A interação da radiação ionizante com o organismo humano po...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre os efeitos biológicos das radiações no organismo humano. A pergunta aborda a radiossensibilidade das células, um conceito fundamental ao entender como a radiação ionizante interage com diferentes tipos de células no corpo.
De acordo com o texto de apoio e as informações fornecidas por Biral, o grau de radiossensibilidade de uma célula é inversamente proporcional à sua diferenciação. Isso significa que células menos diferenciadas, ou seja, aquelas que não têm funções específicas, são mais radiossensíveis. Exemplos de tais células incluem células que estão em constante divisão ou que se originam de tecidos embrionários.
Alternativa correta: D - as células da epiderme, os eritroblastos e as espermatogônias.
A escolha da alternativa D é correta porque:
- Eritroblastos são células precursoras dos glóbulos vermelhos e estão envolvidas em divisões celulares frequentes, tornando-as altamente radiossensíveis.
- Espermatogônias são células germinativas masculinas que também se dividem ativamente, possuindo elevada radiossensibilidade.
- As células da epiderme são constantemente renovadas através da divisão celular, o que as torna mais sensíveis à radiação.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Inclui as células da hipoderme, que são mais diferenciadas e, portanto, menos radiossensíveis.
Alternativa B: Apresenta as células da derme, que são mais especializadas e menos sensíveis à radiação em comparação com células menos diferenciadas.
Alternativa C: Menciona oócitos; embora sejam células germinativas e tenham certa radiossensibilidade, as células da epiderme e as espermatogônias são mais representativas do conceito de alta radiossensibilidade.
Alternativa E: Novamente, inclui células da hipoderme, que não são um bom exemplo de alta radiossensibilidade devido à sua maior diferenciação.
Ao interpretar questões como essa, é importante entender que a radiossensibilidade está intimamente ligada à capacidade das células de se dividirem rapidamente e sua falta de especialização. Isso ajuda a identificar quais células são mais ou menos vulneráveis aos efeitos da radiação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
as células humanas mais radiossensíveis são as células da epiderme, os eritroblastos, as células da medula óssea e as células imaturas dos espermatozóides.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo