Questões de Concurso Público SMS de São Paulo - SP 2022 para Residente Multidisciplinar - Terapia Ocupacional
Foram encontradas 33 questões
De acordo com a Resolução Coffito n° 425/2013, que estabelece o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, considera-se proibido ao terapeuta ocupacional
O Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional está expresso na Resolução Coffito no 425/2013. Acerca das responsabilidades fundamentais do terapeuta ocupacional, assinale a alternativa correta.
A Resolução Coffito n° 425/2013 discorre, em 11 capítulos, acerca do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional. Quanto ao que é permitido ao terapeuta ocupacional, assinale a alternativa correta.
A Organização Mundial de Saúde, reconhece que a saúde do indivíduo pode ser afetada por sua incapacidade de desempenhar atividades e participar em situações de vida, para além dos problemas que existem com as estruturas e funções do seu corpo.
CAVALCANTI, Alessandra; GALVÃO, Cláudia. Terapia ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2007. E-book. ISBN 978-85-277-1959-9.
Diante do exposto, quais são os dois aspectos centrais da estrutura da prática da terapia ocupacional?
A estrutura da Prática da Terapia Ocupacional busca compreender os aspectos do desempenho que estão afetando a capacidade do indivíduo de se engajar em ocupações e em atividades.
CAVALCANTI, Alessandra; GALVÃO, Cláudia. Terapia ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2007. E-book. ISBN 978-85-277-1959-9.
Assinale a alternativa que indica o modelo de abordagem utilizada na estrutura da prática ocupacional.
A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, tem como objetivo geral proporcionar uma linguagem unificada e padronizada, assim como uma estrutura de trabalho para a descrição da saúde e de estados relacionados com a saúde.
No que tange aos conceitos abordados na CIF, assinale a alternativa correta.
A CIF esclarece que nós não podemos, por exemplo, inferir a participação na vida do dia a dia apenas com base no diagnóstico médico.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Como usar a CIF: um manual prático para o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Versão preliminar para discussão. Outubro de 2013. Genebra: OMS, 2013.
De acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e considerando a estrutura da prática organizacional do terapeuta, assinale a alternativa correta.
O terapeuta ocupacional para estar inserido em um ambiente de atendimento a vítimas de queimaduras, necessita de conhecimentos prévios sobre os primeiros socorros, além de noções contra contaminação hospitalar.
CAVALCANTI, Alessandra; GALVÃO, Cláudia. Terapia ocupacional: fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2007. E-book. ISBN 978-85-277-1959-9.
Acerca da biossegurança e da segurança do paciente em atendimento hospitalar, assinale a alternativa correta.
Há relatos na literatura sobre a relação positiva entre a presença de condições adquiridas e o aumento do tempo de permanência hospitalar, quando casos e controles são comparados.
COUTO, Renato C.; PEDROSA, Tania Moreira G.; AMARAL, Débora Borges D. Segurança do paciente. Rio de Janeiro: MedBook Editora, 2017. E-book. ISBN 9786557830574.
Assinale a alternativa correspondente ao controle de infecção e à promoção da biossegurança.
A Terapia Ocupacional atua com os projetos de vida, com as atividades do cotidiano, com a rotina do indivíduo. No cotidiano do indivíduo observa-se o uso do tempo, o ambiente onde ele está inserido, quais são as atividades do seu dia a dia e os papéis que ele representa na vida.
CAVALCANTE, Alessandra; GALVÃO, Claudia. Sobre os fundamentos da terapia ocupacional. Rio de Janeiro: Guanabara, 2007.
Com relação aos fundamentos da terapia ocupacional, assinale a alternativa correta.
A Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de habilitar o engajamento em atividades cotidianas, através da ocupação; de habilitar pessoas a realizar as ocupações que estimulam sua saúde e bem-estar; e de habilitar uma sociedade justa e inclusiva de modo que todos possam participar em seu potencial nas ocupações da vida cotidiana.
PONTES, Tatiana; POLATAJKO, Helene. Habitando ocupações: Prática baseada na ocupação e centrada no cliente na Terapia Ocupacional. Caderno de terapia ocupacional. UFSCAR, São Carlos: 2016.
No que se refere aos modelos e às abordagens da terapia ocupacional, assinale a alternativa correta.
Na Terapia Ocupacional, as atividades são recursos que proporcionam um conhecimento e uma experiência que auxiliam na transformação de rotinas e ordens estabelecidas e oferecem às pessoas instrumentos que sejam para seu próprio uso, ampliando a comunicação, permitindo crescimento pessoal, autonomia, interação social e inclusão cultural.
SALLES, Mariana M.; MATSUKURA, Thelma S. O uso dos conceitos de ocupações e atividade na terapia ocupacional: uma revisão sistemática na literatura. Cadernos de Terapia Ocupacional. São Carlos: UFSCAR, 2016.
Em relação às atividades em terapia ocupacional, assinale a alternativa correta.
Com relação aos métodos e às técnicas de avaliação da terapia ocupacional, assinale a alternativa correta.
De acordo com a Resolução no 425/2013, que estabelece o Novo Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional e suas alterações, assinale a alternativa correta.
Segundo a Resolução n° 425/2013, que estabelece o Novo Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, assinale a alternativa correta.
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um modelo para a organização e documentação de informações acerca da funcionalidade e da incapacidade (OMS, 2001). Em relação à CIF e à atuação da terapia ocupacional, assinale a alternativa correta.
Uma paciente de 65 anos de idade, aposentada, sedentária, obesa, diabética e hipertensa apresenta quadro de pós acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, com diminuição de força muscular no hemicorpo esquerdo; constata-se, ainda, que realiza as atividades básicas de vida diária (ABVD’s) com dependência modificada, necessitando de até 25% do auxílio do outro para vestuário, banho e higiene pessoal, com rotina alterada. Acerca das atribuições da terapia ocupacional na Atenção Primária de Saúde (APS), assinale a alternativa correta.
As ações e os procedimentos considerados de média e de alta complexidade ambulatorial e hospitalar constituem-se para os gestores um importante elenco de responsabilidades, de serviços e de procedimentos relevantes para a garantia da resolutividade e integralidade da assistência ao cidadão. Em relação à assistência de média a alta complexidade e à atuação da terapia ocupacional, assinale a alternativa correta.
Um paciente de 12 anos de idade, mora com os pais e a irmã de 7 anos de idade, frequenta escola regular, cursando o quarto ano do ensino fundamental. Sua mãe procurou o Centro de Atenção Psicossional infantojuvenil (CAPSi), relatando que o seu filho apresenta estereotipias e tiques vocais constantes, medo de relacionar-se com outras crianças e isolamento social. Refere, ainda que realiza as atividades básicas de vida diária (ABVD) de forma independente, mas que apresenta dificuldade na organização da rotina. Após avaliação psiquiátrica, foi diagnosticado com síndrome de Tourette. Paciente faz uso de haloperidol 0,2%, 20 gotas, 2x ao dia, sendo encaminhado para equipe interdisciplinar para acompanhamento.
No que diz respeito à atuação da terapia ocupacional na saúde mental, assinale a alternativa correta.
A respeito da atuação da terapia ocupacional no contexto da saúde mental, assinale a alternativa correta.