Questões de Concurso Público Prefeitura de Seringueiras - RO 2019 para Técnico em Radiologia

Foram encontradas 10 questões

Q1245980 Radiologia
A descoberta dos raios-X causou um impacto não somente nos meios científicos, mas também entre os leigos. Sabiase que algo de extraordinário fora descoberto e previa-se uma nova era para a medicina. O que mais impressionava as pessoas era o poder de penetração dos raios-X e a possibilidade de visualização do interior do corpo humano através das vestes e do tegumento cutâneo.
Essa descoberta foi em:
Alternativas
Q1245981 Radiologia
Como a luz visível e os raios X fazem parte do espectro eletromagnético, é necessário identificar, desde a Grécia Antiga até a atual concepção da dualidade onda-partícula, os nomes de cada cientista e sua contribuição para a explicação da luz. Fazem parte dessa história da produção de Raio X, desde os pitagóricos e atomistas, os árabes, Isaac Newton, Rutherford e Albert Einsten até:
Alternativas
Q1245982 Radiologia
De todos os sinais radiográficos, a diminuição do espaço articular é o mais aceito para avaliação da osteoartrose. Para não gerar erro de diagnóstico, a posição do paciente no estudo radiográfico do quadril deve ser realizada:
Alternativas
Q1245983 Radiologia
Apesar do protocolo habitual para o estudo radiológico do joelho incluir sobretudo a incidência com apoio bipodálico (BP), a literatura sugere que as radiografias efetuadas em apoio monopodálico (MP) proporcionam uma análise mais fidedigna da articulação e do grau de OA9-10. Em contrapartida, Boegård e colaboradores salientam o apoio BP como o posicionamento ideal dado que permite uma distribuição equitativa do peso corporal. Deste modo, a realização do exame em apoio MP revela-se um posicionamento menos estável, pelo que se torna bastante limitativo quando executado em pessoas de idade avançada. Além disso, requer duas exposições consecutivas à radiação ionizante. Assim, esta falta de consenso faz ressaltar a necessidade de estudos científicos que demonstrem a pertinência do apoio a utilizar na execução desta incidência. Para avaliar de que modo os diferentes tipos de apoio do membro inferior podem influenciar nas medições efetuadas a partir das imagens radiográficas e, em consequência, o diagnóstico, é necessário efetuar uma análise comparativa da influência:
Alternativas
Q1245984 Radiologia

Devido à imaturidade da sua estrutura anatômica e de sua resposta fisiológica, o politraumatizado pediátrico requer atenções especiais na sua avaliação inicia.

Observe as imagens das radiografias.


Imagem associada para resolução da questão


O periósteo mais espesso e mais elástico e a cortical óssea altamente porosa e vascular, associados a maior quantidade proporcional de matriz protéica em relação ao seu conteúdo mineral, torna a constituição óssea mais maleável, justificando a ocorrência de:

Alternativas
Q1245985 Radiologia
O uso de radiação ionizante para fins diagnósticos e terapêuticos vem crescendo anualmente, em razão do desenvolvimento dos equipamentos e facilidades no acesso ao exame radiográfico.
O termo "dose" é entendido como dose absorvida, e sua definição é quantidade de energia cedida à matéria pelos fótons ou partículas ionizantes por unidade de massa, sendo sua unidade o joule por quilograma, que recebe o nome especial de:
Alternativas
Q1245986 Radiologia
A interação da radiação ionizante com o organismo humano pode gerar efeitos biológicos, os quais variam com o grau de radiossensibilidade da célula e da dose de radiação absorvida. Segundo descreve Biral, o grau de radiossensibilidade é inversamente proporcional à diferenciação da célula, ou seja, células pouco diferenciadas em sua função são mais radiossensíveis, como, por exemplo:
Alternativas
Q1245987 Radiologia

Para minimizar a dose de radiação primária e secundária, utiliza-se a VPR no paciente. De acordo com a norma NBR IEC 61331 da ABNT, as VPRs são divididas entre dispositivos para pacientes e para indivíduos ocupacionalmente expostos.


As VPRs para pacientes compreendem:

Alternativas
Q1245988 Radiologia
A penetrabilidade dos raios X e gama é muito maior que a das partículas carregadas, onde a probabilidade de ocorrência e o modo de interação dependem muito do valor de sua energia incidente. Se a energia dos fótons for maior que o valor da energia de ligação dos prótons e nêutrons (cerca de 8,5 MeV) podem ocorrer alterações no núcleo dos átomos, chamadas de reações nucleares. Abaixo desta região de energia, as principais interações com os núcleos atômicos podem ser do tipo diretas fótonnúcleo ou interações do fóton com o campo eletrostático nuclear, como a produção de pares elétron/pósitron. Nesta região, também podem ocorrer interações entre os fótons e os elétrons orbitais. Os fenômenos mais comuns que podem ocorrer para a interação de fótons na faixa de energia entre poucos keV até alguns MeV são:
I - espalhamento coerente, que corresponde ao espalhamento de um fóton por um elétron livre do meio. II - efeito fotoelétrico, onde o fóton é absorvido pelo átomo e um elétron atômico é liberado para se mover no material. III - efeito Compton, que corresponde à absorção e reemissão da radiação pelo átomo, em uma direção diferente de sua incidência. IV - produção de pares elétron-pósitron, em que o fóton é absorvido e toda sua energia é convertida em massa de repouso e energia cinética de um par partícula/antipartícula.
Está(ão) correta(s):
Alternativas
Q1245989 Radiologia

A cervical é a parte da coluna vertebral que ocupa a região do pescoço e se estende até a região do tórax. Analise a imagem da 4ª vértebra cervical:


Imagem associada para resolução da questão


A sequência que indica o nome que corresponde a cada número é:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: A
6: E
7: D
8: B
9: D
10: D