Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2024 para Professor de Ensino Religioso
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Fonte: PMB. O Corpo do Som chega aos Centros de Educação Infantil. 2024. Disponível em< https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/o-c orpo-do-som-chega-aos-centros-de-educaacaao-infantil80 > Acesso em 15 out 2024. Adaptado.
Tendo em vista a notícia apresentada, analise as afirmativas em relação ao desenvolvimento cultural e educacional de Blumenau:
I.O alcance do projeto em diferentes bairros demonstra uma política de descentralização cultural.
II.O projeto evidencia uma valorização exclusiva da música erudita europeia, característica histórica da colonização da região.
III.A política de fomento à cultura em Blumenau inclui mecanismos de financiamento público através de fundos municipais e editais de premiação.
É correto o que se afirma em:
I.A implementação de tecnologias de IA nas escolas tem evidenciado a necessidade de desenvolver novas competências digitais tanto em professores quanto em alunos.
II.O debate sobre ética e IA na educação inclui questões sobre privacidade de dados, vieses algorítmicos e equidade no acesso às tecnologias.
III.O uso de IA na educação restringe-se à automatização de tarefas administrativas, não tendo impacto direto nos processos pedagógicos.
É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
I.A obrigatoriedade abrange apenas as disciplinas de História e Geografia.
II.A inclusão dos conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena visa resgatar as contribuições desses grupos para a formação da sociedade nacional.
III.As áreas de Literatura e Educação Artística são especialmente mencionadas como áreas em que os conteúdos devem ser trabalhados.
É correto o que se afirma em:
I.Garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades.
II.Oferta de apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação.
III.Adoção de medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena.
É correto o que se afirma em:
I.O fenômeno da gentrificação em áreas centrais tem provocado o deslocamento de famílias para regiões mais distantes, impactando a permanência dos estudantes em suas escolas de origem.
POR ISSO,
II.O planejamento urbano contemporâneo brasileiro tem priorizado e executado, com maestria, a construção de "bairros educadores", com equipamentos culturais e educacionais integrados ao território.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I.O percurso formativo compreende apenas as experiências formais vivenciadas nas instituições de ensino.
II.O percurso formativo é refletido pelo conjunto de cursos e treinamentos pontuais, que visam à transmissão de novas informações e técnicas de ensino aos professores.
III.O percurso formativo inclui todas as experiências que proveem as capacidades necessárias para o desempenho das atividades nos diferentes campos da vida.
É correto o que se afirma em:
I.A integração das TEAC no processo educativo visa potencializar a construção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico.
II.As TEAC podem proporcionar novas formas de interação e colaboração entre estudantes e professores.
III.A formação continuada dos professores para o uso das TEAC é fundamental para sua efetiva integração no currículo.
IV.As TEAC, que são equipamentos tecnológicos utilizados para o entretenimento dos estudantes, têm o papel de tornar as aulas mais atrativas e divertidas.
É correto o que se afirma em:
I.A avaliação tem a função de classificar e selecionar os estudantes de acordo com seu desempenho.
II.Os instrumentos de avaliação devem responder aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos objetos de conhecimento avaliados.
III.A avaliação do processo educativo orienta o planejamento do ensino, focando no progresso contínuo do aluno.
É correto o que se afiram em:
I.Possibilitar aos sujeitos a elaboração de conhecimentos científicos por meio da mediação do professor.
II.Viabilizar o processo de aprendizagem e desenvolvimento do sujeito a partir das histórias humanas que caracterizam a cultura.
III.Adaptar os estudantes às normas e regras da sociedade, garantindo a ordem e a disciplina no ambiente escolar.
É correto o que se afirma em:
I.A aprendizagem e o desenvolvimento são fenômenos humanos semioticamente mediados, que transformam as histórias do sujeito a partir da relação que se estabelece entre eles.
II.O sujeito se (re)constrói em suas relações com o seu entorno para a elaboração de uma compreensão de mundo, interagindo gradativamente com pessoas e instituições desde o nascimento.
III.As instituições de ensino são secundárias no processo de apropriação do conhecimento formal (científico), tendo um papel complementar ao desenvolvimento espontâneo do sujeito.
IV.A cultura torna-se parte da natureza humana em um processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico humano.
É correto o que se afirma em:
I.O planejamento dos contextos de aprendizagem deve considerar os conhecimentos cotidianos dos estudantes para a construção do conhecimento científico.
POIS,
II.A aprendizagem é um processo linear e cumulativo, que ocorre por meio da aquisição gradual de conhecimentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Considerando a relação entre desenvolvimento humano e cultura na perspectiva Histórico-Cultural adotada pelo Currículo de Blumenau, salienta-se que:
(__) As interações sociais mediadas são fundamentais para a constituição do sujeito em sua totalidade.
(__) O desenvolvimento humano ocorre por meio da internalização de ferramentas culturais, como a linguagem, as artes e os valores, em um processo de interação social.
(__) A criança apropria-se dos conhecimentos da cultura através da mediação de sujeitos mais experientes.
Ao registrar V, para verdadeiras, e F, para falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A alteridade, derivada do latim "alter " (o outro), é um conceito central na BNCC. Segundo esse documento, a alteridade refere-se à qualidade do que é diferente de 'eu' ou do 'nós' e enfatiza a importância do reconhecimento e respeito às diversidades. O filósofo Emmanuel Levinas (1905-1995) destaca que a subjetividade é originariamente a abertura para o outro, constituindo-se na relação com a alteridade. Para Levinas, o outro é essencial na formação da identidade, pois é por meio do encontro com o outro que o indivíduo se reconhece e se define. A BNCC adota essa perspectiva, promovendo a alteridade como uma fonte de enriquecimento e não como uma ameaça à identidade. A identidade, por sua vez, oriunda do termo latino 'idem ' (o mesmo), é entendida na BNCC como uma construção dinâmica que inclui tanto um núcleo permanente quanto uma face flutuante. O filósofo Georg Hegel (1770-1831), em A fenomenologia do Espírito, argumenta que a consciência de si é adquirida na relação com o outro, destacando a dialética entre identidade e alteridade. Segundo Hegel, é na interação com o diferente que o indivíduo desenvolve a consciência de sua própria identidade. Com base nos conceitos citados anteriormente, à luz do contexto da BNCC, analise as seguintes afirmações:
I.A alteridade, segundo a BNCC, destaca-se como um fundamento teórico e pedagógico do Ensino Religioso, promovendo o respeito e o reconhecimento das diversidades.
II.A identidade é descrita na BNCC como uma construção fixa e inalterável, baseada exclusivamente nas tradições e costumes de origem de um grupo ou indivíduo.
III.Alteridade e identidade são categorias interligadas na BNCC, na qual a experiência da alteridade é vista como essencial para a formação de uma identidade própria.
IV.A BNCC trata a identidade como uma dimensão dinâmica que inclui tanto características permanentes quanto aspectos flutuantes, refletindo mudanças e aspirações.
V.A concepção de alteridade na BNCC sugere que a diversidade é uma ameaça à identidade, devendo ser abordada com cautela para evitar conflitos culturais e religiosos.
É correto que se afirma em:
Fonte: RANQUETAT JR, Cesar. Laicidade, laicismo e secularização: definindo e esclarecendo conceitos. Revista Sociais e Humanas, v. 21, n. 1, p. 67-75, 2008.
Como base nesta afirmação e nas concepções contidas na obra O Dossel Sagrado (1971), de autoria de Peter Berger, qual conceito se refere ao fenômeno histórico-social pelo qual setores da sociedade e da cultura são subtraídos da dominação das instituições e símbolos religiosos, caracterizando-se pelo declínio da religião e pela perda de sua posição central na vida social e institucional?
Primeira coluna: Princípio
1.Diversidade 2.Integração 3.Ancestralidade 4.Palavra 5.Processos de Socialização
Segunda coluna: Significado
(__)Unifica todas as partes em um todo orgânico, garantindo coexistência e complementação.
(__)Atribui força divina à palavra, essencial para transmitir conhecimentos e valores.
(__)Comunidade forma o indivíduo, construindo identidade e mantendo o tecido social.
(__)Promove a pluralidade e a flexibilidade cultural, valorizando as diferenças e a adaptação.
(__)Organiza a vida e instituições baseando-se na tradição e história dos antepassados.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Fonte: VILHENA, Maria Ângela. Ritos expressões e propriedades. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 55.
Leia atentamente as assertivas sobre ritos religiosos e não religiosos:
I.Ritos religiosos e não religiosos são ações sociais ordenadas, realizadas em tempos e espaços específicos, reforçando laços comunitários e culturais através de sequências comportamentais padronizadas e repetitivas.
II.Ritos religiosos ancoram-se em sistemas simbólicos, permitindo que os fiéis reavivem valores culturais e espirituais do grupo, ligando-se a eventos significativos da vida biológica, pessoal e social.
III.Ritos não religiosos são exclusivamente eventos sociais sem qualquer conexão com símbolos e não desempenham papel na organização cultural ou social do grupo. IV.Ritos religiosos são ações exclusivamente individuais, sem impacto na comunidade ou no reforço de laços culturais e sociais, focando apenas na experiência pessoal do praticante.
V. Ritos não religiosos ocorrem somente em ocasiões de crise ou eventos inesperados, não sendo utilizados para celebrar vitórias, alegrias ou tradições culturais regulares.
É correto o que se afirma em:
Fonte: DIETRICH, L. J.; SILVA, C. M. D. da. Religião, revelação, textos sagrados. Revista Pistis & Praxis, [S. l.], v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.7213/2175-1838.13.01.AO03. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/27901. Acesso em: 20 jul. 2024.
Considerando as informações contidas no texto anterior e a importância das narrativas sagradas, tanto orais quanto escritas, na transmissão das revelações divinas em diversas religiões, assinale a assertiva correta quanto ao modo de interação entre revelação e racionalidade no contexto das tradições religiosas.