Questões de Concurso Público INOVA Capixaba - ES 2022 para Psicólogo

Foram encontradas 15 questões

Q2025233 Não definido
Uma teoria é um conjunto de afirmações que relacionam diferentes fatos ou eventos e prediz algumas consequências. Na Psicologia, temos vários teóricos que falam sobre o desenvolvimento humano e Jean Piaget, considerado um dos principais, discorre sobre o desenvolvimento cognitivo. Piaget descreve quatro fases para o desenvolvimento pelas quais as crianças passam. Analisando as situações abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
“Uma criança que brinca com todas suas bonecas, pois acredita que se brincar mais com uma, a outra ficará triste.”
“Uma criança que come toda a sua comida na hora do almoço diz que o prato vazio está sorrindo porque ela não deixou sobrar nada.”
Estamos falando da fase:
Alternativas
Q2025234 Não definido
Dentre muitas teorias que surgiram a partir de Freud, destaca-se a teoria psicossocial de Erik Erikson. Erikson (1902-1994) criou a Teoria de Estágios de Desenvolvimento da Personalidade, que se divide em 8 (oito) estágios. Ele explica possíveis conflitos internos que o indivíduo sofre desde seu nascimento até fase adulta tardia (a velhice). A oitava fase da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial é chamada Integridade do Ego versus Desespero (ou Desesperança) e fala sobre:
Alternativas
Q2025235 Não definido
A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento e com as demandas exigidas, requer metodologias específicas. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Quando falamos de diagnóstico diferencial, podemos afirmar que:
Alternativas
Q2025236 Não definido
Existem diversas experiências exitosas, no campo das políticas públicas de saúde, com a participação de psicólogas(os) que, ao longo do tempo, desenvolveram práticas de cuidado e de acolhimento. Essas práticas têm como pressupostos a defesa dos direitos humanos e o referencial ético e político da profissão. Por muito tempo, a única opção de atenção para usuários de álcool e outras drogas foi dada pela prática asilar através da internação em grandes hospitais psiquiátricos com características manicomiais ou clínicas particulares. Multiplicaram-se também iniciativas de cunho religioso e de apoio mútuo entre os próprios usuários que encaravam a questão do uso e abuso de drogas a partir de um enfoque medicalizante, ao considerá-la uma doença incurável. O SUS e a Reforma Psiquiátrica brasileira, assim como o SUAS, criaram dispositivos de cuidado e atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas, nos quais diferentes profissionais, entre eles psicólogas(os), trabalham tendo como princípio básico a defesa dos direitos humanos e como diretriz a ampliação da autonomia e da participação social dos usuários. No que tange ao desafiador cuidado com as crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas, foram criados, a partir de 2012, os CAPS Adi, serviços de atendimento infanto-juvenil de usuários de álcool e drogas, que atuam de forma integrada com a comunidade e com equipamentos específicos para crianças e adolescentes, os Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). O envolvimento do sistema de educação, intersetorialmente, precisa ser ativado como importante aliado da rede, primeiramente através da problematização da temática e também por meio de práticas de inclusão daquelas crianças e adolescentes marginalizados do sistema de ensino. Diante disso: 
Alternativas
Q2025237 Não definido
No Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, a crise da Psicologia Social levou os pesquisadores a questionar o seu papel e seu objeto de estudo. Esse período foi marcado, na maioria dos países latinoamericanos, por pobreza, concentração econômica urbana e agrária, além de dura repressão política. Nesse caminho, no Brasil, a Psicologia Social inicia a busca pela construção de uma relação de compromisso com a sociedade, a partir da identificação das demandas sociais, em bases éticas, para que se possa garantir a dignidade humana, em prol da qualidade de vida e da diminuição das desigualdades sociais (Lane & Sawaia, 1995). Nessa perspectiva, Lane (1989) traz reflexões para uma ciência compromissada com a transformação social. A Psicologia Social Comunitária, principalmente no Brasil, resulta de um movimento de crise e transformação da Psicologia Social, profundamente influenciado pelos movimentos populares e pelos problemas sociais vividos no continente. Dentre as atividades realizadas pelo Psicólogo (a) nesse campo de atuação, analise as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
I - Construção de desenvolvimento, independente da realidade local e estar relacionado ao desenvolvimento pessoal e coletivo dos moradores da comunidade. II - Promover a participação obrigatória dos grupos com os quais trabalha na definição das prioridades de atuação. III - Realizar planejamento, execução e avaliação de suas atividades, promovendo a consciência e minimizando a alienação. IV - Desenvolvimento da consciência crítica, da ética, da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas cotidianos da comunidade. V - Coletivizar e facilitar o entendimento entre a comunidade e seus diversos aliados.
Alternativas
Q2025238 Não definido
Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. De acordo com a RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05 que aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo, analise as afirmativas e em seguida assinale a alternativa CORRETA.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Constituição Civil. II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade social e cultural, desconsiderando a política econômica, pois estas não são ponto focal do exercício da profissão. IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática. V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão. VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada. VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e sem os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma determinista e em consonância com os demais princípios deste Código.
Alternativas
Q2025239 Não definido
Quando falamos de Psicologia Institucional, refletimos sobre a mudança de paradigma em relação à atuação do psicólogo, do âmbito individual, privado e, portanto, relacionado aos problemas psicopatológicos, para ingressar no campo da promoção da saúde, abrindo um leque de novas possibilidades de atuação para a prática da Psicologia. Podemos considerar que o (a) psicólogo (a) institucional:
Alternativas
Q2025240 Não definido
Segundo a obra Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais de Paulo Dalgalarrondo, a linguagem, particularmente na sua forma verbal, é uma atividade especificamente humana. Sendo o principal instrumento de comunicação dos seres humanos e fundamental na elaboração e na expressão do pensamento.
Alterações na linguagem sempre foram de grande interesse para a psicopatologia, em relação a AFASIA é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2025241 Não definido
As Psicoses são transtornos mentais graves que afetam a capacidade do indivíduo no contato com a realidade. Sobre a Psicose podemos considerar:
Alternativas
Q2025242 Não definido
Na Gestalt- terapia a expressão Awareness se refere:
Alternativas
Q2025243 Não definido
Reunir-se em grupos é uma característica essencial dos seres humanos que se desenvolvem inseridos em grupos sociais. No decorrer de todo o processo de civilização, os homens organizam-se socialmente nas mais variadas atividades. Ao longo da vida, é em grupo que o indivíduo atravessa experiências e experimenta nelas os mais variados tipos de sentimentos e sensações.
Sobre o a psicoterapia de grupo e a atuação do psicoterapeuta, podemos afirmar que:
Alternativas
Q2025244 Não definido
A obra Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais apresenta o conceito de identidade psicossocial quando aborda os temas: narcisismo e autoestima. Erik Erikson (1985) define identidade psicossocial como o sentimento que proporciona a capacidade para experienciar o próprio eu como algo que tem continuidade e unidade, permitindo que o indivíduo se insira no meio sociocultural de forma coerente.
Sobre o conceito de identidade psicossocial de Erikson na obra psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, podemos afirmar que:
Alternativas
Q2025245 Não definido
A atenção básica constitui-se de um conjunto de ações em saúde localizadas nos territórios, voltadas à promoção e à prevenção de saúde, sendo o principal meio de acesso aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).. Um dos programas que contribuem para essas finalidades, além das ações dos agentes comunitários, é a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esta objetiva o atendimento interdisciplinar da população, sendo um dos projetos da Política Nacional de Atenção Básica (Ministério da Saúde, 2013).
Em relação à saúde coletiva, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2025246 Não definido
Em relação à atuação na saúde é importante o conhecimento sobre a diferença entre uma equipe multidisciplinar e uma equipe interdisciplinar.
Sobre a ação interdisciplinar na saúde, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2025247 Não definido
Dentre as especialidades médicas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) está a Psicologia. O Sistema Único de Saúde compreende hospitais e unidades de atendimentos diversas no âmbito municipal, estadual e federal. A Rede de Atenção Psicossocial – RAP é um instrumento para o cuidado integral à saúde mental da população brasileira. As diretrizes e ações da RAPS têm sido pautadas em evidências científicas, pelo Ministério, buscando a implementação de ações, ancoradas nas melhores práticas, para disponibilizar, de forma efetiva, cuidados adequados à população.
Sobre a Rede de atenção Psicossocial, assinale a alternativa CORRETA em relação a forma como é organizada.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: B
6: C
7: A
8: D
9: A
10: C
11: E
12: D
13: D
14: E
15: A