Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Médico do Trabalho - IPVV

Foram encontradas 20 questões

Q1203461 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NR4, compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, aplicar os conhecimentos de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador. Há uma grande discussão sobre a mudança acerca da formação do profissional da Medicina do Trabalho, com base no texto da Portaria Ministro de Estado do Trabalho e Emprego Nº 590 DE 28.04.2014. Alguns se posicionam satisfeitos com a mudança e outros, ao contrário, apontam inconsistências no novo texto. A Resolução N° 2.219, de 21 de Novembro de 2018, regulamenta o registro de especialidade de médicos do trabalho cadastrados em livros específicos até 4 de setembro de 2006. Esta Resolução apresentada pelo Conselho Federal de Medicina resolveu que:
I. os médicos com registro de Médico do Trabalho em livros específicos nos Conselhos Regionais de Medicina até a data de 4 de setembro de 2006 passam a ter direito ao Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Medicina do Trabalho; II. o médico que atender a esse requisito específico e estiver interessado em exercer seu direito ao RQE de Medicina do Trabalho deverá procurar o Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição para requerer o registro; III. a simples inscrição em livros específicos não autoriza a vinculação, o anúncio ou a divulgação de tais profissionais como especialistas em Medicina do Trabalho, conforme os artigos 17 e 20 da Lei nº 3.268/57; IV. o médico do trabalho precisa ser portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação e portador de certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por universidade pública.
Estão corretas, somente:
Alternativas
Q1203462 Segurança e Saúde no Trabalho
O Decreto nº. 95.461, de 11/12/1987 que trata sobre a convenção OIT 81 – Inspeção do trabalho:
I. revigora o Decreto nº 68.796, de 23 de junho de 1971, que tornou pública a denúncia, pelo Brasil, da Convenção nº 81, concernente à Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio, da Organização Internacional do Trabalho; II. revoga, em sua plenitude, o Decreto nº 41.721, de 25 de junho de 1957, que promulgou a Convenção nº 81, da Organização Internacional do Trabalho, aprovada pelo Congresso Nacional através do Decreto Legislativo nº 74, de 29 de maio de 1956; III. foi REVOGADO pelo Decreto Nº 10.088, de 5 de novembro de 2019, que consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo Federal que dispõem sobre a promulgação de convenções e recomendações da Organização Internacional do Trabalho - OIT ratificadas pela República Federativa do Brasil.
Está(ão) correta(s), somente:
Alternativas
Q1203463 Segurança e Saúde no Trabalho
O Decreto nº. 157, de 02/07/1991 que trata sobre a convenção OIT 139:
I. entrou em vigor em 01 de janeiro de 1992 com a alteração necessária definida pelo Senado Brasileiro que excluiu a indústria de mineração deste texto; II. foi assinado por Fernando Collor e Francisco Rezek e consolida o anexo do decreto que promulga a convenção OIT-139, sobre a prevenção e o controle dos riscos profissionais causados por substâncias ou agentes cancerígenos/mre; III. foi REVOGADO pelo Decreto Nº 10.088, de 5 de novembro de 2019, que consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo Federal que dispõem sobre a promulgação de convenções e recomendações da Organização Internacional do Trabalho - OIT ratificadas pela República Federativa do Brasil.
Está (ão) correta(s), somente:
Alternativas
Q1203464 Segurança e Saúde no Trabalho
O Decreto nº. 93.413, de 15/10/1986 que trata sobre a convenção OIT 148:
I. entrou em vigor em 01 de janeiro de 1987 com a alteração necessária definida pelo Senado Brasileiro que excluiu a indústria de mineração deste texto; II. foi assinado por Fernando Collor e consolida o anexo do decreto que promulga a convenção OIT-148, sobre proteção dos Trabalhadores contra os riscos profissionais devidos a contaminação do ar, ao ruído, as vibrações no local de trabalho; III. foi REVOGADO pelo Decreto Nº 10.088, de 5 de novembro de 2019, que consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo Federal que dispõem sobre a promulgação de convenções e recomendações da Organização Internacional do Trabalho - OIT ratificadas pela República Federativa do Brasil.
Está (ão) correta(s), somente:
Alternativas
Q1203465 Segurança e Saúde no Trabalho
A convenção nº 155, da Organização Internacional do trabalho, sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho, foi concluída em Genebra, em 22 de junho de 1981. Em seu texto original desta data, o artigo 12 define que deverão ser adotadas medidas de conformidade com a legislação e a prática nacionais a fim de assegurar que aquelas pessoas que projetam, fabricam, importam, fornecem ou cedem, sob qualquer título, maquinário, equipamentos ou substâncias para uso profissional:
I. que tenham certeza, na medida do razoável e possível, de que o maquinário, os equipamentos ou as substâncias em questão não implicarão perigo algum para a segurança e a saúde das pessoas que fizerem uso correto dos mesmos; II. que facilitem informações sobre a instalação e utilização corretas do maquinário e dos equipamentos e sobre o uso correto de substâncias, sobre os riscos apresentados pelas máquinas e os materiais, e sobre as características perigosas das substâncias químicas, dos agentes ou dos produtos físicos ou biológicos, assim como instruções sobre a forma de prevenir contra os riscos conhecidos; III. esta convenção é obrigatória o Decreto que a promulga, NÃO poderá ser REVOGADO, por outro Decreto, em tempo algum, pelos países membros da Organização Internacional do Trabalho – OIT.
Está(ão) correta(s), somente:
Alternativas
Q1203466 Segurança e Saúde no Trabalho
Algumas entidades mórbidas são consideradas como acidentes do trabalho:
I. doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social; II. Idoença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente; III. doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.
Está (ão) correta(s), somente:
Alternativas
Q1203467 Segurança e Saúde no Trabalho
Na regulamentação da Previdência Social são descritos os agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme Previsto no Art. 20 da Lei nº 8.213, de 1991. Os trabalhos que contêm o risco relacionado ao agente patogênico arsênio (incluindo os seus compostos arsenicais) são:
I. produção de gasolina (como catalisador alquilante); II. fabricação de pérolas artificiais; III. fabricação, preparação e emprego de tintas, lacas, inseticidas, parasiticidas e raticidas; IV. processos industriais em que haja desprendimento de hidrogênio arseniado; V. preparação e conservação de peles e plumas (empalhamento de animais) e conservação da madeira; VI. agentes na produção de vidro, ligas de chumbo, medicamentos e semicondutores.
Está (ão) correta(s), somente:
Alternativas
Q1203468 Segurança e Saúde no Trabalho
Na regulamentação da Previdência Social são descritos os agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme Previsto no Art. 20 da Lei nº 8.213, de 1991.
São consideradas substâncias asfixiantes:
Alternativas
Q1203469 Segurança e Saúde no Trabalho
Na regulamentação da Previdência Social são descritos os agentes ou fatores de risco de natureza ocupacional relacionados com a etiologia de doenças profissionais e de outras doenças relacionadas com o trabalho.
Entre as doenças causalmente relacionadas com o agente ou fator de risco Bromo, estão:
Alternativas
Q1203470 Segurança e Saúde no Trabalho
A Organização Pan-Americana da Saúde convencionou classificar os indicadores de saúde ‐ doença em seis subconjuntos temáticos. Além dos indicadores demográficos e socioeconômicos, fazem parte desta classificação outros quatro. São eles:
Alternativas
Q1203471 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, a taxa de mortalidade específica por acidentes do trabalho é o número de óbitos devidos a acidentes do trabalho, por 100 mil trabalhadores segurados, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. A interpretação desse indicador:
I. estima o risco de morte por acidente de trabalho e dimensiona a sua magnitude entre trabalhadores com cobertura previdenciária específica; II. expressa o nível de segurança no ambiente de trabalho, associado a fatores de risco decorrentes da ocupação e da atividade econômica exercida; III. Idenota também as condições de diagnóstico e da assistência médica dispensada, bem como a qualidade do registro das ocorrências; IV. permite calcular o período de repouso remunerado de algumas ocupações, definidas na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO como especiais (no nível de competência 5).
Está (ão) correta(s), somente:
Alternativas
Q1203472 Segurança e Saúde no Trabalho

Analise o gráfico:

Imagem associada para resolução da questão

É correto afirmar que:

Alternativas
Q1203473 Segurança e Saúde no Trabalho

Analise a tabela:

Imagem associada para resolução da questão

É correto afirmar que:

Alternativas
Q1203474 Segurança e Saúde no Trabalho
Na regulamentação da previdência social são descritos os agentes ou fatores de risco de natureza ocupacional relacionados com a etiologia de doenças profissionais e de outras doenças relacionadas com o trabalho.
Entre as doenças causalmente relacionadas com o agente ou fator de risco Benzeno e seus homólogos tóxicos, está:
Alternativas
Q1203475 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre a Organização Pan-americana da Saúde no Brasil, esta apresenta os princípios básicos da tecnologia identificação e controle dos fatores de risco na perspectiva da higiene do trabalho e da ergonomia de controle, propostos pela Higiene do Trabalho.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1203476 Segurança e Saúde no Trabalho
O objetivo principal da tecnologia de controle deve ser a modificação das situações de risco, por meio de projetos adequados e de técnicas de engenharia que:
I. eliminem ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais para a saúde como, por exemplo, a substituição de materiais ou equipamentos e a modificação de processos e de formas de gestão do trabalho; II. reduzam a concentração desses agentes no ar ambiente como, por exemplo, a ventilação local diluidora e limpeza dos locais de trabalho; III. I garantam a inexistência da liberação de tais agentes nos ambientes de trabalho como, por exemplo, os sistemas fechados, enclausuramento, ventilação local exaustora, ventilação geral diluidora, armazenamento adequado de produtos químicos, entre outras.
Está(ão) correta(s), somente:
Alternativas
Q1203477 Segurança e Saúde no Trabalho
A prevenção dos transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho baseia-se nos procedimentos de vigilância dos agravos à saúde e dos ambientes e condições de trabalho. Utiliza conhecimentos médico-clínicos, epidemiológicos, de higiene ocupacional, toxicologia, ergonomia, psicologia, entre outras disciplinas; valoriza a percepção dos trabalhadores sobre seu trabalho e a saúde e baseia-se nas normas técnicas e regulamentos vigentes, envolvendo:
I. reconhecimento prévio das atividades e locais de trabalho onde existam substâncias químicas, agentes físicos e/ou biológicos e os fatores de risco decorrentes da organização do trabalho potencialmente causadores de doença; II. identificação dos problemas ou danos potenciais para a saúde, decorrentes da exposição aos fatores de risco identificados; III. identificação e proposição de medidas que devem ser adotadas para a eliminação ou controle da exposição aos fatores de risco e para proteção dos trabalhadores; IV. educação de base dos trabalhadores temporários, na medida em que o comportamento destes se configura como o maior vetor epidemiológico.
Estão corretas, somente:
Alternativas
Q1203478 Segurança e Saúde no Trabalho
No que se refere à LER e DORT, o diagnóstico clínico ocupacional deve ser realizado à semelhança da investigação diagnóstica de qualquer doença. Após a realização dos exames, o médico deve fazer as seguintes análises, EXCETO:
Alternativas
Q1203479 Segurança e Saúde no Trabalho
Desde a década de 1970 o fenômeno denominado burnout tem sido alvo de pesquisas acadêmicas, sobretudo nos Estados Unidos. O termo nomeia a síndrome relacionada ao esgotamento por sofrimento psíquico no trabalho. Estudada por Malash e Jackson, a síndrome de burnout, apresenta três fatores. São eles:
Alternativas
Q1203480 Segurança e Saúde no Trabalho
Os profissionais de Saúde no Trabalho devem manter, com o apropriado grau de confidencialidade, arquivos e registros que os ajudem na tarefa de identificar problemas de Saúde na empresa. Estes registros incluem dados sobre:
I. a vigilância dos ambientes de trabalho; II. a história profissional; III. registros de exposição ocupacional; IV. resultados de monitoração epidemiológica de exposição; V. quantitativo anual de atestados de capacidade para o trabalho, fornecidos em determinado município.
Estão corretas, somente:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: D
6: D
7: C
8: A
9: B
10: A
11: D
12: E
13: A
14: E
15: E
16: D
17: D
18: B
19: B
20: A