Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2024 para Professor de Música (Violão)

Foram encontradas 25 questões

Q3121087 Português

Mudanças climáticas em cena: A importância das narrativas cinematográficas para a preservação ambiental 


Milene Souza


As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção. No Brasil, onde a diversidade cultural e a riqueza de paisagens naturais são frequentemente exploradas nas produções cinematográficas, os impactos das alterações climáticas começam a se manifestar de maneira preocupante. 


Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado diversos eventos extremos relacionados à crise climática. Em janeiro de 2024, chuvas torrenciais atingiram São Paulo, resultando em inundações que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas e causaram danos significativos à infraestrutura. Em fevereiro, o Nordeste sofreu com uma onda de calor severo, causando secas prolongadas que afetaram a agricultura e o abastecimento de água em estados como Bahia e Pernambuco. 


Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações. Em abril, chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram inundações, deixando mais de 1 milhão de pessoas afetadas, sendo considerada a maior tragédia climática do estado após décadas. Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas, mas também a necessidade urgente de políticas de mitigação e adaptação para proteger comunidades e ecossistemas. 


A crise climática também tem implicações econômicas para a indústria cinematográfica. Eventos climáticos extremos podem atrasar filmagens e aumentar os custos de produção, além de afetar a distribuição de filmes, especialmente em regiões vulneráveis. Festivais de cinema ao ar livre, que costumam ser populares, podem ser prejudicados por condições climáticas imprevisíveis, afetando a visibilidade de filmes e a conexão com o público. 


As mudanças climáticas estão remodelando a paisagem do cinema brasileiro, desafiando cineastas a se adaptarem e a abordarem questões ambientais de maneira inovadora. À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável. 


A indústria do cinema tem um potencial significativo de influenciar a transição energética e ajudar a frear a crise climática no Brasil e no mundo. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes. Histórias que abordam os efeitos das mudanças climáticas, como secas, enchentes e desmatamento, podem sensibilizar o público para a gravidade da situação. Produções que mostram alternativas sustentáveis e práticas de energia limpa podem inspirar a adoção de soluções em nível individual e comunitário. Os filmes têm a capacidade de contar histórias que inspiram mudanças.


Produções que destacam a luta de comunidades por justiça ambiental ou a implementação de tecnologias sustentáveis podem motivar outras pessoas a agir. Narrativas que mostram como a transição energética pode ser benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia podem ajudar a desmistificar a ideia de que mudanças significativas são inviáveis. O cinema pode não apenas entreter, mas também mobilizar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável. 


A colaboração entre cineastas, comunidades e especialistas em meio ambiente pode transformar a sétima arte em uma força poderosa para a mudança, ajudando a moldar um Brasil mais resiliente e comprometido com a preservação do planeta.


(Disponível em: https://midianinja.org/mudancas-climaticas-em-cena-a-importancia-das-narrativas-cinematograficas-para-a-preservacao-ambiental/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)


Analise as proposições que seguem e marque V, para as verdadeiras, e F, para as falsas. 


( ) Em "Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações", temos um problema de concordância nominal, uma vez que "exacerbados" está no masculino e não há referente no masculino. O correto seria "exacerbadas", pois a palavra faz referência a "áreas montanhosas". 


( ) Em "As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção", a vírgula após a palavra "sociedade" está corretamente utilizada. 


( ) Em "À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável", a expressão "À medida que" trata-se de uma conjunção subordinativa proporcional, cuja função é iniciar uma oração subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da oração principal. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas
Q3121088 Português

Mudanças climáticas em cena: A importância das narrativas cinematográficas para a preservação ambiental 


Milene Souza


As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção. No Brasil, onde a diversidade cultural e a riqueza de paisagens naturais são frequentemente exploradas nas produções cinematográficas, os impactos das alterações climáticas começam a se manifestar de maneira preocupante. 


Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado diversos eventos extremos relacionados à crise climática. Em janeiro de 2024, chuvas torrenciais atingiram São Paulo, resultando em inundações que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas e causaram danos significativos à infraestrutura. Em fevereiro, o Nordeste sofreu com uma onda de calor severo, causando secas prolongadas que afetaram a agricultura e o abastecimento de água em estados como Bahia e Pernambuco. 


Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações. Em abril, chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram inundações, deixando mais de 1 milhão de pessoas afetadas, sendo considerada a maior tragédia climática do estado após décadas. Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas, mas também a necessidade urgente de políticas de mitigação e adaptação para proteger comunidades e ecossistemas. 


A crise climática também tem implicações econômicas para a indústria cinematográfica. Eventos climáticos extremos podem atrasar filmagens e aumentar os custos de produção, além de afetar a distribuição de filmes, especialmente em regiões vulneráveis. Festivais de cinema ao ar livre, que costumam ser populares, podem ser prejudicados por condições climáticas imprevisíveis, afetando a visibilidade de filmes e a conexão com o público. 


As mudanças climáticas estão remodelando a paisagem do cinema brasileiro, desafiando cineastas a se adaptarem e a abordarem questões ambientais de maneira inovadora. À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável. 


A indústria do cinema tem um potencial significativo de influenciar a transição energética e ajudar a frear a crise climática no Brasil e no mundo. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes. Histórias que abordam os efeitos das mudanças climáticas, como secas, enchentes e desmatamento, podem sensibilizar o público para a gravidade da situação. Produções que mostram alternativas sustentáveis e práticas de energia limpa podem inspirar a adoção de soluções em nível individual e comunitário. Os filmes têm a capacidade de contar histórias que inspiram mudanças.


Produções que destacam a luta de comunidades por justiça ambiental ou a implementação de tecnologias sustentáveis podem motivar outras pessoas a agir. Narrativas que mostram como a transição energética pode ser benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia podem ajudar a desmistificar a ideia de que mudanças significativas são inviáveis. O cinema pode não apenas entreter, mas também mobilizar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável. 


A colaboração entre cineastas, comunidades e especialistas em meio ambiente pode transformar a sétima arte em uma força poderosa para a mudança, ajudando a moldar um Brasil mais resiliente e comprometido com a preservação do planeta.


(Disponível em: https://midianinja.org/mudancas-climaticas-em-cena-a-importancia-das-narrativas-cinematograficas-para-a-preservacao-ambiental/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)


Em "Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas", o termo destacado: 
Alternativas
Q3121089 Português

Mudanças climáticas em cena: A importância das narrativas cinematográficas para a preservação ambiental 


Milene Souza


As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção. No Brasil, onde a diversidade cultural e a riqueza de paisagens naturais são frequentemente exploradas nas produções cinematográficas, os impactos das alterações climáticas começam a se manifestar de maneira preocupante. 


Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado diversos eventos extremos relacionados à crise climática. Em janeiro de 2024, chuvas torrenciais atingiram São Paulo, resultando em inundações que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas e causaram danos significativos à infraestrutura. Em fevereiro, o Nordeste sofreu com uma onda de calor severo, causando secas prolongadas que afetaram a agricultura e o abastecimento de água em estados como Bahia e Pernambuco. 


Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações. Em abril, chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram inundações, deixando mais de 1 milhão de pessoas afetadas, sendo considerada a maior tragédia climática do estado após décadas. Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas, mas também a necessidade urgente de políticas de mitigação e adaptação para proteger comunidades e ecossistemas. 


A crise climática também tem implicações econômicas para a indústria cinematográfica. Eventos climáticos extremos podem atrasar filmagens e aumentar os custos de produção, além de afetar a distribuição de filmes, especialmente em regiões vulneráveis. Festivais de cinema ao ar livre, que costumam ser populares, podem ser prejudicados por condições climáticas imprevisíveis, afetando a visibilidade de filmes e a conexão com o público. 


As mudanças climáticas estão remodelando a paisagem do cinema brasileiro, desafiando cineastas a se adaptarem e a abordarem questões ambientais de maneira inovadora. À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável. 


A indústria do cinema tem um potencial significativo de influenciar a transição energética e ajudar a frear a crise climática no Brasil e no mundo. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes. Histórias que abordam os efeitos das mudanças climáticas, como secas, enchentes e desmatamento, podem sensibilizar o público para a gravidade da situação. Produções que mostram alternativas sustentáveis e práticas de energia limpa podem inspirar a adoção de soluções em nível individual e comunitário. Os filmes têm a capacidade de contar histórias que inspiram mudanças.


Produções que destacam a luta de comunidades por justiça ambiental ou a implementação de tecnologias sustentáveis podem motivar outras pessoas a agir. Narrativas que mostram como a transição energética pode ser benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia podem ajudar a desmistificar a ideia de que mudanças significativas são inviáveis. O cinema pode não apenas entreter, mas também mobilizar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável. 


A colaboração entre cineastas, comunidades e especialistas em meio ambiente pode transformar a sétima arte em uma força poderosa para a mudança, ajudando a moldar um Brasil mais resiliente e comprometido com a preservação do planeta.


(Disponível em: https://midianinja.org/mudancas-climaticas-em-cena-a-importancia-das-narrativas-cinematograficas-para-a-preservacao-ambiental/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)


De acordo com o texto, com as mudanças climáticas, o cinema tem papel fundamental para a preservação ambiental porque: 
I. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes. 
II. A crise climática afeta a indústria cinematográfica economicamente, atrasando filmagens, aumentando custos de produção e afetando a distribuição de filmes. Por isso, se o cinema brasileiro quiser sobreviver, precisará atuar em prol da preservação ambiental, abordando o tema em suas produções. 
III. A sétima arte é importante caminho para provocar a reflexão e a conscientização a respeito da crise climática e sua urgência, sensibilizando e inspirando mudanças. 
É correto o que se apresenta em: 
Alternativas
Q3121090 Português

Mudanças climáticas em cena: A importância das narrativas cinematográficas para a preservação ambiental 


Milene Souza


As mudanças climáticas são um tema que permeia diversas esferas da sociedade, e para a sétima arte, ele não é uma exceção. No Brasil, onde a diversidade cultural e a riqueza de paisagens naturais são frequentemente exploradas nas produções cinematográficas, os impactos das alterações climáticas começam a se manifestar de maneira preocupante. 


Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado diversos eventos extremos relacionados à crise climática. Em janeiro de 2024, chuvas torrenciais atingiram São Paulo, resultando em inundações que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas e causaram danos significativos à infraestrutura. Em fevereiro, o Nordeste sofreu com uma onda de calor severo, causando secas prolongadas que afetaram a agricultura e o abastecimento de água em estados como Bahia e Pernambuco. 


Enquanto isso, em março, o Rio de Janeiro enfrentou deslizamentos de terra em áreas montanhosas, exacerbados por chuvas intensas, resultando em tragédias e evacuações. Em abril, chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram inundações, deixando mais de 1 milhão de pessoas afetadas, sendo considerada a maior tragédia climática do estado após décadas. Esses eventos refletem não apenas a vulnerabilidade das regiões brasileiras às mudanças climáticas, mas também a necessidade urgente de políticas de mitigação e adaptação para proteger comunidades e ecossistemas. 


A crise climática também tem implicações econômicas para a indústria cinematográfica. Eventos climáticos extremos podem atrasar filmagens e aumentar os custos de produção, além de afetar a distribuição de filmes, especialmente em regiões vulneráveis. Festivais de cinema ao ar livre, que costumam ser populares, podem ser prejudicados por condições climáticas imprevisíveis, afetando a visibilidade de filmes e a conexão com o público. 


As mudanças climáticas estão remodelando a paisagem do cinema brasileiro, desafiando cineastas a se adaptarem e a abordarem questões ambientais de maneira inovadora. À medida que o Brasil enfrenta essas transformações, a sétima arte se torna um importante veículo para a reflexão e a conscientização sobre a urgência da crise climática, incentivando a sociedade a agir em prol de um futuro mais sustentável. 


A indústria do cinema tem um potencial significativo de influenciar a transição energética e ajudar a frear a crise climática no Brasil e no mundo. Com sua capacidade de alcançar e impactar grandes audiências, o cinema pode não apenas entreter, mas também educar e mobilizar a sociedade em torno de questões ambientais urgentes. Histórias que abordam os efeitos das mudanças climáticas, como secas, enchentes e desmatamento, podem sensibilizar o público para a gravidade da situação. Produções que mostram alternativas sustentáveis e práticas de energia limpa podem inspirar a adoção de soluções em nível individual e comunitário. Os filmes têm a capacidade de contar histórias que inspiram mudanças.


Produções que destacam a luta de comunidades por justiça ambiental ou a implementação de tecnologias sustentáveis podem motivar outras pessoas a agir. Narrativas que mostram como a transição energética pode ser benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia podem ajudar a desmistificar a ideia de que mudanças significativas são inviáveis. O cinema pode não apenas entreter, mas também mobilizar a sociedade em prol de um futuro mais sustentável. 


A colaboração entre cineastas, comunidades e especialistas em meio ambiente pode transformar a sétima arte em uma força poderosa para a mudança, ajudando a moldar um Brasil mais resiliente e comprometido com a preservação do planeta.


(Disponível em: https://midianinja.org/mudancas-climaticas-em-cena-a-importancia-das-narrativas-cinematograficas-para-a-preservacao-ambiental/. Acesso em 02 dez. 2024. Adaptado.)


A respeito dos inúmeros eventos climáticos em 2024, no Brasil, de acordo com o texto, é possível afirmar que: 


I. Eles trazem à tona um país vulnerável às mudanças climáticas e a urgente necessidade de políticas públicas que mitiguem os efeitos e promovam adaptações a fim de proteger não apenas comunidades, como também ecossistemas. 


II. Esses eventos extremos causaram danos significativos à infraestrutura, desabrigaram milhares de pessoas e comprometeram a agricultura e o abastecimento de água. 


III. Eles são uma manifestação preocupante das alterações climáticas. 


É correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q3121091 Português

Imagem associada para resolução da questão


(Disponível em: @desenhosdonando. Acesso em 08 dez.2024.) 


A respeito da charge, marque V, para verdadeiras, e F, para falsas: 


( ) O humor e a crítica são construídas a partir da relação intertextual entre a especulação imobiliária instigada pela PEC da privatização da praias com um clássico personagem da TV, implacável em cobrar aluguel. 


( )É uma crítica à PEC de privatização das praias e, para compreendê-la, é necessário que o leitor mobilize seus conhecimentos a respeito da atualidade. 


( )O tema central da charge é a interação entre diferentes gerações, proporcionada pelo conhecimento partilhado entre elas, no caso, a possibilidade de as praias brasileiras serem privatizadas.


( )A charge é um gênero textual composto por desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, geralmente veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas
Q3121092 Pedagogia

Em 2024, pela primeira vez, o Brasil participou do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências ( Timss, em inglês), que ocorre desde 1995. Os resultados, divulgados pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), comprovam que, na escala do Timss, a média do Brasil em matemática, entre os alunos de 9 anos, foi de 400 pontos, à frente apenas de três dos 64 países participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul. 51% das crianças brasileiras do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou somar e subtrair números de três algarismos (200 - 150, por exemplo). No 8º ano, 62% não sabem calcular o lado de um quadrado, tampouco sabem lidar com formas básicas (como círculo e quadrado) e suas representações visuais; não entendem relações lineares de proporção; não conseguem determinar o lado de um polígono e não são capazes de interpretar informações em gráficos. Nessa faixa, com a média de 378 pontos, o Brasil ficou à frente apenas do Marrocos. Foi ultrapassado por nações como Irã, Uzbequistão, Chile, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul e Jordânia. Em ciências, no 4º ano: 39% não dominam conhecimentos básicos, como saber informações simples sobre plantas, animais e meio ambiente. Já no 8º ano: 42% não conseguiram responder a perguntas sobre células, tecidos e órgãos, e também não souberam distinguir uma reação química de uma física (Tenente, 2024).


Em um contexto educacional em que avaliações nacionais e internacionais apontam desafios significativos na educação brasileira, especialmente em áreas fundamentais como matemática e ciências, qual proposta pedagógica seria mais adequada para utilizar estes dados avaliativos de forma construtiva no processo de ensino-aprendizagem? Assinale a alternativa correta:  

Alternativas
Q3121093 Atualidades

A edição 2024 da mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro foi divulgada em novembro e revelou que, nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro - impresso ou digital - de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa. Se considerarmos somente livros inteiros lidos, no período de três meses anteriores à pesquisa, esse percentual é ainda menor: 27% dos brasileiros. A redução no percentual de leitores identificada na série histórica da pesquisa se deu em todos os perfis e segmentos pesquisados: por faixa etária, gênero, escolaridade, estudantes e não estudantes, por classe e renda. O estudo de 2024 permite a leitura dos resultados por unidades da federação e possibilita comparar os resultados de 2024 com os de 2019 e do restante da série histórica da pesquisa por região (Instituto Pró-Livro, 2024). Dado esse contexto e considerando-se a 6ª edição da "Retratos da Leitura no Brasil", única pesquisa nacional que avalia o comportamento leitor dos brasileiros, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 


I. A Região Sul é a única das cinco do país onde ainda há uma maioria de leitores na população: atualmente, aproximadamente, 53% dos moradores dos três estados leram total ou parcialmente pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa. Santa Catarina é o estado com maior proporção de leitores. 


CONTUDO 


II. Os leitores que leram total ou parcialmente pelo menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa ficou abaixo do verificado na edição anterior da pesquisa, quando a mesma região registrou, aproximadamente, 58% de leitores. 


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 

Alternativas
Q3121094 Pedagogia
O Plano Municipal de Educação apresenta distintas diretrizes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas diretrizes: 
Alternativas
Q3121095 Pedagogia

Acerca do Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024), analise as assertivas a seguir: 


I.A aprovação do PNE está prevista na Constituição de 1988. 


II.A maior parte das 20 metas estabelecidas no plano em vigor não foi alcançada.


III. O PNE (2014-2024) estará vigente até 31 de dezembro de 2024. 


É correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q3121096 História e Geografia de Estados e Municípios

Segundo a Prefeitura Municipal de Blumenau (2024), a Pró-família realiza suas atividades de forma gratuita, na sede e nos mais de 100 polos externos, com aulas de variadas modalidades, desenvolvendo o aprendizado, bem como, ações de formação e de inclusão ao mercado de trabalho. Além disso, promove e contribui na realização de importantes eventos na cidade, oportunizando integração social com ações solidárias e voluntárias, além de ajudar no desenvolvimento da economia local. Dada tal contextualização, você como professor(a) desse programa, sabe que a missão da Pró-Família é: 


I. Promover, por meio de programas voltados às crianças e ao adolescente, idosos e grupos voluntários organizados, o bem-estar da família blumenauense. 


II. Permitir o acesso às atividades que contribuem para o desenvolvimento da criança e do adolescente, promovendo sua socialização e o exercício da cidadania. 


III. Proporcionar à pessoa idosa proteção à vida, bem como saúde física e mental, o que contribui para um envelhecimento saudável. 


IV. Valorizar e promover o incentivo às habilidades manuais para membros voluntários dos clubes de mães. 


É correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q3121097 Educação Artística

Com base no legado de Chiquinha Gonzaga para a música brasileira, avalie as seguintes assertivas e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: 


( ) Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, quebrando barreiras de gênero na música. 


( ) As marchinhas de carnaval compostas por Chiquinha Gonzaga não tiveram grande impacto na cultura popular brasileira. 


( ) O repertório de Chiquinha Gonzaga era limitado a um único gênero musical. 


( ) Chiquinha Gonzaga contribuiu significativamente para a formação da identidade musical brasileira. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas
Q3121098 Educação Artística
Sobre a relação entre a música e a comunicação na contemporaneidade como uma abordagem, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3121099 Educação Artística

Com base na história da música no período barroco, analise as assertivas apresentadas a seguir: 


I. O período barroco, marcado por inovações como o contraponto e a ópera, teve um impacto duradouro na evolução da música ocidental. 


II. A música barroca era desprovida de significado social e político, focando apenas em aspectos estéticos. 


III. A invenção da ópera no período barroco revolucionou a forma de se fazer música, mesclando música e drama. 


IV. Os sistemas de patrocínio no período barroco limitavam a criatividade dos compositores, restringindo a produção musical a temas religiosos. 


V. A diversidade estilística do barroco influenciou diretamente os compositores dos períodos clássicos e românticos. 


É correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q3121100 Educação Artística

Com base na afirmação "A forma mais antiga de comunicação, antes mesmo do homem aprender a usar a linguagem, era considerada a música. Mesmo agora, nos tempos modernos, a música é uma das poucas maneiras pelas quais as pessoas podem se conectar umas com as outras sem a necessidade de uma linguagem comum. É parte integrante de nossas vidas, pois é onipresente", avalie as seguintes assertivas, marcando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas: 


( ) A música é a forma de comunicação mais antiga conhecida pela humanidade. 


( ) A música transcende as barreiras linguísticas, conectando pessoas de diferentes culturas. 


( ) A música está presente em todas as sociedades humanas, independentemente do seu grau de desenvolvimento. 


( ) A música é a única forma de comunicação não verbal eficaz. 


( ) A onipresença da música na sociedade moderna demonstra sua importância como elemento unificador. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas
Q3121101 Educação Artística

Acerca da seleção de repertório musical para o ensino nas escolas, analise as seguintes afirmativas: 


I. O teatro musical, com suas produções populares como "Hamilton" e "Glee", oferece uma abordagem envolvente para o ensino de música, desenvolvendo habilidades vocais e expressivas nos alunos. 


II. A música folclórica, como as canções folclóricas do boi-de-mamão, contribui para a construção de identidade cultural e o desenvolvimento de habilidades instrumentais. 


III. A música popular urbana, apesar de sua relevância para os alunos, é pouco representada nos livros didáticos e, portanto, deve ser evitada no ensino musical. 


IV. A inclusão de um repertório diversificado, abrangendo teatro musical, música folclórica e música popular, é fundamental para tornar as aulas de música mais interessantes e relevantes para os alunos. 


V. A educação musical deve se concentrar exclusivamente na prática musical, deixando a teoria e a terminologia musical em segundo plano. 


É correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q3121102 Educação Artística
A respeito do papel da educação musical no contexto comunicacional dos alunos, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3121103 História e Geografia de Estados e Municípios

Considerando a história da música erudita em Santa Catarina, analise as seguintes assertivas: 


I. A pesquisa acadêmica sobre a música erudita em Santa Catarina demonstra um interesse crescente em desvendar a história e o impacto desse gênero na identidade cultural do estado. 


II. Florianópolis, como centro cultural, concentra a maioria dos estudos sobre a música clássica em Santa Catarina, o que limita a compreensão da diversidade musical em outras regiões do estado.


III. Instituições como o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) desempenham um papel fundamental na preservação e divulgação da música erudita, contribuindo para a formação de um público mais amplo. 


IV. A criação de programas de música nas universidades catarinenses tem sido importante para a formação de novos talentos e para a pesquisa em música erudita. 


V. A música erudita em Santa Catarina é um fenômeno isolado, sem interação com outros gêneros musicais e com as transformações sociais mais amplas.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q3121104 Educação Artística

Com base no Modernismo na música brasileira, avalie as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta:


I. O movimento modernista brasileiro, com destaque para a Semana de Arte Moderna de 1922, teve como objetivo principal a criação de uma música puramente brasileira, sem qualquer influência estrangeira.  


II. Heitor Villa-Lobos foi um dos principais expoentes do modernismo musical no Brasil, incorporando elementos do folclore brasileiro em suas composições eruditas. 


III. O discurso nacional-modernista buscava uma identidade musical brasileira única, mas enfrentou desafios para se adaptar às constantes mudanças na cena musical contemporânea. 


IV. César Guerra-Peixe, ao contrário de Villa-Lobos, não se interessava por elementos da cultura brasileira em suas composições. 


V. O modernismo musical brasileiro foi um movimento homogêneo, com todos os compositores compartilhando os mesmos objetivos e estéticas. 


É correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q3121105 Educação Artística

A música serve como uma linguagem de comunicação vital no ambiente escolar, facilitando a , o desenvolvimento cognitivo e a interação social entre os alunos. Transcende a comunicação verbal tradicional, permitindo que as crianças transmitam sentimentos e ideias por meio de diversas atividades musicais.


Marque a alternativa que corretamente preenche a lacuna anterior: 

Alternativas
Q3121106 Música
Gisele toca um trompete afinado em Si Bemol. Jorge, seu violonista, vai acompanhá-la durante a execução de uma obra na tonalidade de Fá Sustenido Maior. Por saber que o trompete é um instrumento transpositor e está um tom abaixo da afinação padrão, Jorge decide alterar a afinação do violão para usar a mesma partitura de Gisele. Nesse caso, Jorge: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: B
5: E
6: E
7: A
8: D
9: C
10: D
11: E
12: B
13: B
14: B
15: A
16: C
17: A
18: E
19: A
20: C