Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Professor - Ensino Religioso
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“O que está em primeiro lugar é a perenidade da vida. A morte é sua face invisível como o negativo de uma fotografia. (...) O verdadeiro nada é a exclusão da vida social (...) maldição do homem enfeitiçado ou expulso da comunidade."
SAMUEL, Albert. As religiões hoje. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 2003. p. 45.
A religião possui um espaço vital na vida social das comunidades tribais polinésias, sendo que a ritualística, as festas, os símbolos e a própria natureza refletem diretamente na vida do indivíduo. A morte, no entanto, possui uma relação de:
“Quando tensões ou conflitos irrompem em regiões como no Sudão, em alguns Estados do norte da Nigéria, na Costa do Marfim, na Índia, na Indonésia, em partes do Oriente Médio, na Bósnia-Herzegovina e mesmo na Irlanda do Norte, alguns analistas simplificam demasiadamente a questão dizendo que a situação é provocada pela religião.”
ARINZE, Cardeal Francis. Religiões para a paz. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002. p. 45.
A religião pode ser instrumentalizada para muitos fins, exceto o de seu sentido lato: religar o homem. As diferentes leituras de mundo, a ortodoxia, o fanatismo, o discurso proselitista e, em muitos casos, o nacionalismo, tendem a tornar o mundo polarizado entre as forças do bem contra as forças do mal.
Com base nos dados acima e recorrendo ao texto, podemos afirmar que:
Um novo fenômeno vem ocorrendo no seio do Catolicismo brasileiro: o surgimento das comunidades de aliança e vida fundamentalmente oriundas do movimento da Renovação Carismática Católica. Procurando viver nos carismas e nos dons do Espírito Santo, apresentam características que se aproximam sobremaneira do Pentecostalismo, sobretudo a ênfase no fervor das orações de libertação e cura, da ortodoxia e da constante metanoia de seus membros.
Entretanto, esse movimento (Renovação Carismática) oriundo do meio protestante, iniciou-se na/no:
Numa classe de 8º ano, Isaac, um adolescente judeu, mantém longa amizade com Hassan, um adolescente de origem islâmica. Ambos jogam no time de basquete onde há jovens budistas, dois gêmeos hindus e os demais são cristãos de várias denominações. As famílias, mantém uma amizade e um respeito profundo quanto a fé de cada um e, em muitos casos, participam dos eventos religiosos uma das outras.
O recorte acima denota dois elementos importantes que devem constar na prática docente de um professor de Ensino Religioso Escolar, que são:
Segundo SILVA (2004: 31) “dogmatismos e radicalismos em assuntos religiosos não são caminhos de libertação, mas de alienação e escravização de consciências” refletem a relação em que vivemos: de um processo de alienação e de cultivo do medo, da repressão e da ortodoxia mesmo em muitas religiões. Na prática docente, esse tipo de postura impede o desenvolvimento de: