Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaru - RO 2019 para Fiscal de Saúde

Foram encontradas 19 questões

Q1651179 Saúde Pública
Ao buscar o serviço de saúde em uma unidade de pronto atendimento, o usuário do SUS, após a abertura da sua ficha, será direcionado ao processo de triagem feito pelo profissional enfermeiro, que nada mais é do que uma classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Em razão desse princípio, por exemplo, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, como um resfriado, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital. O princípio ao qual o texto se refere é o da:
Alternativas
Q1651180 Saúde Pública
Considere o seguinte quadro clínico: doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde um processo inaparente até formas graves, com alta letalidade. Geração de infecção humana através da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. A penetração do microrganismo ocorre através da pele com presença de lesões, da pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através da mucosa. Uma das formas de medidas de prevenção está relacionada a fonte de infecção, tais como controle de roedores. O quadro se refere a:
Alternativas
Q1651181 Saúde Pública
As ações para a vigilância epidemiológica das infecções virais necessitam de constante integração com a Atenção Primária e demais profissionais da saúde, tais como fiscais sanitários, visando a troca de informações e a execução efetiva das ações propostas. Podem ser citados vários exemplos de zoonoses virais, uma delas, se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal mantendo a cadeia de transmissão animal doméstico/homem por cães e gatos em áreas urbanas e por animais aéreos e terrestres em áreas rurais. Na zona rural, a doença afeta animais de produção, como bovinos, equinos e outros. Estamos falando da zoonose viral conhecida como:
Alternativas
Q1651182 Saúde Pública
O combate ao Aedes aegypti no Brasil foi institucionalizado de forma sistematizada a partir do século XIX. Em consequência da necessidade de implantação do Programa de Erradicação do Aedes aegypti no Brasil, foi criado o Manual de Normas Técnicas do Ministério da Saúde (MS) contendo instruções para o pessoal de combate ao vetor Aedes aegypti. Segundo o Manual em sua terceira edição de 2001, todos os depósitos, tanques, pneus, cisternas entre outros, que contenham água podem servir como criadouro ou foco desse mosquito, por isso devem cuidadosamente ser:
A. inspecionados. B. tratados. C. eliminados.
( ) aquele que foi inutilizado como criadouro. ( ) aquele que foi aplicado larvicida ou adulticida. ( ) aquele que contém água parada, onde o agente de saúde utiliza o auxílio de luz ou pesca-larva para examiná-lo.
A sequência correta que define cada uma das três ações citadas acima, realizadas pelos agentes de saúde junto aos postos, conforme o manual do MS é:
Alternativas
Q1651183 Saúde Pública
De acordo com Manual de Normas Técnicas do Ministério da Saúde (MS), a respeito da biologia do vetor Aedes aegypti, julgue as afirmações a seguir.
I. Os mosquitos se desenvolvem através de metamorfose completa, a qual envolve cinco fases diferentes. II. A fase pupa é o período de alimentação e crescimento, já a fase larvária é quando ocorre a metamorfose do estágio larval para o adulto. III. Os ovos do Aedes aegypti são depositados pela fêmea individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. IV. A capacidade de resistência dos ovos de Aedes aegypti à dessecação é um sério obstáculo para sua erradicação.
Estão corretas:
Alternativas
Q1651184 Saúde Pública
O programa de controle de roedores de um determinado município deve estar fundamentado em dados que mostrem às autoridades da região os prejuízos econômicos e sanitários causados pela proliferação desses animais. Nos municípios de pequeno porte, estes dados nem sempre são de fácil obtenção, sendo necessária a reunião do maior número de informações possível, a fim de oferecer suporte a uma proposta de implantação de um programa. Segundo o Manual de Controle de Roedores do MS de 2002, os itens que devem ser levantados para o diagnóstico do problema de roedores são:
I. identificação e caracterização do município. II. levantamento dos problemas causados por roedores à população e à economia do município. III. pesquisa domiciliar para coleta de dados com relação à visualização por parte da comunidade, de roedores nos tetos das casas. IV. levantamento do índice de infestação predial.
Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q1651185 Saúde Pública
De acordo com o portal do Ministério da Saúde (MS), entre os anos de 2000 e 2017 ocorreram 2326 casos de acidentes com escorpionismo em Rondônia. A intervenção para o controle de escorpiões consiste na busca ativa em todo e qualquer imóvel (área interna e externa) visando à captura de exemplares, conhecimento e manejo dos ambientes propícios à ocorrência e proliferação desses animais e conscientização da população. Para isso é importante a identificação de áreas prioritárias, que segundo o Manual de Controle de Escorpiões do MS, deve ser feita por meio de levantamento, monitoramento e avaliação, com o mapeamento de áreas de maior concentração de ocorrência ou acidentes por escorpião, pesquisando informações em bases de dados como por exemplo:
Alternativas
Q1651186 Saúde Pública
Segundo o Decreto nº 12.342, de 27 de setembro de 1978, os projetos de sistemas de abastecimento de água e de coleta e disposição de esgotos deverão ser elaborados em obediência às normas e especificações do (a):
Alternativas
Q1651187 Saúde Pública
O Regulamento Técnico de Boas Práticas para Estabelecimentos Comerciais de Alimentos e para Serviços de Alimentação e o Roteiro de Inspeção, foi criado pela Portaria CVS (Centro de Vigilância Sanitária) nº 5, de 09 de abril de 2013. Para efeito deste Regulamento Técnico foram adotadas algumas definições, tais como:
A. operação destinada à redução de microrganismos presentes na pele, em níveis seguros. B. procedimentos que devem ser adotados para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. C. operação de remoção de sujidades, substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis à qualidade do alimento, tais como terra, poeira, resíduos alimentares, gorduras, entre outras. D. operação por método físico e ou químico, de redução parcial do número de microrganismos patogênicos ou não, situados fora do organismo humano e não necessariamente matando os esporos.
Estabeleça a correlação:
( ) desinfecção. ( ) antissepsia. ( ) limpeza. ( ) boas práticas.
A sequência correta das definições de cada um dos conceitos é:
Alternativas
Q1651188 Saúde Pública
Segundo a Lei 8080/90 entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Esse conceito, segundo a Lei, abrange também o controle de (a):
Alternativas
Q1651189 Saúde Pública
Doença de notificação compulsória nacional, conhecida também como “Úlcera de Bauru”, “Nariz de tapir” e “Botão do oriente”, é primeiramente uma infecção zoonótica, que afeta outros animais que não o homem, o qual pode ser envolvido secundariamente. Já foram registradas como hospedeiros e possíveis reservatórios naturais algumas espécies de roedores, marsupiais, edentados e canídeos silvestres. A doença descrita refere-se ao(à):
Alternativas
Q1651190 Saúde Pública

O mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, se desenvolve através de metamorfose completa. A imagem abaixo mostra uma das fases pela qual o Aedes aegypti passa durante seu desenvolvimento.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a imagem, nessa fase o mosquito é chamado de:

Alternativas
Q1651191 Saúde Pública
Quando se fala que os serviços do SUS devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida, a referência é a um dos princípios organizativos chamado de:
Alternativas
Q1651192 Saúde Pública
A fiscalização sanitária é definida como uma ação verificadora do cumprimento da norma e se dá, muitas vezes, mediante a inspeção de estabelecimentos, atividades e ambientes. De acordo com o manual de Vigilância em Saúde do MS, o documento que deverá conter as informações para a identificação do estabelecimento, e que representa a confirmação da vigilância sanitária de que aquele estabelecimento produtor ou prestador de serviços tem condições de estrutura física, possui materiais e máquinas, procedimentos e pessoas em suficiência para desempenhar o que se propõe é a(o):
Alternativas
Q1651193 Saúde Pública
A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções específicas e intercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia. São funções da vigilância epidemiológica:
I. coleta e processamento de dados. II. análise e interpretação dos dados processados. III. recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas. IV. promoção das ações de prevenção e controle indicadas.
Estão corretas
Alternativas
Q1651194 Saúde Pública
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem, de acordo com o portal do CONASS, os vírus da:
Alternativas
Q1651195 Saúde Pública
Segundo o manual do MS, doenças infecciosas e parasitárias, aquelas doenças que surgiram, ou foram identificadas, em período recente, ou aquelas que assumiram novas condições de transmissão, seja devido a modificações das características do agente infeccioso, seja passando de doenças raras a restritas para constituírem problemas de saúde pública são denominadas doenças:
Alternativas
Q1651196 Saúde Pública
A comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais ou qualquer cidadão, para fim de adoção de medidas de intervenção pertinentes é denominada notificação. De acordo com o MS e com a Portaria 204/2016, deve-se notificar sempre:
Alternativas
Q1651197 Saúde Pública
Segundo a Lei nº 10.083/1998, com relação Organização Territorial, Assentamentos Humanos e Saneamento Ambiental, toda e qualquer edificação, quer seja urbana ou rural, deverá ser construída e mantida, observando-se:
I. proteção contra as enfermidades transmissíveis e as crônicas. II. prevenção de acidentes e intoxicações. III. respeito a grupos humanos vulneráveis. IV. redução dos fatores de estresse econômico e financeiro.
Estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: E
5: A
6: B
7: C
8: A
9: A
10: C
11: D
12: B
13: E
14: E
15: D
16: B
17: A
18: B
19: A