Questões de Concurso Público BRB 2019 para Médico do Trabalho
Foram encontradas 60 questões
Textos 1 e 2 para responder à questão.
Textos 1 e 2 para responder à questão.
Texto 3 para responder à questão.
Texto 3 para responder à questão.
Texto 3 para responder à questão.
Texto 4 para responder à questão.
Texto 4 para responder à questão.
Quanto à relação que se estabelece no período “O perigo mais aparente é de acreditar tanto nos simulacros que se acaba por torná-los por reais.” (linhas de 13 a 15), a qual permite a compreensão das ideias do autor acerca do mundo virtual e do respectivo perigo, assinale a alternativa correta.
A Lei Complementar n° 840/2011 dispõe acerca do regime jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais. No Título VII, Capítulo IV, a lei determina o seguinte:
DA COMISSÃO PROCESSANTE
Art. 229. A sindicância ou o processo disciplinar é conduzido por comissão processante, de caráter permanente ou especial. § 1° A comissão é composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente.
Disponível em:<http://www.fazenda.df.gov.br> . Acesso em: 23 maio 2019.
Com base no exposto, suponha que, em determinado órgão público da administração do Governo do Distrito Federal (GDF), a autoridade nomeante decide escolher três, entre dez servidores estáveis, para compor a comissão processante. O número de maneiras distintas de formar a comissão processante designando o respectivo presidente é igual a
O objetivo da governança é maximizar a geração de riqueza na medida em que ela seja compatível com os interesses gerais da sociedade.
MONKS, Robert A. G.; MINOW, Nell. Ownership-Based Governance: Corporate Governance for the New Millennium, 1999. Disponível em: <https://ssrn.com>. Acesso em: 1° jun. 2019.
Considerando esse texto, com base na perspectiva de Monks e Minow (1999) a respeito de governança corporativa, assinale a alternativa correta.
As mudanças nos processos de inovação no século 21 assinalam um deslocamento da “Economia da Gestão” para a “Economia do Empreendedorismo” (Thurik, 2009; Audretsch e Thurik, 2004). Inicialmente, a ciência e a pesquisa e desenvolvimento (P&D), implementadas nas grandes empresas, tiveram uma importante contribuição para as economias. Nos dias atuais, o empreendedorismo passa a ser considerado um dos principais focos para a inovação. Thurik (2009) distingue três fases históricas dessas mudanças nos processos de inovação, enfatizando, em um contraponto, a crescente valorização das micro e pequenas empresas (MPE):
I. Schumpeter (1934) atribuiu ao empreendedor um papel central na produção do desenvolvimento econômico, ao desafiar e desequilibrar a ordem econômica existente, viabilizando a introdução de inovações nas empresas, o que foi chamado de “destruição criativa”.
II. Schumpeter (1942) enfatizou o papel da gestão – Economia da Gestão – na qual eram as grandes empresas que dominavam os processos de inovação, em função da respectiva capacidade de investir em P&D.
III. A partir do final da década de 1970, observa-se gradativamente a redução da importância da economia de escala e um reposicionamento do papel das MPE na forma como novos processos de inovação se desenvolvem.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Em relação aos dados apresentados, assinale a alternativa
correta.
A Constituição vigente produz uma significativa revolução na natureza jurídica e política do Distrito Federal (DF). A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e também do DF.
Disponível em:<http://www2.senado.leg.br> . Acesso em: 23 maio 2019, com adaptações.
Quanto à natureza jurídica e política do DF, assinale a alternativa correta.