Questões de Concurso Público SEDUC-GO 2022 para Professor de Artes - Artes Visuais

Foram encontradas 22 questões

Q2403760 Artes Visuais

Acerca da criação da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403761 Artes Visuais

Com relação ao movimento Escolinhas de Arte, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403763 Artes Visuais

Quanto à abordagem triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403765 Artes Visuais

No que se refere às tendências contemporâneas e aos estudos da cultura visual no ensino das artes visuais no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403766 Artes Visuais

Assinale a alternativa que indica os três eixos da abordagem triangular.

Alternativas
Q2403770 Artes Visuais

Acerca da história do ensino das artes visuais no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403771 Artes Visuais

O belo existe em toda parte ao redor de nós. Ele intervém, diz Hegel, “em todas as circunstâncias de vida” como neste “gênio amigo que encontramos em toda parte”. E – isto não deve nos espantar – o único belo que interessa é o belo artístico, o das produções humanas, com a exclusão do belo natural. Por quê? Simplesmente porque o belo artístico é sempre superior ao belo da natureza. É uma produção do espírito e “sendo (o espírito) superior à natureza, sua superioridade comunica-se igualmente a seus produtos e, por conseguinte, à arte”.

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JIMENEZ, Marc. O belo: um “gênio amigável”. In: O que é estética? [Trad.

Fulvia M. L. Moretto]. Col. Focus, vol. 3. São Leopoldo: Editora Unisinos,

[s/d] pp. 167-169, com adaptações.

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No texto apresentado, Marc Jimenez cita o filósofo Hegel, por meio do qual a figura do “gênio amigo” permite definir, de forma adequada, um dos maiores preceitos estéticos que norteiam as produções artísticas do fim do século 18. A que preceito específico o autor se refere?

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Q2403772 Artes Visuais

Reivindicando para o artista o objetivo de traduzir, na obra de arte, a sensação visual imediata, independentemente, e mesmo em oposição, de toda noção convencional da estrutura do espaço e da forma dos objetos, o impressionismo afirmara o valor da sensação como fato absoluto e autônomo: o artista realiza, na sensação, uma condição de plena autenticidade do ser, atinge, na renúncia a qualquer noção habitual, um estado de liberdade total, fornece o exemplo daquela que deve ser a figura ideal do homem moderno, livre de preconceitos e pronto para a experiência direta do real.

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ARGAN, Carlos Giulio. As fontes da Arte Moderna. [Trad. Rodrigo Naves].

In: Novos Estudos. Edição 18, vol. 2. São Paulo: Cebrap, 1987, p. 49-56,

com adaptações.

Conforme esse texto de Carlos Giulio Argan, a maior ruptura ocorrida desde o surgimento do movimento do impressionismo, no que concerne aos movimentos artísticos anteriores, relaciona-se à -

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Q2403773 Artes Visuais

Em seu ensaio intitulado Do espiritual na arte e na pintura em particular, Wassily Kandinski escreveu: “A verdadeira obra de arte nasce do “artista” – criação misteriosa, enigmática, mística. Ela desprende-se dele, adquire vida autônoma, torna-se uma personalidade, um sujeito independente, animado de um sopro espiritual, o sujeito que vive uma existência real – um ser. Não é um fenômeno fortuito que surge aqui ou ali, indiferentemente, no mundo espiritual. Como todo ser vivo, ela é dotada de poderes ativos, sua força criadora não se esgota.”

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KANDINSKY, Wassily. “Do espiritual na arte e na pintura em particular”.

In: LICHESTEIN, Jacqueline, A pintura. São Paulo: Editora 34, p. 28-38.

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No texto de Wassily Kandinsky, o artista aproxima a obra pictórica às leis da necessidade interior, considerando a sua dimensão espiritual. Essas leis dizem respeito, sobretudo, à harmonia das formas e à autonomia das cores, no que tange à (ao)

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Q2403775 Artes Visuais

Em A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, de 1935, Walter Benjamin analisa as alterações provocadas pelas novas técnicas de produção artística – fotografia e cinema – na esfera da cultura. O principal elemento de seu texto é a tese de a reprodutibilidade técnica provocar a superação do caráter aurático da obra de arte. A autenticidade e a unicidade dão lugar à existência serial e à natureza aberta e fragmentária da obra de arte. A obra de arte pós-aurática passa a desempenhar, segundo Benjamin, uma nova função social.

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ARAÚJO, Bráulio Santos Rabelo de. “O conceito de aura, de Walter

Benjamin, e a indústria cultural”. In: Pós. São Paulo, v. 17 n. 28. p. 120-143,

dez. 2010, com adaptações.

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Tendo em vista o tema do texto, os dois princípios que fundamentam o conceito de aura de uma obra de arte são a

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Q2403776 Artes Visuais

Imagem associada para resolução da questão

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ATAÍDE, Manoel da Costa. Nossa Senhora rodeada de anjos músicos

(1804). Forro da nave da Igreja de São Francisco, Ouro Preto.

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Disponível em: <https://www.hacer.com.br/igreja-de-sao-francisco>.

Acesso em: 4 ago. 2022.

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Considerando a imagem apresentada, assinale a alternativa que indica a principal característica da pintura barroca realizada em edifícios religiosos no Brasil oitocentista.

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Q2403779 Artes Visuais

Imagem associada para resolução da questão

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VALENTIM, Rubem. Composição 12 (1962). Óleo sobre tela, MASP.

Disponível em: <https://masp.org.br/acervo/obra/composicao-12>.

Acesso em: 4 ago. 2022.

Minha linguagem plástico-visual-signográfica está ligada aos valores míticos profundos de uma cultura afrobrasileira (mestiça-animista-fetichista). Com o peso da Bahia sobre mim – a cultura vivenciada; com o sangue negro nas veias – o atavismo; com os olhos abertos para o que se faz no mundo – a contemporaneidade.

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VALENTIM, Rubem. Manifesto ainda que tardio [1976]. In: ARAÚJO,

Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística

e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988, p.294-295, com adaptações.

Considerando esse relato de Rubem Valentim, assinale a alternativa que apresenta os principais componentes gráficos afrodescendentes na obra desse artista.

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Q2403782 Artes Visuais

Ana Mae Barbosa é autora de uma proposta conhecida como Proposta Triangular. Essa proposta surgiu da preocupação e do questionamento dos profissionais do ensino das artes, relacionados aos métodos educativos predominantes na década de 1970, com base na aprendizagem do fazer nas diversas linguagens artísticas, valorizando, sobretudo, a experimentação expressiva e o desenvolvimento da livre expressão.

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BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos

tempos. São Paulo: Perspectiva, 2008, com adaptações.

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A proposta triangular é embasada em três pilares fundamentais: a contextualização, o fazer artístico e a

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Q2403783 Artes Visuais

O ensino das artes passou por diversas mudanças significativas a partir da década de 1980. Hoje em dia, os métodos de aprendizagem vinculam-se às práticas que percorrem várias atividades baseadas tanto na observação de elementos presentes na natureza quanto na análise dos fenômenos culturais contemporâneos. Na pedagogia tradicional, o ensino da arte continua alinhado ao imperativo mimético que pressupõe a adequação às regras e aos princípios universais. Ele tem como fundamentação metodológica a imitação e a progressão das dificuldades por fins de adquirir a perfeição tanto das formas quanto da destreza para sua execução.

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FERRAZ, Maria Felisminda de Rezende; FUSARI, Maria Heloisa C. de

Toledo. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 1992, com

adaptações.

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Segundo Fusari e Ferraz, esse imperativo continua dominante na educação artística, dando uma ênfase significativa ao produto do trabalho final por meio do domínio de ferramentas e de uma técnica específica. Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica essa técnica.

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Q2403784 Artes Visuais

Imagem associada para resolução da questão

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SPOERRI, Daniel. Poemas em prose [Poèmes em prose]

(1959-1960). Tate Modern.

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Disponível em: <https://www.tate.org.uk/art/artworks/spoerri

-prose-poems-t03382>. Acesso em: 4 ago. 2022.

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Daniel Spoerri, figura artística proeminente do movimento do Novo Realismo francês, fundado em 1960, realizou a maior parte da sua obra questionando o espaço bidimensional pictórico, por meio de composições a partir de objetos da vida quotidiana, recuperados das refeições para as quais ele convidava seus amigos.

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Considerando a obra apresentada, assinale a alternativa correspondente à técnica que o artista usou para realizar a obra e propor um novo modo de se pensar a imagem.

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Q2403786 Artes Visuais

Imagem associada para resolução da questão

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Fabricação dos bonecos ritxòkò modernos.

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Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/82>.

Acesso em: 4 ago. 2022.

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Com base nessa figura, de qual povo originário do estado de Goiás pertence a fabricação dos bonecos ritxòkò, modelados com argila e pintados de carvão e urucum?

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Q2403790 Artes Visuais

Imagem associada para resolução da questão

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BASQUIAT, Jean-Michel. Slave Auction [Leilão de escravos] (1982).

Musée National d´Art Moderne, Paris.

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Disponível em: <https://www.centrepompidou.fr/fr/ressources/

oeuvre/rPROJIS>. Acesso em: 4 ago. 2022.

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Essa pintura é particularmente emblemática na obra do pintor, que encontra seus temas prediletos na cultura popular, na sociedade de consumo e na história do povo negro.

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O elemento gráfico que pode ser compreendido como a metáfora do tema do sacrifício do povo negro norte-americano, alvo e vítima da escravidão, é o

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Q2403797 Artes Visuais

Em 1790, Immanuel Kant publicou a sua célebre Crítica da faculdade de julgar, por meio da qual o filósofo propõe uma reatualização do sistema de classificação das artes segundo a sua natureza, dividida em três categorias: as “artes da expressão das ideias”, as “artes da palavra” e, finalmente, a “arte do belo jogo das sensações”, que se relaciona à música e à arte das cores. Com base no modelo implantado desde o século 8, o modelo em vigor até então separava, de um lado, as ditas sete artes liberais, divididas entre o trivium [ciências da linguagem] e o quadrivium [ciências dos números].

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A esse respeito, a atividade que fazia parte do grupo do quadrivium é a

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Q2403805 Artes Visuais

Imagem associada para resolução da questão

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KOSUTH, Joseph. Uma e três Cadeiras [One and Three Chairs] (1965).

MoMA Nova Iorque.

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Disponível em: <https://www.moma.org/collection/works/81435>.

Acesso em: 4 ago. 2022.

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Obra realizada em 1965 e apresentada em 1970 no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, a obra Uma e três cadeiras [One and Three Chairs], do artista conceitual norte-americano Joseph Kosuth, foi idealizada a partir do questionamento acerca da reatualização da obra de arte e como a sua percepção está sendo construída. A obra divide-se em três diferentes partes: uma cadeira dobrável de madeira; uma fotografia da mesma cadeira, ampliada e tirada de dentro da própria galeria; e uma definição da palavra “cadeira”, retirada de um dicionário de língua inglesa.

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A que tipo de objeto artístico específico, que consagrou a ruptura das vanguardas no início do século 20, a cadeira dobrável presente na obra faz referência?

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Q2403817 Artes Visuais

Imagem associada para resolução da questão

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LONG, Richard. River Avon Mud Fingerprints Spiral (2006). National

Galleries Scotland.

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Disponível em: <https://www.nationalgalleries.org/art-and-artists/92609>.

Acesso em: 4 ago. 2022.

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Richard Long é um dos artistas mais importantes vinculados ao movimento Land Art. Esse movimento, conhecido igualmente pelo nome Earth Art ou Earthwork, é uma arte que se refere a um tipo de intervenção in-situ, em que o ambiente natural é propriamente trabalhado para integrar-se à obra.

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Richard Long investiga novos materiais para realizar essa composição a partir da impressão de suas digitais. O material que substitui, na obra apresentada, o lápis tradicional é a (o)

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: D
6: E
7: C
8: A
9: D
10: B
11: C
12: E
13: A
14: C
15: C
16: D
17: E
18: B
19: A
20: C