscientização a respeito da crise climática e sua urgência, sensibilizando e inspirando mudanças.


É correto o que se apresenta em: 

Alternativas
Q3117410 Português

Imagem associada para resolução da questão


(Disponível em: @desenhosdonando. Acesso em 08 dez.2024.)


A respeito da charge, marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) O humor e a crítica são construídas a partir da relação intertextual entre a especulação imobiliária instigada pela PEC da privatização da praias com um clássico personagem da TV, implacável em cobrar aluguel.


(__) É uma crítica à PEC de privatização das praias e, para compreendê-la, é necessário que o leitor mobilize seus conhecimentos a respeito da atualidade.


(__) O tema central da charge é a interação entre diferentes gerações, proporcionada pelo conhecimento partilhado entre elas, no caso, a possibilidade de as praias brasileiras serem privatizadas.


(__) A charge é um gênero textual composto por desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, geralmente veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Q3117411 Atualidades

A edição 2024 da mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro foi divulgada em novembro e revelou que, nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro - impresso ou digital - de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa. Se considerarmos somente livros inteiros lidos, no período de três meses anteriores à pesquisa, esse percentual é ainda menor: 27% dos brasileiros. A redução no percentual de leitores identificada na série histórica da pesquisa se deu em todos os perfis e segmentos pesquisados: por faixa etária, gênero, escolaridade, estudantes e não estudantes, por classe e renda. O estudo de 2024 permite a leitura dos resultados por unidades da federação e possibilita comparar os resultados de 2024 com os de 2019 e do restante da série histórica da pesquisa por região (Instituto Pró-Livro, 2024). Dado esse contexto e considerando-se a 6ª edição da "Retratos da Leitura no Brasil", única pesquisa nacional que avalia o comportamento leitor dos brasileiros, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. A Região Sul é a única das cinco do país onde ainda há uma maioria de leitores na população: atualmente, aproximadamente, 53% dos moradores dos três estados leram total ou parcialmente pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa. Santa Catarina é o estado com maior proporção de leitores.


CONTUDO


II. Os leitores que leram total ou parcialmente pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa ficou abaixo do verificado na edição anterior da pesquisa, quando a mesma região registrou, aproximadamente, 58% de leitores.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Q3117412 Pedagogia

Em 2024, pela primeira vez, o Brasil participou do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss , em inglês), que ocorre desde 1995. Os resultados, divulgados pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), comprovam que, na escala do Timss , a média do Brasil em matemática, entre os alunos de 9 anos, foi de 400 pontos, à frente apenas de três dos 64 países participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul. 51% das crianças brasileiras do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou somar e subtrair números de três algarismos (200 - 150, por exemplo). No 8º ano, 62% não sabem calcular o lado de um quadrado, tampouco sabem lidar com formas básicas (como círculo e quadrado) e suas representações visuais; não entendem relações lineares de proporção; não conseguem determinar o lado de um polígono e não são capazes de interpretar informações em gráficos. Nessa faixa, com a média de 378 pontos, o Brasil ficou à frente apenas do Marrocos. Foi ultrapassado por nações como Irã, Uzbequistão, Chile, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul e Jordânia. Em ciências, no 4º ano: 39% não dominam conhecimentos básicos, como saber informações simples sobre plantas, animais e meio ambiente. Já no 8º ano: 42% não conseguiram responder a perguntas sobre células, tecidos e órgãos, e também não souberam distinguir uma reação química de uma física (Tenente, 2024).


Em um contexto educacional em que avaliações nacionais e internacionais apontam desafios significativos na educação brasileira, especialmente em áreas fundamentais como matemática e ciências, qual proposta pedagógica seria mais adequada para utilizar estes dados avaliativos de forma construtiva no processo de ensino-aprendizagem? Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q3117413 Pedagogia
O Plano Municipal de Educação apresenta distintas diretrizes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas diretrizes: 
Alternativas
Q3117414 Pedagogia

Acerca do Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024), analise as assertivas a seguir:


I. A aprovação do PNE está prevista na Constituição de 1988.


II. A maior parte das 20 metas estabelecidas no plano em vigor não foi alcançada.


III. O PNE (2014-2024) estará vigente até 31 de dezembro de 2024.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q3117415 Pedagogia

Segundo a Prefeitura Municipal de Blumenau (2024), a Pró-família realiza suas atividades de forma gratuita, na sede e nos mais de 100 polos externos, com aulas de variadas modalidades, desenvolvendo o aprendizado, bem como, ações de formação e de inclusão ao mercado de trabalho. Além disso, promove e contribui na realização de importantes eventos na cidade, oportunizando integração social com ações solidárias e voluntárias, além de ajudar no desenvolvimento da economia local. Dada tal contextualização, você como professor(a) desse programa, sabe que a missão da Pró-Família é:


I. Promover, por meio de programas voltados às crianças e ao adolescente, idosos e grupos voluntários organizados, o bem-estar da família blumenauense.


II. Permitir o acesso às atividades que contribuem para o desenvolvimento da criança e do adolescente, promovendo sua socialização e o exercício da cidadania.


III. Proporcionar à pessoa idosa proteção à vida, bem como saúde física e mental, o que contribui para um envelhecimento saudável. 


IV. Valorizar e promover o incentivo às habilidades manuais para membros voluntários dos clubes de mães.



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q3117416 Artes Visuais

O desenvolvimento estético de cada um é diferente a depender da bagagem cultural, do contato com obras de artes e, principalmente do exercício crítico de leitura de imagens a ser elaborado nas aulas de Artes. Para a Professora Doutora Maria Helena Wagner Rossi, os professores de Artes Visuais devem conhecer os níveis de leituras de seus alunos e, para isso, ela apresenta o estudo de Abigail Housen que determinou a existência de cinco tipos diferentes de leitores. Sua classificação vai dos menos adeptos ao convívio com obras de arte aos que detêm uma gama maior de saberes sobre Artes Visuais. Analise os itens que seguem a respeito dos cinco tipos de leitores e organize-os de acordo com a ordem de classificação de Housen:


1. Constructive (construtivo): julgam com base naquilo que pressupõem ser a verdade, o bom, o apropriado.


2. Interpretative (interpretativo): liberam pensamentos e sentimentos, podem se utilizar de metáforas e ao que é comum na experiência humana.


3. Accountive (descritivo, narrativo): mais impressionáveis pelo tema. 


4. Classifying (classificativo): classificam, rotulam, arquivam detalhes e fatos históricos da arte.


5. Re-creative (recreativo): refletem sobre o objeto artístico, sobre si próprios e sobre a experiência estética.


A sequência correta dos 5 (cinco) tipos de leitores é: 

Alternativas
Q3117417 Educação Artística
No campo da Metodologia do Ensino de Arte, Miriam Celeste Martins, Gisa Picosque e M. Terezinha Telles Guerra propõem que professores de Artes trabalhem com a criação e execução de projetos. Segundo elas, "Trabalhar com projetos exige uma reflexão constante, e é por meio dela que podemos avaliar todos os passos planejados e já realizados, para dar sequência às ações. Essas ações, depois de operadas e recriadas na própria ação serão refletidas para nova avaliação e replanejamento. [...] Em nossa prática temos confirmado a necessidade básica de desenvolver três momentos no projeto em ação − com atividades, objetivos e ações específicas − para seu desenvolvimento" (MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 1998, p. 166). Com base na metodologia discutida do excerto, assinale a alternativa que apresenta esses três momentos cronologicamente ordenados:
Alternativas
Q3117418 Educação Artística

Sobre o Bauernmalerei e o Patchwork, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. O Bauernmalerei e o Patchwork são artesanatos que compartilham raízes na tradição popular, sendo ambas utilizadas para decorar objetos do cotidiano.


PORQUE


II. As duas práticas manuais se originaram exclusivamente no contexto rural europeu a partir da necessidade econômica das mulheres gregas e espanholas da época.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Q3117419 Educação Artística

Os artistas _____________, ao desejarem exaltar a cultura brasileira, esforçaram-se para desvincular a arte nacional das convenções acadêmicas europeias, priorizando as cores, a criatividade e os temas ligados ao Brasil.


Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna:

Alternativas
Q3117420 Artes Visuais

Analise a imagem do mural de Daiara Tukano, a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão


Daiara Tukano, Selva Mãe do Rio Menino, 2020, Belo Horizonte, 1000m2.



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q3117421 Pedagogia

A Lei n.º 10.639/2003 estabeleceu diretrizes para o ensino obrigatório de conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira e africana. No contexto da disciplina de Artes Visuais, quais conteúdos são diretamente contemplados por essa legislação?


I. Representações artísticas e estéticas da África e da cultura afro-brasileira, abordando influências na arte contemporânea brasileira.


II. História e Cultura Afro-Brasileira, com ênfase exclusiva na escravidão e seus impactos sociais.


III. Estudo de filosofias afrodescendentes e representações de mitologias africanas na arte visual global.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q3117422 Artes Visuais
Para ler uma obra de arte, nos valemos de nossas referências anteriores, sejam conhecimentos artísticos ou não. "Nesse sentido, não há uma leitura, mas leituras, onde cada um precisa encontrar modos múltiplos de melhor saborear a imagem" (PILLAR, 2001, p. 20). Sobre a leitura de obras de arte, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3117423 Educação Artística
A Pedagogia Triangular, desenvolvida por Ana Mae Barbosa, é uma metodologia de ensino da arte que busca promover uma aprendizagem crítica, reflexiva e interdisciplinar que conecta a produção artística, o contexto sociocultural e a prática pedagógica. Para tal, ela elaborou 03 (três) eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta os eixos da Pedagogia Triangular: 
Alternativas
Q3117424 Artes Visuais

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona alguns elementos formais da composição visual fotográfica com suas respectivas funções:


Primeira coluna: elementos da composição visual


1.Grupos

2.Linhas condutoras

3.Formatos negativos


Segunda coluna: uso dos elementos na composição


(__) Refere-se ao fundo da imagem, no qual se cria contraste.


(__) Refere-se à forma, na qual se cria a estabilidade ou instabilidade.


(__) Refere-se à atração do olhar do espectador para um assunto real.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: 

Alternativas
Q3117425 Educação Artística
Datada de 1967, a instalação Tropicália é uma importante obra de Hélio Oiticica. Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta sobre essa obra:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: B
6: A
7: B
8: D
9: E
10: C
11: D
12: C
13: C
14: B
15: D
16: C
17: E
18: B
19: C
20: B