Questões de Concurso Público SES-DF 2018 para Médico - Ortopedia e Traumatologia

Foram encontradas 15 questões

Q1111258 Medicina
Em relação às fraturas não desviadas do terço médio do escafoide, assinale a alternativa que indica a diferença do tratamento com fixação percutânea com parafuso, quando comparado ao tratamento não cirúrgico com imobilização gessada.
Alternativas
Q1111259 Medicina
Criança de 7 anos de idade chega ao pronto-socorro de ortopedia após queda do balanço na escola. Ela apresenta dor, edema e limitação funcional no cotovelo esquerdo. Após exames radiográficos, foi diagnosticada fratura supracondiliana do terço distal do úmero, classificada como Gartland tipo 3. Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos acerca do tratamento cirúrgico desse tipo de fratura, assinale a alternativa que corresponde à desvantagem da fixação percutânea com dois fios de Kirschner cruzados, em relação ao uso de dois fios de Kirschner com ponto de entrada lateral, após redução incruenta.
Alternativas
Q1111260 Medicina
O clássico sinal do “duplo LCP” (LCP = ligamento cruzado posterior), visualizado em um corte sagital de uma ressonância magnética de joelho, é indicativo de
Alternativas
Q1111261 Medicina
Homem de 62 anos de idade apresenta quadro de dor bilateral nas nádegas com irradiação para os membros inferiores, há 6 meses, que piora com posição prolongada em pé ou caminhando e alivia ao sentar-se (claudicação neurogênica). O paciente recebeu tratamento inicial com fisioterapia, anti-inflamatórios não esteroidais e infiltração peridural com corticosteroide, revelando apenas alívio temporário dos sintomas, que retornaram e estão mais severos. Ao exame físico, não manifesta deficit neurológico e (ou) vasculares nos membros inferiores. Foram realizadas radiografias padrões da coluna lombar, além de radiografias em flexoextensão que não demonstram espondilolistese ou instabilidade. Exame de ressonância magnética é compatível com estenose do canal lombar. Acerca desse caso hipotético, quanto ao tratamento apropriado a partir desse momento, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111262 Medicina
Mulher de 32 anos de idade, secretária, relata início de dor na face lateral do cotovelo direito (membro dominante) há cerca de 6 meses, a qual piora à noite e em razão de movimentos repetitivos. Ao exame físico, apresenta dor à palpação localizada 4 cm distal ao epicôndilo lateral do cotovelo direito, dor à extensão ativa resistida do dedo indicador da mão direita com o punho fletido, e dor à supinação ativa resistida com punho e cotovelo direitos estendidos. Nessa situação hipotética, o diagnóstico mais provável é o de
Alternativas
Q1111263 Medicina
Considere hipoteticamente que certo jovem de 13 anos de idade chega ao pronto-socorro em razão de queda de aproximadamente 1 m de altura. Após avaliação clínica e radiológica, foi confirmado fratura do colo femoral direito, tipo II da classificação de Delbet e Colonna. Com base no diagnóstico apresentado nesse caso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111264 Medicina
Suponha que certo menino de 10 anos de idade manifesta dor no joelho direito, com piora significativa há dois dias e incapacidade para deambulação desde hoje, ao acordar. Nega trauma local. Ao exame físico, notam-se dor intensa à palpação em topografia distal do fêmur, calor local e febre (39,2 ºC). Apresenta leucocitose de 21.000/mm³ , PCR = 14 mg/dL e VHS= 68 mm/hr. Exames de raios X do joelho mostram-se sem alterações. Foram aspirados 7 mL de líquido intra-articular do joelho, de coloração amarelo citrino, com 1.700 leucócitos/mL e sem identificação de bactérias ao teste de Gram. Considerando-se a principal suspeita diagnóstica, a conduta mais apropriada é a
Alternativas
Q1111265 Medicina
O local de fratura por estresse que apresenta maior probabilidade para retardo de consolidação ou não consolidação é o (a)
Alternativas
Q1111266 Medicina
Atleta profissional de basquetebol, 25 anos de idade, sofreu “torção” no pé direito durante o jogo, a qual evoluiu com dor intensa imediatamente, e, por isso, ele não conseguiu seguir na partida. Dois dias após a lesão, o atleta continua com dor à palpação da base do quinto metatarsiano e dificuldade para caminhar. Radiografia demonstra fratura da base do 5o metatarsiano na zona 2. Acerca desse caso hipotético, quanto ao tratamento ideal para esse paciente, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q1111267 Medicina
Para determinação da maturidade esquelética, o método que melhor se correlaciona com a fase de aceleração da curva para criança com escoliose idiopática é a (o)
Alternativas
Q1111268 Medicina
Uma mulher de 47 anos de idade, advogada, apresenta dor na região do antepé há cerca de 3 anos, a qual piora com o uso de sapatos com câmara anterior estreita. Exame físico demonstra calosidade e inflamação na eminência medial do primeiro metatarsiano. A primeira articulação metatarsofalangeana é passível de correção. O ângulo de hálux valgo mede 25º, e o ângulo intermetatarsal mede 12º. Durante esses 3 anos, as tentativas de tratamento não cirúrgico falharam. Nesse caso hipotético, com relação à intervenção cirúrgica mais apropriada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111269 Medicina
O ângulo de Southwick (ângulo epífise-diáfise), na avaliação da epifisiólise proximal do fêmur da criança, é medido na radiografia
Alternativas
Q1111270 Medicina
Mulher de 40 anos de idade apresenta luxação de cotovelo, associada a fratura do coronoide que envolve mais de 50% e fratura cominutiva da cabeça do rádio. No caso apresentado, quanto ao tratamento mais apropriado para essa paciente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111271 Medicina
No que se refere à modalidade de tratamento não cirúrgico para artrose de joelho, a qual apresenta características evidentes na literatura médica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111272 Medicina
Homem de 70 anos de idade, com histórico de câncer esofágico, chega à emergência com dor na região do quadril direito. Radiografias da região demonstram lesões predominantemente líticas nas regiões trocantérica e subtrocantérica do fêmur, com alto risco para fratura patológica, segundo o score de Mirels. Diante disso, o médico oncologista estimou a expectativa de vida do paciente em 6 meses. Nesse caso hipotético, após a confirmação de se tratar de lesão metastática no fêmur, a conduta mais adequada consiste em
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: C
6: E
7: D
8: A
9: C
10: A
11: A
12: B
13: C
14: E
15: B