Questões de Concurso Público USP 2022 para Professor - História

Foram encontradas 11 questões

Ano: 2022 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2022 - USP - Professor - História |
Q2023287 História
“Um contingente ponderável da população – os escravos – estava excluído de seus dispositivos. Deles não se cogita, a não ser obliquamente, quando se fala dos libertos.”
Boris Fausto, História do Brasil, São Paulo: EDUSP, 1995, p. 149.
No processo de definição da cidadania política pela Constituição de 1824, a menção oblíqua aos escravos, constatada pelo excerto, deve-se ao fato de ser facultado aos libertos:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2022 - USP - Professor - História |
Q2023288 História
“O projeto se converteu em lei em setembro de 1850. Dessa vez, a lei “pegou”. A entrada de escravos no país caiu de cerca de 54 mil cativos, em 1849, para menos de 23 mil, em 1850, e em torno de 3300, em 1851, desaparecendo praticamente a partir daí. Que teria acontecido entre 1831 e 1850? Por que a segunda lei pegou e a primeira não? Boris Fausto, História do Brasil, São Paulo: EDUSP, 1995, p. 195.
Comparando a conjuntura nacional e internacional das décadas de 1840 e 1830, a pergunta contida no excerto pode ser corretamente respondida ao se considerar que: 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2022 - USP - Professor - História |
Q2023293 História


Imagem associada para resolução da questão

Apud Boris Fausto, História do Brasil, p. 116.

Publicada pela Revista Ilustrada de 1892, a imagem propõe a existência de elementos comuns entre o contexto de sua produção, representado pelo 21 de abril de 1892, e o evento histórico sendo rememorado, representado pela Execução de Tiradentes em 21 de abril de 1792. Assinale a alternativa que corresponda ao papel realçado pela imagem:  

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2022 - USP - Professor - História |
Q2023295 História
“Os índios brasileiros não deixaram monumentos porque seus únicos materiais de construção eram a madeira, o cipó e o capim, que são encontrados em grande abundânica mas se deterioram com muita rapidez devido ao clima tropical e ao ataque de cupins e de uma miríade de outros insetos que infestam o Brasil.”
BETHEL, Leslie. (Org.) História da América Latina. São Paulo: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, Crítica, 1999, p. 104.
“Os índios são muito conservadores; portanto, pode-se presumir que as tribos não-contatadas mudaram pouco durante esses séculos. Algumas tribos que os antropólogos contataram e estudaram recentemente são sobreviventes de povos que se retiraram da fronteira colonial; outras tiveram a boa sorte de viver em partes do Brasil distantes da costa atlântica ou dos rios acessíveis.”
BETHEL, Leslie. (Org.) História da América Latina. São Paulo: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, Crítica, 1999, v. 1, p. p. 105.
Com base nos excertos destacados, avalie as asserções a seguir.
I. A temática das fontes históricas e/ou artefatos arqueológicos disponíveis para conhecer as experiências pretéritas dos povos indígenas do Brasil perpassa ambos os excertos; porém, enquanto a primeira apresenta um problema epistemológico, qual seja, a ausência de vestígios de certa cultura material para o conhecimento do “outro”, a segunda, até certo ponto, fornece uma alternativa para contornar o problema anteriormente posto.
II. Ao chamar os índios de “conservadores”, o autor busca menos reforçar a imagem desses povos enquanto estáticos, a-históricos e genéricos do que salientar o fato de que, devido a condições específicas, certas tribos que vivem na atualidade permitem ao pesquisador melhor perscrutar os mitos e as tradições orais desses grupos.
III. A lacuna criada pela inexistência de fontes históricas e etnológicas resulta no conhecimento superficial dos índios brasileiros; mesmo se se recorrer à leitura a contrapelo dos escritos dos primeiros europeus, a exemplo de cronistas e missionários, para desvelar aspectos da vivência coletiva dos indígenas, ou contatar tribos da atualidade, obtém-se sempre o reforço de visões etnocêntricas e equivocadas acerca de determinada realidade histórica.
A alternativa que contém apenas asserções corretas é: 
 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2022 - USP - Professor - História |
Q2023297 História
“A conjuração da Bahia, dez anos mais tarde, foi um movimento predominantemente urbano e muito mais radical, pois tinha em mira uma sublevação armada de mulatos, negros libertos e escravos. Seus principais chefes eram artesãos (em especial alfaiates) e soldados. Esteve envolvido um pequeno número de jovens brasileiros brancos com instrução, notadamente Cipriano Barata de Almeida. Aqui a influência da Revolução Francesa foi predominante. Os chefes da revolta reivindicavam: a independência política de Portugal, democracia, um governo republicano e o livre comércio, mas também liberdade, igualdade e fraternidade e o fim da escravidão e da discriminação racial numa capitania cuja população era constituída de um terço de escravos e dois terços de oriundos da África. (Na verdade, na cidade de Salvador a proporção de brancos para as outras etnias era de 1 para 5.) No entanto, a classe dominante na Bahia não estava disposta a ouvir as exigências de mudança política. A insurreição dos affranchis (negros libertos) e escravos de Saint-Domingue fora para os senhores de escravos em todas as Américas uma terrível advertência sobre as consequências da propagação, nas sociedades escravistas, das ideias do liberalismo, igualitarismo e direitos do homem – e da contestação do controle da metrópole pelos elementos revolucionários da população branca.”
BETHEL, Leslie. (Org.) História da América Latina. São Paulo: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, Crítica, 1999, v. 3, pgs. 197.
Considerando o texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: B