Questões de Concurso Público EMATER-MG 2018 para Assistente Técnico I - Arquitetura e Urbanismo

Foram encontradas 23 questões

Q945074 Arquitetura

O uso de iluminação natural na Arquitetura é comprovadamente uma forma de economia de energia elétrica e de melhor aproveitamento de recursos naturais, abundantes em lugares com características climáticas semelhantes às do Brasil.


A esse respeito, analise as imagens apresentadas.


Imagem associada para resolução da questão


O conjunto que identifica corretamente os sistemas de iluminação natural propostos nas figuras, 1, 2 e 3, respectivamente, é

Alternativas
Q945075 Arquitetura

A implantação de uma edificação em uma superfície topográfica acidentada requer cuidados com os sistemas de contenção e de distribuição do solo dentro do terreno proposto para a construção.


Analise as imagens apresentadas, que ilustram um levantamento topográfico de um terreno, considerando a implantação de um edifício residencial.


Imagem associada para resolução da questão


A partir das representações acima, é correto afirmar que a imagem que apresenta a menor movimentação de terra para essa demanda é a

Alternativas
Q945076 Arquitetura

Dentro dos princípios de conforto luminoso, o ofuscamento é uma das situações que pode atrapalhar um rendimento de trabalho dentro de um espaço arquitetônico. É classificado como desconfortável, perturbador e inabilitador. O ofuscamento pode ser causado por dois efeitos distintos: por saturação ou por contraste excessivo.


Considerando apenas uma situação de ofuscamento causada por saturação de luz, é correto afirmar que a solução que deve ser aplicada à edificação para amenizar esse tipo de circunstância é

Alternativas
Q945077 Arquitetura

Considere o levantamento topográfico representado na figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Corresponde à representação correta do corte longitudinal “AA” indicado, o perfil

Alternativas
Q945078 Arquitetura

É muito comum encontrar no mercado da construção civil materiais com características que se autodenominam de isolantes termo-acústicos. Considerando os princípios de absorção e de isolamento e o comportamento térmico e acústico isoladamente dos materiais, avalie as afirmações a seguir.


I. Um material considerado isolante térmico ajuda no controle do ruído e do isolamento sonoro através da sua absorção, sobretudo o som de maior frequência. Isso permite que ruídos de alta frequência sejam atenuados.

II. Materiais isolantes térmicos não conseguem executar nenhum tipo de função ligada ao desempenho acústico. O termo é empregado apenas por uma estratégia de marketing, já que alguns princípios de conforto ambiental, sejam eles térmicos ou acústicos, são normalmente confundidos no mercado da construção civil.

III. A principal característica do isolamento sonoro é se basear na utilização de materiais rígidos e pesados, diferentemente dos materiais isolantes térmicos, que normalmente são leves e de pouca densidade. Entretanto, um material leve, se utilizado com outro mais rígido, causa o efeito massa-mola-massa, que pode ser suficiente para isolamento acústico.


Está correto apenas o que se afirmam em

Alternativas
Q945079 Arquitetura

A NBR 9077/93 - Saídas de Emergências em Edifícios é um instrumento que define os parâmetros de acesso às saídas de emergência e determina a quantidade e os tipos de escadas, além das dimensões mínimas de vãos e raios de aberturas de portas, dentre outras coisas.


Considerando essa norma como referência, identifique entre as imagens apresentadas qual delas representa corretamente uma escada de saída de emergência.

Alternativas
Q945080 Arquitetura

A imagem abaixo representa um corte transversal da estrutura de um telhado para receber telha colonial.


Imagem associada para resolução da questão


Os nomes das peças ordenadas pelos números 1, 2, 3 e 4, respectivamente, e ilustradas no corte apresentado, estão corretamente identificados em

Alternativas
Q945082 Arquitetura

No final do ano de 2010, por meio da Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, foi criado o CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, em substuição ao CREA. Ele é o órgão que regulamenta o exercício das atividades competentes à função do arquiteto e urbanista. O artigo 28 da Lei em questão trata das funções que competem ao Conselho.


Considerando as funções apresentadas, uma função incorreta é

Alternativas
Q945083 Arquitetura

A perspectiva é um dos recursos gráficos utilizados pelo arquiteto para transformar um conjunto de plantas e de elevações/vistas em projeto de 3 dimensões.


Abaixo é apresentado um conjunto de 3 vistas e 4 perspectivas.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando que as vistas acima estão desenhadas no 1º diedro, avalie as afirmações.


I. A vista 3 pode ser representada pelas perspectivas A e B.

II. A perspectiva da figura “B” representa o conjunto de vistas das figuras 1, 2 e 3.

III. A perspectiva da figura “D” representa o conjunto de vistas das figuras 1, 2 e 3, porém no 3º diedro.

IV. As vistas das figuras 1, 2 e 3 representam, respectivamente: vista frontal, vista lateral esquerda e vista superior, no 1º diedro.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q945084 Arquitetura

A Ilha de Calor Urbana (ICU) é um fenômeno caracterizado pelo contraste térmico entre grandes centros e regiões periféricas.


Avalie o que se afirma com relação a esse fenômeno.


I. Uma das causas desse fenômeno é a redução do fator de visada do céu pelos cânions urbanos, o que provoca alteração do albedo, devido ao sombreamento de uma edificação sobre as outras.

II. É um fenômeno provocado pela mudança da paisagem local, transformada e afetada pelos centros industriais, caraterizado pelo aquecimento do macroclima de grandes centros urbanos, estando diretamente relacionado com a termorregulação do corpo humano.

III. Nas cidades de baixa latitude, as ilhas de calor urbanas ocorrem durante o dia, devido à alta intensidade da radiação solar incidente, que eleva a temperatura e reduz a umidade relativa do ar. Já nas cidades de latitudes médias e altas, a ICU tem ocorrência noturna, o que é mais favorável para o conforto térmico.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q945085 Arquitetura

A análise dos fatores climáticos da região é determinante para alcançar estratégias satisfatórias de conforto térmico no ambiente construído.


A esse respeito, avalie o que se afirma.


I. Durante o dia, a terra se aquece mais rapidamente que a água, e o ar, ao ascender da região mais fria para a mais quente, forçará uma circulação da brisa marítima no sentido mar-terra.

II. O ar é um bom condutor térmico, de modo que um solo pouco úmido se esquenta mais depressa durante o dia, mas à noite devolverá o calor armazenado rapidamente, provocando uma grande amplitude térmica diária.

III. A radiação solar é uma energia eletromagnética, de onda curta, que atinge a Terra após ser parcialmente absorvida pela atmosfera. A quantidade de radiação solar que chega à superfície depende da altitude solar e da nebulosidade.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q945086 Arquitetura

O conforto térmico no ambiente construído tem bons resultados com a prática da arquitetura bioclimática. Estratégias arquitetônicas podem ser desenvolvidas a partir da característica climática de uma determinada região.


Associe as colunas, relacionando o tipo de clima à solução arquitetônica indicada para as edificações projetadas.


CLIMAS

(1) Quente e Seco

(2) Quente e Úmido


SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS

( ) Deve-se optar por aberturas moderadas e paredes espessas.

( ) Deve-se controlar a ventilação diurna e incrementar a ventilação noturna.

( ) A ventilação cruzada é a desejada, porém a temperatura interior acompanha a temperatura exterior.

( ) A amplitude térmica é alta e pode ser reduzida com revestimentos que promovam a inércia térmica da edificação.

( ) O pátio interno proporciona boa sensação de conforto por meio do resfriamento evaporativo.

( ) Lanternins e cobogós são boas estratégias para proporcionar o conforto térmico.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q945087 Arquitetura

Avalie as afirmações em relação às aberturas e à distribuição de luz natural no ambiente construído.


I. Janelas tipo bay-window fornecem pouca penetração da luz em direção à profundidade do ambiente.

II. Janelas em paredes adjacentes fornecem boa penetração da luz e também ajudam a reduzir problemas de ofuscamento.

III. Janelas verticais fornecem melhor entrada da luz em profundidade do que janelas mais horizontais (considerando a mesma área de abertura).

IV. Várias janelas conseguem melhor distribuição de luz no ambiente do que uma única janela (considerando a mesma área de abertura).


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q945088 Arquitetura

Em relação às aberturas e à distribuição de luz natural no ambiente construído, avalie as afirmações.


I. Quando um edifício limita a visão do céu do edifício oposto, apenas a luz difusa penetra o ambiente.

II. Uma estrutura refletora anexada à janela como, por exemplo, “uma prateleira de luz” reduz a visão do céu, porém aumenta a distribuição de luz no ambiente, com maior alcance em profundidade.

III. Ofuscamento é uma sensação visual produzida por áreas brilhantes dentro do campo de visão e será tanto menor quanto menor for o ângulo entre a direção de distribuição de luz e a linha de visão.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q945089 Arquitetura

Associe as colunas, relacionando corretamente o comando (ou recurso) do AUTOCAD à sua respectiva função.


     COMANDOS 

(1) Array 

(2) Spline 

(3) Explode 

(4) Snap 

(5) Purge


   FUNÇÕES 

( ) Desagrupa um objeto composto.

( ) Cria curvas suaves a partir de pontos.

( ) Cria cópias em múltiplas linhas e colunas.

( ) Remove objetos não usados na base de dados.

( ) Restringe o movimento do cursor a intervalos específicos. 


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q945090 Arquitetura

A arquitetura é o conjunto de características técnicas, construtivas e formais que estão diretamente relacionadas com o local e com o momento histórico nos quais está inserida.


Acerca deste assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Q945091 Arquitetura

A Carta Solar é um instrumento importante, que auxilia o arquiteto na avaliação de certas condições da edificação, para, a partir de então, tomar decisões projetuais que auxiliem na sustentabilidade e nas condições de conforto no ambiente construído.


Observe a carta solar da cidade de Salvador. A fachada em análise está representada pelas linhas do transferidor.


Imagem associada para resolução da questão


Avalie o que se afirma a respeito da interpretação dessa Carta Solar.


I. A fachada analisada encontra-se voltada para a direção noroeste e, no equinócio, recebe radiação solar direta a partir, aproximadamente, das 6h da manhã.

II. No verão, a fachada analisada recebe radiação solar direta a partir, aproximadamente, das 13h. Sendo assim, brises verticais são indicados para essa fachada.

III. No solstício de inverno, a fachada analisada recebe radiação solar direta a partir, aproximadamente, das 10h. Nesse horário, o Azimute é, aproximadamente, de 30° e a Altura Solar é, aproximadamente, de 60°. Isso significa que, mesmo no inverno, a intensidade de radiação solar nessa fachada é intensa.

IV. Por meio desta Carta Solar, pode-se constatar que as edificações localizadas nesta latitude recebem radiação solar direta em todas as fachadas, inclusive naquelas voltadas para a direção sul. Um elemento construtivo indicado para amenizar sensações térmicas em edificações com estas características climáticas é o cobogó.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q945092 Arquitetura
Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã, projetado por Santiago Calatrava, é um ícone da região portuária do Rio de Janeiro. É um espaço que propõe a discussão sobre o futuro da humanidade, com concepção arrojada que conjuga ciência, tecnologia, expressividade arquitetônica e sustentabilidade.

As figuras a seguir ilustram o Museu do Amanhã.


Toda a estrutura da edificação foi executada em concreto, exceto a cobertura. As estruturas da cobertura transformam-se em elementos esculturais de grande apelo estético, compostas por 48 peças metálicas distribuídas em 338 metros de comprimento e 20 metros de altura, totalizando 15 mil metros de área construída. Com relação à concepção estrutural e às suas técnicas construtivas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.


( ) Estruturas extensas como as do Museu do Amanhã devem ser fabricadas com contraflecha, para que, depois do descimbramento, o formato tenha as linhas retas desde o ponto único onde ficam apoiadas.

( ) Em sistemas estruturais como os do Museu do Amanhã, é necessário criar muitos enrijecimentos localizados, para evitar a flambagem em vários pontos da estrutura.

( ) Estruturas de aço patinável devem ser evitadas nesse tipo de edificação, em função do risco de corrosão e da baixa resistência.

( ) Trata-se de um projeto com estrutura em concreto convencional que dá forma aos elementos curvos, projetado para sustentar a estrutura metálica da cobertura, de alta resistência mecânica.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q945093 Arquitetura
Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã, projetado por Santiago Calatrava, é um ícone da região portuária do Rio de Janeiro. É um espaço que propõe a discussão sobre o futuro da humanidade, com concepção arrojada que conjuga ciência, tecnologia, expressividade arquitetônica e sustentabilidade.

As figuras a seguir ilustram o Museu do Amanhã.


O projeto do Museu do Amanhã foi norteado pelos critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social.


Uma medida sustentável adotada no Museu do Amanhã que não se aplica às condições atuais brasileiras, sejam elas climáticas, ambientais, arquitetônicas, técnicas, estruturais e/ou sociais, é

Alternativas
Q945094 Arquitetura

A frase “Detesto a fórmula, adoro princípios”, do paisagista Roberto Burle-Marx (1909-1994), resume sua obra, seu estilo e o momento histórico-cultural em que desenvolveu seus projetos


Avalie o que se afirma sobre o estilo paisagístico de Roberto Burle-Marx.


I. O uso de volumes justapostos caracterizava, nas suas obras, a transição entre a arquitetura e a paisagem natural sem, no entanto, haver limitações físicas visíveis.

II. Havia um compromisso com regras pré-estabelecidas. Preocupava-se em manter uma associação entre as peças de suas composições, sempre com uma rígida visão do espaço local.

III. Inspirava-se nas curvas amplas, nos traçados sinuosos, com a proporção relacionada com a paisagem do entorno, sem perder a sua relação com a arquitetura na qual o jardim estava inserido.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: C
6: A
7: A
8: C
9: D
10: C
11: C
12: A
13: D
14: C
15: B
16: B
17: B
18: D
19: D
20: C