“Os índios brasileiros não deixaram monumentos porque seus ...
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Q2023295
História
“Os índios brasileiros não deixaram monumentos porque
seus únicos materiais de construção eram a madeira, o cipó
e o capim, que são encontrados em grande abundânica mas
se deterioram com muita rapidez devido ao clima tropical e
ao ataque de cupins e de uma miríade de outros insetos que
infestam o Brasil.”
BETHEL, Leslie. (Org.) História da América Latina. São Paulo: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, Crítica, 1999, p. 104.
“Os índios são muito conservadores; portanto, pode-se presumir que as tribos não-contatadas mudaram pouco durante esses séculos. Algumas tribos que os antropólogos contataram e estudaram recentemente são sobreviventes de povos que se retiraram da fronteira colonial; outras tiveram a boa sorte de viver em partes do Brasil distantes da costa atlântica ou dos rios acessíveis.”
BETHEL, Leslie. (Org.) História da América Latina. São Paulo: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, Crítica, 1999, v. 1, p. p. 105.
Com base nos excertos destacados, avalie as asserções a seguir.
I. A temática das fontes históricas e/ou artefatos arqueológicos disponíveis para conhecer as experiências pretéritas dos povos indígenas do Brasil perpassa ambos os excertos; porém, enquanto a primeira apresenta um problema epistemológico, qual seja, a ausência de vestígios de certa cultura material para o conhecimento do “outro”, a segunda, até certo ponto, fornece uma alternativa para contornar o problema anteriormente posto.
II. Ao chamar os índios de “conservadores”, o autor busca menos reforçar a imagem desses povos enquanto estáticos, a-históricos e genéricos do que salientar o fato de que, devido a condições específicas, certas tribos que vivem na atualidade permitem ao pesquisador melhor perscrutar os mitos e as tradições orais desses grupos.
III. A lacuna criada pela inexistência de fontes históricas e etnológicas resulta no conhecimento superficial dos índios brasileiros; mesmo se se recorrer à leitura a contrapelo dos escritos dos primeiros europeus, a exemplo de cronistas e missionários, para desvelar aspectos da vivência coletiva dos indígenas, ou contatar tribos da atualidade, obtém-se sempre o reforço de visões etnocêntricas e equivocadas acerca de determinada realidade histórica.
A alternativa que contém apenas asserções corretas é:
BETHEL, Leslie. (Org.) História da América Latina. São Paulo: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, Crítica, 1999, p. 104.
“Os índios são muito conservadores; portanto, pode-se presumir que as tribos não-contatadas mudaram pouco durante esses séculos. Algumas tribos que os antropólogos contataram e estudaram recentemente são sobreviventes de povos que se retiraram da fronteira colonial; outras tiveram a boa sorte de viver em partes do Brasil distantes da costa atlântica ou dos rios acessíveis.”
BETHEL, Leslie. (Org.) História da América Latina. São Paulo: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, Crítica, 1999, v. 1, p. p. 105.
Com base nos excertos destacados, avalie as asserções a seguir.
I. A temática das fontes históricas e/ou artefatos arqueológicos disponíveis para conhecer as experiências pretéritas dos povos indígenas do Brasil perpassa ambos os excertos; porém, enquanto a primeira apresenta um problema epistemológico, qual seja, a ausência de vestígios de certa cultura material para o conhecimento do “outro”, a segunda, até certo ponto, fornece uma alternativa para contornar o problema anteriormente posto.
II. Ao chamar os índios de “conservadores”, o autor busca menos reforçar a imagem desses povos enquanto estáticos, a-históricos e genéricos do que salientar o fato de que, devido a condições específicas, certas tribos que vivem na atualidade permitem ao pesquisador melhor perscrutar os mitos e as tradições orais desses grupos.
III. A lacuna criada pela inexistência de fontes históricas e etnológicas resulta no conhecimento superficial dos índios brasileiros; mesmo se se recorrer à leitura a contrapelo dos escritos dos primeiros europeus, a exemplo de cronistas e missionários, para desvelar aspectos da vivência coletiva dos indígenas, ou contatar tribos da atualidade, obtém-se sempre o reforço de visões etnocêntricas e equivocadas acerca de determinada realidade histórica.
A alternativa que contém apenas asserções corretas é: