Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1327042 Fonoaudiologia
Um paciente diabético procura uma unidade básica de saúde para solicitar um medicamento que o seu plano de saúde não fornece. O princípio do Sistema Único de Saúde, que respalda e garante o acesso desse paciente, bem como de qualquer indivíduo aos serviços públicos de saúde, é:
Alternativas
Q1327043 Fonoaudiologia
A fisiologia da audição pode ser estudada desde a orelha externa até a sua interpretação no córtex. Desta forma, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1327044 Fonoaudiologia
A perda auditiva caracterizada por ondas sonoras que não alcançam a orelha interna, conservação dos sons agudos, Rinne negativo, Weber lateralizado para o pior lado e Schwabach negativo, é denominada:
Alternativas
Q1327045 Fonoaudiologia

Para avaliar o processamento auditivo são utilizados testes auditivos comportamentais e eletrofisiológicos. Sendo assim, considere as afirmações abaixo:


I – A avaliação por meio de testes comportamentais deve ser feita no consultório, utilizando-se de entrevistas, via microfone e CD player.

II – A avaliação do processamento auditivo não é um processo único que possa ser prontamente identificado e acessado usando um único teste, é necessário um conjunto deles para que o objetivo seja atingido.

III – É importante que, além da escolha correta, o audiologista considere as características dos testes para determinar as individualidades de cada paciente avaliado e estabelecer uma rotina personalizada.

IV – A resposta solicitada ao indivíduo que está sendo submetido a esta avaliação é a de repetir o que ouviu ou apontar figuras ou frases escritas.


Desta forma, estão corretas apenas:

Alternativas
Q1327046 Fonoaudiologia
Timpanograma é o método utilizado para avaliar a mobilidade da membrana do tímpano e das condições funcionais da orelha média. Diante do exposto, observe o timpanograma abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
A Curva Timpanométrica indicada é do tipo:
Alternativas
Q1327047 Fonoaudiologia

A respeito dos reflexos relacionados à deglutição, presentes em recém nascidos a termo saudável e sua definição, julgue as assertivas abaixo:


I – GAG: toque na parte posterior da língua ou na faringe.

II – PROCURA: toque na língua.

III – PHASIC BITE: pressionando a gengiva.

IV – PROTUSÃO DE LÍNGUA: toque na língua ou nos lábios.


Estão corretos apenas os itens:

Alternativas
Q1327048 Fonoaudiologia
A deglutição é um processo neuromuscular dinâmico, cujo objetivo é o transporte seguro do alimento da boca até o estômago. Levando em consideração que didaticamente esse processo compreende quatro fases, a saber:
Alternativas
Q1327049 Fonoaudiologia
A respeito do tratamento fonoaudiológico da disfagia orofaríngea no adulto e no idoso, julgue as afirmativas abaixo e marque a opção INCORRETA:
Alternativas
Q1327050 Fonoaudiologia
Sobre os nódulos de pregas vocais pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1327051 Fonoaudiologia

Paciente do sexo feminino, 61 anos, sofreu acidente vascular encefálico (AVE). O sinal clínico proeminente é a paralisia pseudobulbar. Procurou atendimento fonoaudiológico devido à dificuldade de linguagem, deglutição e labilidade emocional, com mudanças repentinas de riso e choro. Sua fala apresenta lentidão, hipernasalidade, articulação imprecisa e laboriosa. A voz é áspera com esforço, emissão tensa-estrangulada, monoaltura e imprecisão nas consoantes. A musculatura da fala está comprometida nos níveis: fonatório, ressonantal e articulatório.

Baseado na literatura, a alternativa que indica o tipo de disartria mais “provável” é:

Alternativas
Q1327052 Fonoaudiologia
A alternativa que correlaciona adequadamente o tipo de voz e os efeitos sobre o ouvinte é:
Alternativas
Q1327053 Fonoaudiologia
O conhecimento da anatomia é de extrema importância para compreensão das cirurgias; desta forma, GLOSSECTOMIA denomina-se:
Alternativas
Q1327054 Fonoaudiologia
A criança que não consegue controlar a vontade de ficar conversando com um amigo durante a aula, ou não sabe esperar sua vez para jogar, ou seja, que precisa aprender a parar e pensar antes de agir, demonstra falta de:
Alternativas
Q1327055 Fonoaudiologia
De acordo com a classificação de Marchesan (2004), as alterações na fala de origem fonética: Kaza/aza e barata/balata configuram respectivamente:
Alternativas
Q1327056 Fonoaudiologia
_________________ é um distúrbio de origem neurológica em que a precisão e consistência dos movimentos da fala estão prejudicadas na ausência de déficits neuromusculares e tendem a persistir após o período de desenvolvimento. De acordo com a característica diagnóstica da ASHA, a opção que melhor completa a lacuna é:
Alternativas
Q1327057 Fonoaudiologia
Paciente Monteiro, 70 anos de idade, aposentado com escolaridade 2°grau completo, sofreu um Acidente Vascular Encefálico Isquêmico com lesão isquêmica no lobo frontal. Paciente ficou hospitalizado por seis dias e desde então apresenta dificuldades de expressão da fala, ele apresenta boa compreensão do que lhe é dito, é independente e tem consciência de suas dificuldades. Realizou-se também uma avaliação informal onde observou-se, que o paciente apresenta déficits em determinados momentos do discurso por dificuldades de evocar certas palavras, ritmo de fala diminuído e falta de fluência devido à dificuldade de evocação lexical. Baseado no relato acima, a hipótese diagnóstica mais provável é de:
Alternativas
Q1327058 Fonoaudiologia
Uma criança de 09 (nove) anos não fala, nem apresenta escrita funcional desenvolvida e o fonoaudiólogo identifica capacidade comunicativa por outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais, além de significativa capacidade de observar e distinguir figuras. Neste caso é indicado que o fonoaudiólogo faça o seguinte encaminhamento:
Alternativas
Q1327059 Fonoaudiologia
Por razões comprovadamente científicas e de funcionamento cerebral, com as devidas exceções, o aluno só alcança uma maturidade plena para a aprendizagem formal da leitura e escrita quando se tem a idade aproximada de:
Alternativas
Q1327060 Fonoaudiologia
Gisele é uma estudante de 10 anos de idade que cursa pela segunda vez o quarto ano do ensino fundamental. Sua mãe relata que Gisele tem dificuldade em prestar atenção na sala de aula e dificuldade na leitura e escrita, que demorou muito para ser alfabetizada, que seu desempenho escolar em português e inglês era muito ruim, apresentava leitura vagarosa e abaixo do esperado para sua série, resultando em dificuldade com enunciados nas provas e dificuldade na elaboração e na compreensão de textos. A jovem foi então encaminhada para o serviço de fonoaudiologia para avaliação, onde foi constatado um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como característica as dificuldades na decodificação e soletração, com repercussão na precisão, fluência e compreensão da leitura, incompatíveis com a idade cronológica, oportunidades educacionais e capacidade intelectual. Assinale o item que especifica, respectivamente, a hipótese diagnóstica mais provável e a intervenção terapêutica mais apropriada para o relato acima:
Alternativas
Q1327061 Fonoaudiologia

Observe as colocações abaixo:


1 - Atraso de linguagem.

2 - Transtorno fonológico.

3 - Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem.


( ) é de origem primária, ou seja, não acompanhado por deficiência intelectual, atraso no desenvolvimento global, deficiência auditiva ou qualquer outra sensorial, disfunção motora, transtorno mental ou condição médica.

( ) se refere a qualquer combinação de dificuldade com a percepção, a produção motora, e/ou representação fonológica dos sons e segmentos da fala impactando na intelegibilidade da fala

( ) Não é um diagnóstico fonoaudiológico, mas sim uma condição transitória, geralmente por falta de estímulo familiar.


Diante da considerações, relacione o distúrbio à sua respectiva característica diagnóstica e assinale a sequência correspondente:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: E
5: C
6: E
7: D
8: A
9: B
10: C
11: E
12: A
13: C
14: D
15: B
16: D
17: E
18: C
19: A
20: B