A alternativa na qual os nomes dos educadores correspondem,...
“O século XX viu despontar, em curto espaço de tempo, uma série de músicos comprometidos com o ensino da música. Dentre eles destacam-se alguns, pela pertinência de suas propostas e por sua penetração no Brasil, tornando-se, com isso, mais significativos entre nós.” (Fonterrada, 2003). A seguir estão, em síntese, o que cada educador de primeira geração propôs para a Educação Musical:
I. Busca desenvolver a expressão, a criatividade e a musicalidade como um todo. Pratica o tocar instrumentos de plaquetas e de percussão, improvisar em grupo, criando frases, ostinatos, perguntas e respostas ou inventando rimas.
II. Busca desenvolver a acuidade auditiva e o canto coletivo. Utiliza exercícios corporais, de solfejo rítmico e melódico, exercícios com sinos e instrumentos de plaquetas.
III. Busca desenvolver a escuta ativa e a integração entre música e movimento. Utiliza atividades de exercícios corporais e vocais.
IV. Com ênfase na habilidade instrumental, é inspirado na observação da maneira natural como toda criança aprende a língua materna. Utiliza a imitação, a repetição, estímulo ambiente e cooperação.
V. Busca desenvolver a prática do canto coletivo e habilidades de percepção auditiva. Utiliza atividades de canto, solfejo rítmico e melódico.