Questões de Concurso Público Prefeitura de Ministro Andreazza - RO 2020 para Odontólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1716736 Odontologia
O exame radiológico, apesar de ser considerado como complementar, é fundamental e indispensável ao conjunto de dados para a elaboração de um diagnóstico e plano de tratamento adequado. Portanto, sua interpretação não deve ser realizada de forma isolada. Na clínica pediátrica, crianças acima de 6 anos de idade podem apresentar dentições mista ou permanente. Desta forma, o exame radiográfico completo para uma criança com dentição mista, é composto por:
Alternativas
Q1716737 Odontologia
Lesões de cárie ou traumatismos podem causar alterações pulpares nos dentes decíduos, ocasionando a sua perda prematura, podendo deixar sequelas estéticas e/ou funcionais. Portanto, é de suma importância o correto diagnóstico para a realização do tratamento pulpar que possa permitir a continuidade do desenvolvimento normal do dente até a época de esfoliação. Considerando que o tratamento da polpa visa manter a integridade e saúde dos tecidos dentários, NÃO é considerado como tratamento conservador o/a:
Alternativas
Q1716738 Odontologia
O amálgama dentário é o produto da reação entre o mercúrio e a liga com a qual irá se misturar e reagir. A liga pode variar tanto na composição quanto na forma e, por isso, a seleção do amálgama dentário mais apropriado deve considerar as variáveis controladas pelo fabricante e as controladas pelo profissional, pois elas terão efeito nas propriedades do material como nas características de manipulação e desempenho clínico. Desta forma, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1716739 Odontologia
Em cirurgias orais, a adoção dos princípios cirúrgicos favorece a cicatrização ideal da ferida, restabelece a continuidade do tecido, diminui o tamanho da cicatriz, entre outros. Considerando que nenhuma ferida cicatriza sem a formação de uma cicatriz, o objetivo é produzir uma cicatriz que tenha a aparência mais discreta possível e que minimize a perda de função. Em relação aos fatores prejudiciais da cicatrização de feridas em indivíduos saudáveis, NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q1716740 Odontologia
A Portaria Nº 1.464, de 24 de junho de 2011, tem por objetivo alterar o anexo de outra portaria que institui o financiamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), resolvendo que o monitoramento da produção irá se basear na análise de uma produção mínima mensal a ser realizada nos CEOs, com verificação através do Sistema de Informação Ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, a produção mensal dos CEOs Tipo 2, devem ser:
Alternativas
Q1716741 Odontologia
De acordo com a Portaria Nº 1.464, de 24 de junho de 2011, com a finalidade de monitoramento da produção, os procedimentos básicos realizados em quaisquer dos três tipos de CEOs são exclusivos para o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Desta forma, a transferência de recursos referentes aos incentivos mensais dos CEOs, dependem do cumprimento da produção mínima mensal. A suspensão integral da transferência de recursos ocorre quando a produção mínima não é atingida durante:
Alternativas
Q1716742 Odontologia
A Saúde Bucal Coletiva (SBC) é um campo de conhecimentos e práticas que pretende fazer parte de um amplo conjunto denominado "Saúde Coletiva" que também compreende a Odontologia. A SBC defende que a "saúde bucal" é resultado das práticas odontológicas e das construções sociais operadas de forma consciente pelos homens, incluindo os profissionais da saúde. Desta forma, tem-se que a SBC:
Alternativas
Q1716743 Odontologia
O conhecimento da anatomia da cavidade pulpar associada aos principios básicos da Endodontia, permitem a realização de um diagnóstico e um tratamento adequado. No conjunto de exames utilizados em Endodontia, estão incluídos os exames radiográficos, que mesmo sendo complementares são de suma importância durante todas as fases do tratamento. Ao avaliar os sinais e sintomas de um paciente, suspeitou-se de uma fratura no 26. Para a localização de perfurações radiculares é/são necessária(s) a(s) radiografia(s):
Alternativas
Q1716744 Odontologia
Após a instalação de uma alteração patológica irreversível no tecido pulpar, é necessário realizar o controle da infecção de origem endodôntica através da técnica de tratamento dos canais radiculares com a sua obturação. Para se obter uma adequada desobstrução, preparo e correto preenchimento do canal radicular, é importante ter conhecimento da anatomia interna dos dentes, uma vez que os canais radiculares podem variar em número, tamanho, forma, entre outros. Destarte, em relação ao 1º molar inferior, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1716745 Odontologia
O Código de Ética Odontológica tem por objetivo regular os direitos e deveres dos profissionais, entidades e das operadoras de planos de saúde, com inscrição nos Conselhos de Odontologia. Desta forma, todos os profissionais (cirurgiões-dentistas, profissionais de categorias auxiliares reconhecidas pelo CFO e pessoas jurídicas), independentemente de cargo ou função que ocupem, deverão seguir as normas descritas no Código. Portanto, NÃO é considerado infração ética:
Alternativas
Q1716746 Odontologia
Ocasionalmente, o dentista necessita de exames complementares para estabelecer um diagnóstico conclusivo. Levando em conta que enfermidades podem estar vinculadas a distintas etiologias, algumas delas apresentam um padrão clássico de manifestações bucais em função da ocorrência de uma determinada doença sistêmica. Sendo assim, em um paciente apresentando um quadro de atrofias das papilas do dorso lingual e da mucosa, “língua careca” com cor vermelho escarlate, presença de estomatite generalizada, glossite, queilite angular, relatando quadro de anemia perniciosa, é possível inferir se tratar de deficiência de vitamina:
Alternativas
Q1716747 Odontologia
Atualmente, com o aumento da longevidade dos pacientes e uma melhor manutenção da dentição natural, tem-se percebido o aumento na prevalência de desgastes de tecido dentário não relacionados à cárie. Estas lesões não cariosas, possuem origem multifatorial e acometem, principalmente, a região cervical vestibular ou palatina dos dentes. Em um caso, onde foi possível observar que o desgaste crônico e químico foi provocado por ácidos de origem intrínseca, oriundos do distúrbio alimentar de bulimia, o tipo de lesão que será observada é:
Alternativas
Q1716748 Odontologia
A estética do sorriso pode ser comprometida por diversos fatores, dentre ele a recessão gengival. A recessão gengival é definida como uma exposição oral da superfície radicular pelo deslocamento da margem gengival em direção apical à junção cemento-esmalte. Dessa maneira, é importante considerar a previsibilidade do tratamento de recobrimento radicular. De acordo com a classificação das recessões gengivais proposta por Miller, as classes que apresentam maior previsibilidade são as:
Alternativas
Q1716749 Odontologia
As resinas compostas possuem diversas aplicações clínicas, como materiais restauradores, agentes de cimentação, restaurações indiretas, pinos endodônticos entre outros. Essa versatilidade faz deste um material amplamente utilizado na clínica odontológica. Assim, materiais restauradores à base de resina composta, possuem a matriz resinosa, a carga e o agente de união como componentes principais. Atentando para a composição da matriz resinosa, o monômero utilizado com a finalidade de ser um controlador de viscosidade é:
Alternativas
Q1716750 Odontologia
Para a realização de um procedimento de cirurgia oral menor com segurança, é necessário ter conhecimento acerca do volume máximo de solução anestésica a ser administrado. Sendo assim, um indivíduo saudável, pesando 87 kg será submetido à anestesia local com uso de Articaína 4% com epinefrina 1:200.000. Considerando que a dose máxima recomendada desse anestésico é de 7 mg/kg, a quantidade máxima de tubetes que poderá ser usado é de:
Alternativas
Q1716751 Odontologia
Alguns pacientes fazem uso de medicamentos ou suplementos fitoterápicos de forma rotineira, sem a prescrição ou acompanhamento médico. De forma errônea, muitos consideram que esses produtos são “naturais” e acabam por não relatar o seu uso para o profissional da saúde. Tal conduta representa um potencial risco, pois são produtos que possuem diversos princípios ativos que aumentam a possibilidade de interações farmacológicas. Assim, considerando um paciente que faz uso do Ginko biloba, a classe de fármacos que requer cuidado na administração concomitante devido ao possível aumento do risco de hemorragia transoperatório são os:
Alternativas
Q1716752 Odontologia
A cárie é considerada uma doença multifatorial que resultará na perda mineral localizada do tecido dentário, ocasionada pelo desequilíbrio do processo dinâmico de perda e ganho mineral que acontece na interface dentebiofilme. Os ácidos oriundos da fermentação bacteriana irão causar essa perda mineral que terá como característica, nos primeiros sinais clínicos, lesões de manchas brancas. Por isso, para a realização do diagnóstico precoce das lesões cariosas, NÃO é recomendável realizar:
Alternativas
Q1716753 Odontologia
Existem controvérsias a respeito da necessidade de se realizar profilaxia antibiótica em Odontologia, entretanto, esta terapia é, especialmente, recomendada para prevenção de infecções nos pacientes de alto e médio risco para desenvolver endocardites bacterianas. Um princípio a ser considerado diante da indicação de antibiótico profilaxia diz respeito ao custo-benefício desta terapia, pois é seu potencial efeito adverso:
Alternativas
Q1716754 Odontologia
A oclusão é o relacionamento estático dos dentes, e é extremamente importante na determinação da eficiência da função mastigatória. As atividades básicas da mastigação, deglutição e fala dependem enormemente não só da posição dos dentes nos arcos dentários, mas também do relacionamento com os dentes opostos quando eles são levados a ocluir. As posições do dente não são determinadas ao acaso, mas por numerosos fatores controladores, tal qual:
Alternativas
Q1716755 Odontologia
As lesões brancas da mucosa podem ocorrer como resultado de um exsudato fibrinoso que recobre uma úlcera, depósitos submucosos, restos superficiais, colônias fúngicas, entre outras. O leucoedema é uma lesão branca que constitui uma opacificação discreta da mucosa jugal, sendo considerada uma variação da normalidade encontrada em grande parte da população. Sobre sua etiologia e patogenia, podemos afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: A
5: D
6: C
7: E
8: A
9: B
10: D
11: E
12: C
13: B
14: A
15: D
16: C
17: E
18: A
19: B
20: A