Questões de Concurso Público Instituto Rio Branco 2021 para Diplomata - Manhã
Foram encontradas 32 questões
Texto 1
Uma página em branco
SANT'ANNA, Sérgio. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro.
Companhia das Letras, 2014.
O trecho “Ou, quem sabe? — apenas permanecer numa casa, caixa, onde no quarto durmam crianças, no fogão haja um resto de comida e, na cama, esperando, certa mulherzinha.” (linhas de 21 a 24) poderia ser reescrito, mantendo-se a correção gramatical e os sentidos do texto, da seguinte forma: Ou, quem sabe, apenas permanecer em uma casa-caixa, cujos quartos durmam crianças, em cujo fogão haja um resto de comida e em cuja cama haja uma certa mulherzinha esperando.
Texto 1
Uma página em branco
SANT'ANNA, Sérgio. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro.
Companhia das Letras, 2014.
Na linha 34, o pronome “o” pode ter como referente tanto o nome “homem” (linha 31) quanto o sintagma “o itinerário” (linha 32); em ambos os casos, a coerência do texto é preservada.
Texto 1
Uma página em branco
SANT'ANNA, Sérgio. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro.
Companhia das Letras, 2014.
Considerando as ideias e os sentidos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.
Como é usual em textos literários, no texto apresentado,
observa-se o emprego recorrente de figuras de linguagem,
tais como a prosopopeia, presente em “o papel aceita tudo”
(linha 2) e “tipos negros mancham agora uma página
branca” (linhas 12 e 13).
Texto 1
Uma página em branco
SANT'ANNA, Sérgio. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro.
Companhia das Letras, 2014.
Considerando as ideias e os sentidos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.
Para o autor do texto, uma página em branco
corresponde a “um universo cheio de vidas
escolhíveis” (linhas 17 e 18).
Texto 1
Uma página em branco
SANT'ANNA, Sérgio. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro.
Companhia das Letras, 2014.
Considerando as ideias e os sentidos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.
O autor implicitamente apresenta uma crítica a dois
modos de vida distintos: o de quem se envolve com a
criminalidade – em que se faz “o percurso das ruas,
artérias, os bares, as favelas, a prostituição, os rituais,
os crimes” (linhas 20 e 21) – e o de quem se contenta
com a mesmice e a previsibilidade – em que se
permanece “numa casa, caixa, onde no quarto durmam
crianças, no fogão haja um resto de comida e, na cama,
esperando, certa mulherzinha” (linhas de 22 a 24).