A Carta Solar é um instrumento importante, que auxilia o arq...
A Carta Solar é um instrumento importante, que auxilia o arquiteto na avaliação de certas condições da edificação, para, a partir de então, tomar decisões projetuais que auxiliem na sustentabilidade e nas condições de conforto no ambiente construído.
Observe a carta solar da cidade de Salvador. A fachada em análise está representada pelas linhas do transferidor.
Avalie o que se afirma a respeito da interpretação dessa Carta Solar.
I. A fachada analisada encontra-se voltada para a direção noroeste e, no equinócio, recebe radiação solar direta a partir, aproximadamente, das 6h da manhã.
II. No verão, a fachada analisada recebe radiação solar direta a partir, aproximadamente, das 13h. Sendo assim, brises verticais são indicados para essa fachada.
III. No solstício de inverno, a fachada analisada recebe radiação solar direta a partir, aproximadamente, das 10h. Nesse horário, o Azimute é, aproximadamente, de 30° e a Altura Solar é, aproximadamente, de 60°. Isso significa que, mesmo no inverno, a intensidade de radiação solar nessa fachada é intensa.
IV. Por meio desta Carta Solar, pode-se constatar que as edificações localizadas nesta latitude recebem radiação solar direta em todas as fachadas, inclusive naquelas voltadas para a direção sul. Um elemento construtivo indicado para amenizar sensações térmicas em edificações com estas características climáticas é o cobogó.
Está correto apenas o que se afirma em