Questões de Concurso Público CISDESTE - MG 2024 para Médico

Foram encontradas 30 questões

Q2506462 Português
Analise as afirmativas a seguir:

I. Comprei o décimo quinto livro da série ontem. II. Segundo a autora, seu livro é instigante. III. Ela foi a décimo primeira pessoa a chegar na festa.

As afirmativas que utilizam numerais ordinais corretamente são: 
Alternativas
Q2506463 Português
Identifique a alternativa que contém corretamente uma preposição de causa:
Alternativas
Q2506464 Português
Identifique a alternativa que contenha corretamente uma oração coordenada em um período:
Alternativas
Q2506465 Português
Identifique a alternativa que apresenta corretamente a concordância nominal:

I. Os livro estão na prateleira. II. As meninas estão felizes com seus presente. III. O carro novo é bonito.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2506466 Português
Identifique a alternativa que apresenta corretamente um mecanismo de coesão textual que indique causa e consequência:
Alternativas
Q2506467 Medicina
O papel da Vigilância Sanitária é amplo, abrange várias áreas de fiscalização, promovendo o controle de doenças e surtos e monitorando, dessa forma, os riscos com base na qualidade dos produtos oferecidos à população.

Nesse contexto, marque a alternativa que contenha o órgão da Vigilância Sanitária responsável por fiscalizar, avaliar e conceder a autorização para comercialização de produtos.
Alternativas
Q2506468 Medicina
O Sistema Único de Saúde (SUS) possui gestores que são responsáveis por executar a política de saúde promovendo a garantia aos indivíduos de que todos possam ter acesso à saúde de modo integral.

Desse modo, assinale a alternativa que contenha um órgão gestor do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Alternativas
Q2506469 Medicina
De acordo com os programas criados para aumentar a eficiência e proporcionar melhorias ao atendimento à população no Sistema Único de Saúde (SUS), a alternativa que contem o programa que visa aplicar os princípios do SUS para melhorar o funcionamento do sistema é:
Alternativas
Q2506470 Medicina
Observa-se que, com a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI), muitas doenças foram erradicadas, tendo em vista a forte política implantada de imunização em todo o País.

Nesse contexto, a alternativa que contem as pessoas que podem ser beneficiadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) é:
Alternativas
Q2506471 Medicina
A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a entrada inicial dos indivíduos nos sistemas de saúde.

De acordo com essa informação, marque a alternativa que discorre sobre o que acontece durante a atenção básica no atendimento ao cidadão.
Alternativas
Q2506472 Medicina
O Brasil possui o maior programa público de transplantes de órgãos do mundo, garantindo à população uma nova chance e melhora através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante disso, marque a alternativa que demonstre corretamente a maneira que a fila de transplante ocorre.
Alternativas
Q2506473 Medicina
Sabe-se que o Ministério da Saúde é o gestor nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse contexto, marque a alternativa que demonstre a função desse órgão. 
Alternativas
Q2506474 Medicina
Os hospitais universitários servem de campo de atuação dos estudantes e oferecem tratamento gratuito à população, tendo em vista que são geridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Desse modo, assinale a alternativa que descreva qual é o papel fundamental desses hospitais para o sistema. 
Alternativas
Q2506475 Medicina
Para que o atendimento às pessoas ocorra de maneira mais efetiva, existem locais específicos para que o serviço de saúde seja promovido. Há, por exemplo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com essa informação, assinale a alternativa que descreva como funciona o atendimento nessas unidades: 
Alternativas
Q2506476 Medicina
No Sistema Único de Saúde (SUS), existe o serviço que é prestado aos pacientes, denominado “Reabilitação”. Marque a alternativa que descreva o que ocorre nessa etapa: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506477 Medicina
De acordo com o Ministério da Saúde, por meio da Portaria MS/GM nº 1.378, de 9 de julho de 2013, fica definido que é competência da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) a “coordenação da preparação e resposta das ações de vigilância em saúde, nas emergências de saúde pública de importância nacional e internacional, bem como a cooperação com Estados, Distrito Federal e Municípios” na resposta a essas emergências. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:


I - A vulnerabilidade social, econômica e ambiental não afeta o risco de impacto à saúde humana decorrente de emergências em saúde pública;

II – O termo ‘emergência em saúde pública’ caracterizase como uma situação que demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, de controle e de contenção de riscos, de danos e de agravos à saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas (surtos e epidemias), de desastres, ou de desassistência à população;

III - o Plano de Resposta às Emergências em Saúde Pública estabelece a atuação da SVS, da esfera federal do Sistema Único de Saúde (SUS), na resposta às emergências em saúde pública.


Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506478 Medicina
Caracterizada como uma ferramenta diagnóstica, a punção lombar (PL) é um procedimento realizado para coletar uma amostra do líquido cefalorraquidiano (LCR), realizado por meio da inserção de uma agulha entre duas vértebras da região lombar. Além disso, a punção lombar também pode ser utilizada como estratégia terapêutica para inserção de medicamentos no LCR, como antibióticos e quimioterápicos. Assinale a situação em que a punção lombar é contraindicada:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506479 Medicina
Paciente de 5 anos, com histórico de submissão à extração dentária, em condições inadequadas, dois meses antes do início dos sintomas; sem antecedentes de infecção frequente de vias aéreas, cardiopatias ou febre reumática.

Após exame clínico, verifica-se:


- Estado geral regular, anictérico, acianótico, hipocorada (++/4+), afebril (36,5°C) e toxemiada.

- PA 100×40 mmHg; FC 110 bpm; FR 34 irpm; SatO2 96%. - Ritmo cardíaco irregular e taquicárdico em dois tempos, com bulhas cardíacas hipofonéticas, com sopro sistólico mais audível em foco mitral, ictus cordis palpável (três polpas digitais) e turgência jugular a 45°.

- Tórax simétrico, com expansibilidade diminuída à direita. Estertores bolhosos em bases pulmonares, macicez à percussão e murmúrio vesicular diminuído à direita . - Abdome plano, tenso e doloroso, notavelmente em hipocôndrio direito, com fígado palpável, sem outras vísceromegalias.

- Pulsos palpáveis e simétricos. Edema em membros inferiores (++/+4). Extremidades normais. aumento moderado da frequência cardíaca, e redução do número de glóbulos vermelhos.


Foi realizado ainda um ecocardiograma que evidenciou lesões valvares sugestivas de acometimento reumático.


Qual diagnóstico é prioritariamente sugestivo no caso desse quadro infeccioso?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506480 Medicina
De acordo com o Ministério da Saúde, a difteria é uma doença que ocorre durante todos os períodos do ano e pode afetar todas as pessoas que não são vacinadas, de qualquer idade, raça ou sexo. Acontece com mais frequência nos meses frios e secos (outono e inverno), quando é mais comum a ocorrência de infecções respiratórias, principalmente devido à aglomeração em ambientes fechados, que facilitam a transmissão da bactéria. Considerando a doença acima mencionada, analise as informações a seguir:


(__) é causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, que se hospeda na própria pessoa doente ou no portador, ou seja, aquele que tem a bactéria no organismo e não apresenta sintomas.

(__) a transmissão da difteria ocorre basicamente por meio da tosse, espirro ou por lesões na pele, ou seja, a bactéria da difteria é transmitida pelo contato direto da pessoa doente ou portadores com pessoa suscetível, por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.

(__) o período de incubação da difteria, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer desde a infecção da pessoa, é, em geral, de 1 a 6 dias, podendo ser mais longo. Já o período de transmissibilidade da doença dura, em média, até 2 semanas após o início dos sintomas.

(__) O diagnóstico da difteria é clínico, após análise detalhada dos sintomas e características típicas da doença por um profissional de saúde. Para confirmação do diagnóstico, deve ser solicitada a coleta de secreção de nasofaringe para cultura. Em casos de suspeita de difteria cutânea, devem ser coletadas amostras das lesões da pele.

(__) O tratamento da difteria é feito com o soro antidiftérico (SAD), que deve ser ministrado em unidade hospitalar. A finalidade do tratamento é inativar a toxina da bactéria o mais rapidamente possível. O uso do antibiótico é considerado como medida auxiliar do tratamento, ajudando a interromper o avanço da doença.



Assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506481 Medicina
Um paciente de 45 anos comparece à UPA com queixa de dor no corpo, associado à fraqueza. Relata que, há 2 dias, teve um quadro de febre mensurada em 38,5 ºC.
Observe o registro do exame físico e dos exames complementares do referido paciente:

Altura: 1, 75 m Peso: 79 kg IMC: 25,8
FC: 88 bpm FR: 12 ipm Temperatura axilar: 38, 6 ºC
Gerais: Regular Estado Geral, orientado, lipotímeo, hidratado, mucosas coradas, nutrido, acianótico, anictérico, condições de higiene adequadas, sem postura preferencial.
Pele: presença de exantema maculopapular em tronco, abdômen, pescoço, membros superiores e inferiores, incluindo mãos e pés.
Cardiovascular: precórdio normodinâmico. Ictus invisível, palpável em 5º EIC na LHCE medindo cerca de 2 polpas digitais, não propulsivo. Ausência de atritos. RCR 2T c/ BNF. Ausência de sopros ou extrassístoles. Pulsos arteriais periféricos simétricos, sincrônicos e com boa amplitude.
Respiratório: tórax e pulmões: simétricos, sem esforço respiratório. Expansibilidade preservada bilateralmente. FTV uniformemente palpável bilateralmente. Som claro atimpânico à percussão. MVBD s/ RA.
Abdominal: plano, com exantema maculopapular. RHA+ nos quatro quadrantes. Espaço de Traube livre. abdômen indolor à palpação superficial e profunda. Ausência de massas e visceromegalias. Som timpânico à percussão.
Neurológico: lúcido e orientado. Sem déficit motor aparente. Pupilas isocóricas e fotorreagentes. Reflexos superficiais profundos presentes simétricos e sem anormalidades.
Hemograma: Hemácias: 4,50 milhões/mm3 [VR: 4,00 a 5,00 milhões/mm3]; Hemoglobina: 14,7 g/dL [VR: 13 a 16,0 g/dL]; Hematócrito: 38,2 % [VR: 36 a 47 %]; Vol. Globular Médio: 78,3 fL [VR: 80 a 99 fl] Hem. Globular Média: 25,2 pg [VR: 27 a 33 pg] C.H. Globular Média: 32,2 g/dL [VR: 32 a 36 g/dL] RDW: 13 % [VR: Até 16,0%].

Plaquetas: 140.000 /mm3 [ VR:150.000 a 450.000/mm3] Teste de NS1 – Positivo

Aponte corretamente o diagnóstico do quadro apresentado.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: E
6: C
7: D
8: E
9: B
10: A
11: D
12: E
13: A
14: E
15: C
16: C
17: D
18: B
19: E
20: E