Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2024 para Professor de Arte (Teatro)
Foram encontradas 15 questões
Acerca do teatro renascentista, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O teatro renascentista foi marcado pela redescoberta das tragédias e comédias da Antiguidade Clássica, utilizando princípios da Poética de Aristóteles.
EM DECORRÊNCIA DISSO
II. O teatro renascentista incorporou elementos da dramaturgia clássica, como a estrutura em cinco atos e a valorização da catarse.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
O teatro contemporâneo tem se caracterizado pela exploração de novas formas de relação entre obra, artista e público, questionando os limites tradicionais da representação teatral. Em um contexto em que as fronteiras entre diferentes linguagens artísticas tornam-se cada vez mais fluidas e as tecnologias digitais ampliam as possibilidades de criação e interação, surgem novos paradigmas para a prática teatral. Considerando essas transformações e seus impactos na produção teatral atual, analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) O teatro pós-dramático privilegia a desconstrução da narrativa linear e da representação mimética, explorando a performatividade, a multiplicidade de linguagens e a dissolução das fronteiras entre real e ficcional, como se observa em trabalhos que utilizam elementos autobiográficos, documentais e tecnológicos para criar experiências que questionam a própria natureza do fazer teatral.
(__) O teatro pós-dramático fundamenta-se na eliminação completa do elemento humano em cena, priorizando instalações tecnológicas autônomas e experiências puramente virtuais, em que a presença do ator é substituída integralmente por projeções e interações digitais, estabelecendo assim uma nova forma de teatralidade baseada exclusivamente na mediação tecnológica.
(__) O teatro pós-dramático caracteriza-se pela fusão total entre ator e personagem, buscando uma autenticidade psicológica absoluta através da eliminação de qualquer distanciamento interpretativo, em que o performer deve vivenciar completamente as experiências representadas, abandonando a consciência da teatralidade em favor de uma verdade cênica literal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Considerando-se o contexto histórico e as características específicas do teatro medieval, analise as afirmações a seguir:
I. O teatro medieval desenvolveu-se inicialmente dentro das igrejas através dos dramas litúrgicos, evoluindo posteriormente para as representações nos adros e praças públicas.
II. As representações medievais eram exclusivamente religiosas, realizadas somente dentro das igrejas, sem participação popular e com textos escritos apenas em latim.
III. As apresentações medievais eram realizadas exclusivamente por grupos profissionais itinerantes, que mantinham uma tradição teatral secular independente das manifestações populares locais.
É correto o que se afirma em:
Considerando a importância de contextualizar historicamente o Teatro do Oprimido e de reconhecer a influência do Teatro de Arena em sua formulação, qual das alternativas a seguir descreve com maior precisão a relação entre esses dois movimentos teatrais e sua contribuição para o desenvolvimento do teatro brasileiro?
Assinale a alternativa correta:
Em um projeto de contraturno escolar voltado para adolescentes do Ensino Fundamental II, você observa que diversos alunos demonstram dificuldades de expressão corporal e verbal, além de apresentarem resistência ao trabalho coletivo. Considerando as potencialidades transformadoras do teatro na formação humana e os jogos teatrais como metodologia, analise a situação a seguir:
Durante os primeiros encontros, você percebe que três alunos recusam-se a participar das atividades propostas, permanecendo isolados. Ao mesmo tempo, outros cinco demonstram excesso de competitividade, dificultando o desenvolvimento de jogos cooperativos.
Diante desse cenário, assinale a alternativa que apresenta a abordagem metodológica mais adequada:
Assinale a alternativa correta:
Considerando as principais teorias de construção de personagem e suas características fundamentais, analise as assertivas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Stanislavski desenvolveu o conceito de memória emotiva e ações físicas.
(__) Brecht propôs o efeito de distanciamento através do gestus social.
(__) Meyerhold criou a biomecânica como sistema de treinamento psicofísico do ator, representando diferentes concepções sobre a relação entre ator e personagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Entre as décadas de 50 e 60, surgiram grupos e dramaturgos que revolucionaram a cena teatral brasileira, estabelecendo novos paradigmas para a produção teatral. Considerando este contexto histórico, qual das afirmações a seguir caracteriza corretamente as transformações ocorridas neste período?
I.O Teatro Oficina, sob direção de José Celso Martinez Corrêa, revolucionou a cena teatral brasileira ao propor uma ruptura antropofágica radical, mesclando elementos da cultura brasileira com vanguardas internacionais.
II. O Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) trouxe uma abordagem inovadora ao profissionalizar a produção teatral no Brasil, investindo em elencos estáveis, cenografias sofisticadas e diretores de renome, o que ajudou a consolidar o teatro como uma expressão cultural de alta relevância.
III. O surgimento de dramaturgos como Nelson Rodrigues trouxe à cena teatral brasileira temáticas até então consideradas tabus, explorando questões psicológicas, familiares e sociais de forma intensa e inovadora, contribuindo para a complexificação da dramaturgia nacional.
É correto o que se afirma em:
No Brasil, importantes festivais de teatro desempenharam papéis cruciais na difusão das artes cênicas, oferecendo espaços de experimentação, formação e intercâmbio artístico. Entre esses eventos, destacam-se o Festival Internacional de Londrina (FILO), o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB) e o Festival de Teatro de Curitiba, cada um com contribuições singulares para o teatro nacional. Considerando o impacto desses festivais, analise as afirmativas a seguir:
I. O FILO destaca-se por sua abordagem inovadora, com uma programação que vai além do teatro tradicional, integrando manifestações culturais diversas e contribuindo para a formação de artistas e plateias.
II. O FITUB é referência no teatro universitário brasileiro, destacando-se como espaço de experimentação, formação e troca cultural entre grupos acadêmicos do Brasil e do exterior.
III. O Festival de Teatro de Curitiba consolida-se como um dos maiores festivais de teatro da América Latina, promovendo uma programação diversificada que combina produções nacionais e internacionais.
É correto o que se afirma em: