Questões de Concurso Público Prefeitura de Jardinópolis - SC 2021 para Odontólogo

Foram encontradas 17 questões

Q1688023 Odontologia
Sabe-se que as lesões fundamentais são processos patológicos básicos que aparecem clinicamente por variadas alterações morfológicas na pele ou mucosa bucal. Analise e responda a questão.
As lesões hemorrágicas, com aspecto de petéquias, equimose ou hematomas, porém, relacionadas com coagulopatias, denominam-se:
Alternativas
Q1688024 Odontologia
Sabe-se que as lesões fundamentais são processos patológicos básicos que aparecem clinicamente por variadas alterações morfológicas na pele ou mucosa bucal. Analise e responda a questão.

____________ são lesões hemorrágicas traumáticas, localizadas no interior dos tecidos e que produzem aumento de volume.


Preencha a lacuna:

Alternativas
Q1688025 Odontologia
Sabe-se que as lesões fundamentais são processos patológicos básicos que aparecem clinicamente por variadas alterações morfológicas na pele ou mucosa bucal. Analise e responda a questão.
Uma lesão sólida, com 12mm, elevadas acima da superfície denomina-se:
Alternativas
Q1688026 Odontologia
Os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados para amenizar os sinais e sintomas de um estado inflamatório, podendo ser classificados em anti-inflamatórios esteroidais (AIES) e anti-inflamatórios não esteroidais (AINES). A inflamação é uma defesa inespecífica do organismo contra uma agressão tecidual. Entretanto, em alguns momentos esse processo se intensifica e é necessário o uso de medicamentos para contê-lo.
Analise as assertivas.
I- Os AIES tem seu princípio de atuação na fosfolipase A2, dando início a toda cascata de inflamação. II- Os AINES atuam somente em COX 1. III- Os AINES atuam diretamente nas vias cicloxigenase. IV- Os AINES seletivos atuam preferencialmente em COX 2.
Está correta apenas as afirmativas.
Alternativas
Q1688028 Odontologia
Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente. De acordo com o Código de Ética Odontológica, em relação ao paciente, constitui infração ética:
( ) aproveitar-se de situações decorrentes da relação profissional/paciente para obter vantagem física, emocional, financeira ou política. ( ) executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual não esteja capacitado. ( ) abandonar paciente, salvo por motivo justificável, circunstância em que serão conciliados os honorários e que deverá ser informado ao paciente ou ao seu responsável legal de necessidade da continuidade do tratamento. ( ) deixar de atender paciente que procure cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro cirurgião dentista em condições de fazê-lo. ( ) adotar novas técnicas ou materiais que não tenham efetiva comprovação científica.
Alternativas
Q1688029 Odontologia
Para que haja uma harmonia oclusal, a morfologia dental deve ser res peitada no processo de escultura. Para isso, o profissional precisa saber a característica de cada elemento dental. Quanto ao Tubérculo de Carabelli, o mesmo está presente no elemento:
Alternativas
Q1688030 Odontologia

Complete a lacuna.

Para um diagnóstico mais preciso da inflamação gengival, é prudente utilizar índices aceitáveis que quantifiquem o sangramento à sondagem da margem gengival. Histologicamente, em uma gengival saudável, o sulco tem no máximo ______mm de profundidade. Entretanto, durante a sondagem, a sonda pode penetrar no epitélio juncional até 2mm.

Alternativas
Q1688031 Odontologia
Marque a 2ª coluna em relação a 1ª e assinale a alternativa correspondente.
O desenvolvimento de ações na perspectiva do cuidado em saúde bucal tem os seguintes princípios, além dos expressos no texto constitucional (universalidade, integralidade e equidade):
I. Gestão Participativa II. Ética III. Acesso IV. Acolhimento
( ) assegurar que toda e qualquer ação seja regida pelos princípios universais da ética em saúde. ( ) definir democraticamente a política de saúde bucal, assegurando a participação das representações de usuários, trabalhadores e prestadores, em todas as esferas de governo. ( ) desenvolver ações para o usuário considerando-o em sua integralidade bio-psicossocial. Pressupõe que o serviço de saúde seja organizado de forma usuário-centrada, garantido por uma equipe multiprofissional, nos atos de receber, escutar, orientar, atender, encaminhar e acompanhar. Significa a base da humanização das relações e caracteriza o primeiro ato de cuidado junto aos usuários, contribuindo para o aumento da resolutividade. ( ) dar atenção a toda demanda expressa ou reprimida, desenvolvendo ações coletivas a partir de situações individuais e vice-versa e assumindo a responsabilidade por todos os problemas de saúde da população de um determinado espaço geográfico. Prioridade absoluta deve ser dada aos casos de dor, infecção e sofrimento. 
Alternativas
Q1688034 Odontologia
Com relação aos Indicadores de Saúde Bucal no pacto de atenção básica, é o indicador que possibilita a análise comparativa com dados epidemiológicos, estimando-se em que medida de serviços odontológicos do SUS está respondendo às necessidades da população aos serviços odontológicos especializados, o grau de atenção e a integralidade do cuidado:
Alternativas
Q1688035 Odontologia
A definição do campo da prática das Equipes Saúde Bucal na Atenção Básica extrapola, e muito, os limites da boca, o que exige na composição que suas ações integrem diferentes áreas de conhecimento. São ações que devem integrar a prática das Equipes Saúde Bucal na Atenção Básica, EXCETO:
Alternativas
Q1688036 Odontologia
A lesão cariosa é considerada como manifestação clínica de uma infecção bacteriana. Esse processo é influenciado por muitos fatores determinantes, o que faz da cárie dentária uma doença multifatorial. São considerados dos principais fatores de risco da incidência da cárie dentária:
I.Fatores culturais e sócio-econômicos. II.Falta de acesso ao flúor. III.Deficiente controle mecânico do biofilme (placa bacteriana). IV.Consumo excessivo e frequente de açúcar. V.Xerostomia.
Está correta apenas as afirmativas.
Alternativas
Q1688037 Odontologia
O tratamento Cárie Dentária deve ser individualizado e compreender:
I.Instrução de higiene bucal, incluindo: orientações sobre a escovação dental, uso do fio dental, limpeza da língua e frequência de higienização. II.Remoção profissional de placa, por meio de raspagem e/ou utilização de instrumentos rotatórios ou vibratórios apropriados. III.Adequação do Meio Bucal: compreendendo: remoção de placa, remoção da dentina cariada e selamento das cavidades com material provisório (ionômero de vidro ou cimento modificado) e remoção de outros fatores retentivos de placa como restos radiculares e cálculos. IV.Controle da atividade de doença: envolve a avaliação das causas do desequilíbrio identificado e intervenção sobre os fatores determinantes e incluindo: Ações educativas para controle de placa. Uso tópico de flúor de acordo com a indicação e risco até o controle da doença. Aconselhamento dietético e estímulo ao fluxo salivar.
Está correta apenas as afirmativas.
Alternativas
Q1688038 Odontologia
Com relação a doença periodontal NÃO podemos afirmar que:
Alternativas
Q1688039 Odontologia
Duas formas clássicas são descritas como manifestações do processo saúde/doença periodontal, Gengivite e Periodontite. Marque a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1688040 Odontologia
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causa de óbito por neoplasias. Com relação ao câncer bucal, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1688041 Odontologia
Os serviços de saúde devem organizar, programar e manter diversas ações de vigilância do traumatismo dentário, tais como:
I.Realizar vigilância epidemiológica dos traumatismos: as Equipes Saúde Bucal devem realizar investigações dos casos de traumatismos dentários diagnosticados na sua área de abrangência para identificar os fatores sociais, ambientais, culturais e individuais que determinam sua ocorrência. II.Propor ações de promoção da saúde: ações intersetoriais e de educação em saúde que visem assegurar medidas de proteção e prevenção de acidentes e garantir comportamentos seguros. III.Os profissionais de saúde bucal devem integrar-se ao restante da equipe de saúde na abordagem de fatores de risco comuns do traumatismo dentário e de outras lesões traumáticas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1688042 Odontologia
Se considerarmos que a má oclusão é o resultado de um desvio morfo-funcional de natureza biofísica do aparelho mastigatório, pode-se dizer que todo e qualquer fator que interfira na formação do esqueleto crânio-facial resultará em alteração de forma e função. Sobre os fatores de risco para a má eclusão, marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente.
( ) Hereditariedade. ( ) Defeitos de desenvolvimento de origem desconhecida. ( ) Enfermidades sistêmicas (distúrbios endócrinos, síndromes) e/ou enfermidades locais (obstrução nasal, tumores, doença periodontal, perdas ósseas e migrações, e cárie dentária). ( ) Traumatismo pré e pós-natais. ( ) Agentes físicos (extração prematura de dentes decíduos, natureza da alimentação ou função mastigatória reduzida pelas técnicas de cocção, uso de talheres, alimentos processados e refinados, incluindo a presença ou ausência de alimentação dura, seca e fibrosa).
( ) Hábitos nocivos(sucção de bicos, de dedos, de lábio, uso de mamadeira, onicofagia, respiração bucal, quadros infecciosos de repetição). ( ) Deficiências nutricionais e má nutrição. ( ) Fatores culturais e sócio-econômicos que dificultem ou impeçam o acesso aos serviços de saúde bucal preventivo-promocionais.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: C
6: C
7: B
8: A
9: E
10: A
11: C
12: D
13: B
14: B
15: A
16: D
17: E