Questões de Concurso Público Prefeitura de Guabiruba - SC 2024 para Professor V

Foram encontradas 11 questões

Q3318939 Pedagogia
João é um aluno do ensino fundamental que foi diagnosticado com TEA. Ele tem dificuldades na interação social, comunicação e comportamento. No início do ano letivo, Ana, uma professora de educação especial, é designada para trabalhar com João em uma escola que adota a perspectiva da educação inclusiva.
Ana, ao planejar suas estratégias de ensino para João, leva em consideração a "Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva".
Para a "Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva", as definições do público-alvo devem ser:
Alternativas
Q3318940 Pedagogia
Considere as afirmativas relacionadas às Salas de Recursos Multifuncionais apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Essas salas são organizadas com mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, em turno contrário à escolarização.
(__) O Ministério da Educação, com o objetivo de apoiar as redes públicas de ensino na organização e na oferta do AEE e contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino, instituiu o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, por meio da Portaria n.º 13, de 24 de abril de 20071.
(__) Nesse processo, o Programa atende à demanda das escolas públicas que possuem matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotados/altas habilidades, disponibilizando as salas de recursos multifuncionais. Para tanto, é necessário que o gestor do município, do estado ou do Distrito Federal garanta professor para o AEE, bem como o espaço para a sua implantação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3318942 Pedagogia
As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (2009) reiteram que, no caso de a oferta do AEE ser realizada fora da escola comum, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado para essa finalidade, a oferta conste também do PPP do referido centro. Eles devem seguir as normativas estabelecidas pelo Conselho de Educação do respectivo sistema de ensino para autorização de funcionamento e seguir as orientações preconizadas nestas Diretrizes, como ocorre com o AEE nas escolas comuns. Conforme as Diretrizes, para o financiamento do AEE, são exigidas as seguintes condições:

I. Matrícula na classe comum e na sala de recursos multifuncional da mesma escola pública.
II. Matrícula na classe comum e na sala de recursos multifuncional de outra escola pública.
III. Matrícula na classe comum e em centro de atendimento educacional especializado público.
IV. Matrícula na classe comum e no centro de atendimento educacional especializado privado sem fins lucrativos.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3318943 Pedagogia
Uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é o Atendimento Educacional Especializado - AEE, um serviço da educação especial que "[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).

Os conselhos de educação têm atuação primordial no credenciamento, autorização de funcionamento e organização destes centros de AEE, zelando para que atuem dentro do que a legislação, a Política e as Diretrizes orientam. No entanto, a preferência pela escola comum como o local do serviço de AEE, já definida no texto constitucional de 1988, foi reafirmada pela Política, e existem razões para que esse atendimento ocorra na escola comum.

Ropoli, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva / Edilene Aparecida Ropoli ... [et.al.]. - Brasilia : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.

Nesse sentido, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3318944 Pedagogia
Os estudos na área da Educação Especial revelam que desde a Antiguidade as pessoas com deficiência foram tratadas com estigmas e receberam algumas nomenclaturas pejorativas, ao longo dos tempos, como: inválido, incapacitado, defeituoso, deficiente ou excepcional. O estigma "é um termo criado pelos gregos para se referir a sinais corporais que evidenciavam alguma coisa de extraordinário ou má" (GOFFMAN, 1988). Com o passar do tempo, novos conceitos e características específicas foram sendo incorporadas a esse público, como: pessoa deficiente, pessoa portadora de deficiência ou pessoa especial. Atualmente, utiliza-se a expressão _______________, pois "uma pessoa com deficiência não carrega a deficiência, ela tem uma deficiência" (LOURO, 2019).

Fonte: Oliveira Neto, Rivaldo Bevenuto de. O48c Contextualização e conceitos das deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. / Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto, ? 2022. https://memoria.ifrn.edu.br/.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Alternativas
Q3318945 Pedagogia
Na visão da educação inclusiva, a educação especial se torna parte integrante da proposta pedagógica da escola, direcionando seu foco para alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Em situações que envolvem transtornos funcionais específicos e outras condições, a educação especial trabalha em colaboração com o ensino regular, visando atender às necessidades educacionais especiais desses alunos.
Nesse sentido, como a "Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" apresenta os alunos com transtornos globais do desenvolvimento?
Alternativas
Q3318946 Pedagogia
O atendimento educacional especializado tem como objetivo identificar, desenvolver e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que removam as barreiras para a plena participação dos alunos, levando em consideração suas necessidades individuais. As atividades realizadas nesse atendimento são distintas daquelas da sala de aula regular e não têm a intenção de substituir a escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e à independência na escola e fora dela.
A inclusão escolar começa na educação infantil, onde são estabelecidas as bases essenciais para a construção do conhecimento e o desenvolvimento global das crianças. Nessa fase, a abordagem lúdica, o acesso a formas diversas de comunicação, a ampla gama de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais, bem como a convivência com a diversidade, promovem as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança.

Nesse contexto, como o atendimento educacional especializado se expressa do nascimento aos três anos?
Alternativas
Q3318947 Pedagogia
Para desempenhar o papel na área da educação especial, o professor precisa ter uma formação abrangente e contínua, que inclua conhecimentos gerais sobre práticas pedagógicas e conhecimentos específicos da área. Essa formação capacita o professor a trabalhar no atendimento educacional especializado, além de promover uma abordagem interativa e interdisciplinar em salas de aula regulares, salas de recursos, centros de atendimento educacional especializado, núcleos de acessibilidade em instituições de ensino superior, classes hospitalares e ambientes domiciliares. Isso permite a oferta de serviços e recursos adequados para a educação especial.

Em relação a essa formação, afirma-se que:
Alternativas
Q3318948 Pedagogia
De acordo com a Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na educação básica, analise as afirmações a seguir:

I. A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo a suas necessidades.
II. O respeito e a valorização da diversidade dos alunos exigem que a escola defina sua responsabilidade no estabelecimento de relações que possibilitem a criação de espaços inclusivos, bem como procure superar a produção, pela própria escola, de necessidades especiais.
III. A proposição dessas políticas deve centrar seu foco de discussão na função social da escola. É no projeto pedagógico que a escola se posiciona em relação a seu compromisso com uma educação de qualidade para todos os seus alunos. Assim, a escola deve assumir o papel de propiciar ações que favoreçam determinados tipos de interações sociais, definindo, em seu currículo, uma opção por práticas homogêneas e integradoras.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3318949 Pedagogia
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) visa garantir a inclusão e o pleno desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Essa prática pedagógica tem como objetivo principal promover a equidade no acesso à educação, proporcionando aos estudantes oportunidades para superar suas dificuldades e alcançar seu máximo potencial de aprendizagem.
O AEE desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e na garantia dos direitos educacionais das pessoas com deficiência e outras necessidades especiais, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e acolhedora.
Em relacão às atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado, pode-se afirmar que elas: 
Alternativas
Q3318954 Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir acerca do tema Currículo e Didática e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Na década de 1990, os estudos sobre o tema apontavam na seguinte direção: o Currículo e a Didática se constituíram como campos distintos, contando, cada um, com uma identidade própria, todavia, com aspectos em comum. Historicamente, o objeto de estudo predominante do Currículo era compreendido como a seleção e a organização do conteúdo escolar e o da Didática o processo de ensino como um todo.
(__) A partir da segunda metade da década de 1980, o Currículo foi progressivamente marcado pela Teoria Curricular Crítica. Já a Didática passa, particularmente no Brasil, pela fundamentação no materialismo histórico dialético e na fenomenologia, com a contribuição da Sociologia da Sala de Aula, em ambos os casos.
(__) Libâneo (2002), conhecido estudioso brasileiro do campo da Educação, no início dos anos 2000, defendia que apesar de Currículo e Didática terem objetos de estudo coincidentes, havia uma incompatibilidade de "conjunção teórica", devido às suas tradições culturais e teóricas e aos seus percursos epistemológicos. Segundo o autor, os objetos de estudo do Currículo e da Didática são fenômenos concretos do ensino e da aprendizagem, envolvendo decisões práticas, nos âmbitos da escola e da sala de aula.
(__) Estudos bastante contemporâneos, como o de Pacheco (2011), apontam em uma direção que em muito norteia as discussões hoje mais presentes no campo da educação brasileira, entendendo que o currículo engloba os parâmetros institucionais de decisão e justificação do projeto educativo (político-pedagógico), enquanto a didática geral envolve a planificação, realização e avaliação do processo ensino/aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: D
5: B
6: E
7: E
8: D
9: E
10: A
11: B