Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Professor - Música
Foram encontradas 6 questões
“O século XX viu despontar, em curto espaço de tempo, uma série de músicos comprometidos com o ensino da música. Dentre eles destacam-se alguns, pela pertinência de suas propostas e por sua penetração no Brasil, tornando-se, com isso, mais significativos entre nós.” (Fonterrada, 2003). A seguir estão, em síntese, o que cada educador de primeira geração propôs para a Educação Musical:
I. Busca desenvolver a expressão, a criatividade e a musicalidade como um todo. Pratica o tocar instrumentos de plaquetas e de percussão, improvisar em grupo, criando frases, ostinatos, perguntas e respostas ou inventando rimas.
II. Busca desenvolver a acuidade auditiva e o canto coletivo. Utiliza exercícios corporais, de solfejo rítmico e melódico, exercícios com sinos e instrumentos de plaquetas.
III. Busca desenvolver a escuta ativa e a integração entre música e movimento. Utiliza atividades de exercícios corporais e vocais.
IV. Com ênfase na habilidade instrumental, é inspirado na observação da maneira natural como toda criança aprende a língua materna. Utiliza a imitação, a repetição, estímulo ambiente e cooperação.
V. Busca desenvolver a prática do canto coletivo e habilidades de percepção auditiva. Utiliza atividades de canto, solfejo rítmico e melódico.
I - Criação II - Crítica III - Estesia IV - Expressão V - Fruição VI - Reflexão
( ) refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. ( ) refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. ( ) refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. ( ) refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem ( ) refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. ( ) refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.
A ordem correta encontrada, de cima para baixo, é:
Podemos constatar que NÃO constam na BNCC as seguintes etapas da proposta de Swanwick: