Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Professor - Ensino Religioso
Foram encontradas 33 questões
A outra mudança, foi:
O Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI propõe que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento.
Considere as afirmativas sobre esses pilares do conhecimento.
I - O único pilar que deve ser objeto de atenção por parte do ensino estruturado é “aprender a conhecer”.
I - Cada um dos quatros pilares deve ser objeto de igual atenção por parte do ensino estruturado.
III - Os quatro pilares propostos são independentes uns dos outros, pois não há relação entre os mesmos.
IV - Existem entre os quatro pilares múltiplos pontos de contato, de relacionamento e de permuta.
Estão corretas, apenas, as seguintes afirmativas.
Em um debate sobre as relações entre processos de aprendizagem e desenvolvimento, foi defendida, entre outras, a seguinte posição:
É necessário esperar a criança apresentar um nível
de desenvolvimento particular para começar a
educação escolar.
Considerando a noção de zona de desenvolvimento proximal apresentada por Vygotsky, sobre esse posicionamento é correto afirmar que:
Segundo José Carlos Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas.
Considere as afirmativas sobre o papel da escola, a atuação do professor e os conteúdos de ensino na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.
I- A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio de aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
II- Os conteúdos não devem ser apenas ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social.
III- A forma de conceber os conteúdos estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular ou espontânea, numa relação de descontinuidade.
IV- O papel de mediação em torno da análise dos conteúdos é exercido pelo professor sempre de forma não diretiva, evitando a intervenção pedagógica.
Estão corretos apenas os itens:
As aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Com relação às dez competências gerais, é correto afirmar que são propostas para as seguintes etapas da Educação Básica:
Considere as seguintes afirmativas com relação às metodologias ativas.
I- A função do professor deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
II-O professor perde a sua função e pode ser substituído pela tecnologia ou perder sua razão de existir.
III- A aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problemas são práticas de ensino aprendizagem comuns nas metodologias ativas.
IV- Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na figura do professor.
Estão corretos apenas os itens:
A teoria das inteligências múltiplas, elaborada pelo cientista Howard Gardner, causou impacto nos meios pedagógicos.
Considere as seguintes afirmativas a respeito da teoria das inteligências múltiplas.
I- O tipo de inteligência que deve ser mais valorizado é a lógica-matemática.
II- Há outros tipos de inteligência, além da linguística e da lógico-matemática.
III- A inteligência não é única e não pode ser medida e padronizada.
IV- As pessoas nascem com determinada quantidade de inteligência que serve de limite para as diferentes realizações.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Uma professora realizou uma ação avaliativa no início de um processo de ensino e aprendizagem. Seu objetivo era obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes, visando à delimitação das intervenções mais adequadas.
A principal função da avaliação que foi realizada denomina-se:
De acordo com a legislação vigente, as escolas devem desenvolver práticas inclusivas.
Considere as seguintes afirmativas com relação à perspectiva da educação inclusiva no espaço escolar.
I- A escola deve evitar o contato entre estudantes que não apresentam deficiências e os que apresentam.
II- A escola deve promover o contato entre estudantes que não apresentam deficiência e os que apresentam, atuando de forma a evitar situações que envolvam intimidação vexatória.
III- O professor deve acompanhar, sem o auxílio de outros profissionais, a aprendizagem dos estudantes com deficiência, e altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento.
IV- A escola deve elaborar uma proposta pedagógica que atenda aos grupos e às necessidades individuais.
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos meios de viabilizar a escola democrática e de qualidade para todos. Considere as seguintes afirmativas sobre o PPP.
I- deve contemplar a concepção sobre educação, conhecimento, avaliação e mobilidade escolar.
II- deve ser construído somente por professores.
III- deve contemplar as bases norteadoras da organização do trabalho pedagógico.
IV- não deve tratar do programa de formação continuada dos profissionais da educação
Estão corretas apenas as afirmativas:
A Nota técnica nº4/2014 do MEC orienta quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação no Censo Escolar.
Segundo essa nota técnica, cabe ao professor que atua no Atendimento Escolar Especializado:
“O que está em primeiro lugar é a perenidade da vida. A morte é sua face invisível como o negativo de uma fotografia. (...) O verdadeiro nada é a exclusão da vida social (...) maldição do homem enfeitiçado ou expulso da comunidade."
SAMUEL, Albert. As religiões hoje. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 2003. p. 45.
A religião possui um espaço vital na vida social das comunidades tribais polinésias, sendo que a ritualística, as festas, os símbolos e a própria natureza refletem diretamente na vida do indivíduo. A morte, no entanto, possui uma relação de:
“Quando tensões ou conflitos irrompem em regiões como no Sudão, em alguns Estados do norte da Nigéria, na Costa do Marfim, na Índia, na Indonésia, em partes do Oriente Médio, na Bósnia-Herzegovina e mesmo na Irlanda do Norte, alguns analistas simplificam demasiadamente a questão dizendo que a situação é provocada pela religião.”
ARINZE, Cardeal Francis. Religiões para a paz. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002. p. 45.
A religião pode ser instrumentalizada para muitos fins, exceto o de seu sentido lato: religar o homem. As diferentes leituras de mundo, a ortodoxia, o fanatismo, o discurso proselitista e, em muitos casos, o nacionalismo, tendem a tornar o mundo polarizado entre as forças do bem contra as forças do mal.
Com base nos dados acima e recorrendo ao texto, podemos afirmar que:
Um novo fenômeno vem ocorrendo no seio do Catolicismo brasileiro: o surgimento das comunidades de aliança e vida fundamentalmente oriundas do movimento da Renovação Carismática Católica. Procurando viver nos carismas e nos dons do Espírito Santo, apresentam características que se aproximam sobremaneira do Pentecostalismo, sobretudo a ênfase no fervor das orações de libertação e cura, da ortodoxia e da constante metanoia de seus membros.
Entretanto, esse movimento (Renovação Carismática) oriundo do meio protestante, iniciou-se na/no:
Numa classe de 8º ano, Isaac, um adolescente judeu, mantém longa amizade com Hassan, um adolescente de origem islâmica. Ambos jogam no time de basquete onde há jovens budistas, dois gêmeos hindus e os demais são cristãos de várias denominações. As famílias, mantém uma amizade e um respeito profundo quanto a fé de cada um e, em muitos casos, participam dos eventos religiosos uma das outras.
O recorte acima denota dois elementos importantes que devem constar na prática docente de um professor de Ensino Religioso Escolar, que são:
Segundo SILVA (2004: 31) “dogmatismos e radicalismos em assuntos religiosos não são caminhos de libertação, mas de alienação e escravização de consciências” refletem a relação em que vivemos: de um processo de alienação e de cultivo do medo, da repressão e da ortodoxia mesmo em muitas religiões. Na prática docente, esse tipo de postura impede o desenvolvimento de: