Questões de Concurso Público CISDESTE - MG 2024 para Médico
Foram encontradas 30 questões
I. Comprei o décimo quinto livro da série ontem. II. Segundo a autora, seu livro é instigante. III. Ela foi a décimo primeira pessoa a chegar na festa.
As afirmativas que utilizam numerais ordinais corretamente são:
I. Os livro estão na prateleira. II. As meninas estão felizes com seus presente. III. O carro novo é bonito.
Assinale a alternativa CORRETA.
Nesse contexto, marque a alternativa que contenha o órgão da Vigilância Sanitária responsável por fiscalizar, avaliar e conceder a autorização para comercialização de produtos.
Desse modo, assinale a alternativa que contenha um órgão gestor do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse contexto, a alternativa que contem as pessoas que podem ser beneficiadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) é:
De acordo com essa informação, marque a alternativa que discorre sobre o que acontece durante a atenção básica no atendimento ao cidadão.
Diante disso, marque a alternativa que demonstre corretamente a maneira que a fila de transplante ocorre.
Nesse contexto, marque a alternativa que demonstre a função desse órgão.
Desse modo, assinale a alternativa que descreva qual é o papel fundamental desses hospitais para o sistema.
De acordo com essa informação, assinale a alternativa que descreva como funciona o atendimento nessas unidades:
I - A vulnerabilidade social, econômica e ambiental não afeta o risco de impacto à saúde humana decorrente de emergências em saúde pública;
II – O termo ‘emergência em saúde pública’ caracterizase como uma situação que demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, de controle e de contenção de riscos, de danos e de agravos à saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas (surtos e epidemias), de desastres, ou de desassistência à população;
III - o Plano de Resposta às Emergências em Saúde Pública estabelece a atuação da SVS, da esfera federal do Sistema Único de Saúde (SUS), na resposta às emergências em saúde pública.
Estão corretas as afirmativas:
Após exame clínico, verifica-se:
- Estado geral regular, anictérico, acianótico, hipocorada (++/4+), afebril (36,5°C) e toxemiada.
- PA 100×40 mmHg; FC 110 bpm; FR 34 irpm; SatO2 96%. - Ritmo cardíaco irregular e taquicárdico em dois tempos, com bulhas cardíacas hipofonéticas, com sopro sistólico mais audível em foco mitral, ictus cordis palpável (três polpas digitais) e turgência jugular a 45°.
- Tórax simétrico, com expansibilidade diminuída à direita. Estertores bolhosos em bases pulmonares, macicez à percussão e murmúrio vesicular diminuído à direita . - Abdome plano, tenso e doloroso, notavelmente em hipocôndrio direito, com fígado palpável, sem outras vísceromegalias.
- Pulsos palpáveis e simétricos. Edema em membros inferiores (++/+4). Extremidades normais. aumento moderado da frequência cardíaca, e redução do número de glóbulos vermelhos.
Foi realizado ainda um ecocardiograma que evidenciou lesões valvares sugestivas de acometimento reumático.
Qual diagnóstico é prioritariamente sugestivo no caso desse quadro infeccioso?
(__) é causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, que se hospeda na própria pessoa doente ou no portador, ou seja, aquele que tem a bactéria no organismo e não apresenta sintomas.
(__) a transmissão da difteria ocorre basicamente por meio da tosse, espirro ou por lesões na pele, ou seja, a bactéria da difteria é transmitida pelo contato direto da pessoa doente ou portadores com pessoa suscetível, por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.
(__) o período de incubação da difteria, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer desde a infecção da pessoa, é, em geral, de 1 a 6 dias, podendo ser mais longo. Já o período de transmissibilidade da doença dura, em média, até 2 semanas após o início dos sintomas.
(__) O diagnóstico da difteria é clínico, após análise detalhada dos sintomas e características típicas da doença por um profissional de saúde. Para confirmação do diagnóstico, deve ser solicitada a coleta de secreção de nasofaringe para cultura. Em casos de suspeita de difteria cutânea, devem ser coletadas amostras das lesões da pele.
(__) O tratamento da difteria é feito com o soro antidiftérico (SAD), que deve ser ministrado em unidade hospitalar. A finalidade do tratamento é inativar a toxina da bactéria o mais rapidamente possível. O uso do antibiótico é considerado como medida auxiliar do tratamento, ajudando a interromper o avanço da doença.
Assinale a opção correta.
Observe o registro do exame físico e dos exames complementares do referido paciente:
Altura: 1, 75 m Peso: 79 kg IMC: 25,8
FC: 88 bpm FR: 12 ipm Temperatura axilar: 38, 6 ºC
Gerais: Regular Estado Geral, orientado, lipotímeo, hidratado, mucosas coradas, nutrido, acianótico, anictérico, condições de higiene adequadas, sem postura preferencial.
Pele: presença de exantema maculopapular em tronco, abdômen, pescoço, membros superiores e inferiores, incluindo mãos e pés.
Cardiovascular: precórdio normodinâmico. Ictus invisível, palpável em 5º EIC na LHCE medindo cerca de 2 polpas digitais, não propulsivo. Ausência de atritos. RCR 2T c/ BNF. Ausência de sopros ou extrassístoles. Pulsos arteriais periféricos simétricos, sincrônicos e com boa amplitude.
Respiratório: tórax e pulmões: simétricos, sem esforço respiratório. Expansibilidade preservada bilateralmente. FTV uniformemente palpável bilateralmente. Som claro atimpânico à percussão. MVBD s/ RA.
Abdominal: plano, com exantema maculopapular. RHA+ nos quatro quadrantes. Espaço de Traube livre. abdômen indolor à palpação superficial e profunda. Ausência de massas e visceromegalias. Som timpânico à percussão.
Neurológico: lúcido e orientado. Sem déficit motor aparente. Pupilas isocóricas e fotorreagentes. Reflexos superficiais profundos presentes simétricos e sem anormalidades.
Hemograma: Hemácias: 4,50 milhões/mm3 [VR: 4,00 a 5,00 milhões/mm3]; Hemoglobina: 14,7 g/dL [VR: 13 a 16,0 g/dL]; Hematócrito: 38,2 % [VR: 36 a 47 %]; Vol. Globular Médio: 78,3 fL [VR: 80 a 99 fl] Hem. Globular Média: 25,2 pg [VR: 27 a 33 pg] C.H. Globular Média: 32,2 g/dL [VR: 32 a 36 g/dL] RDW: 13 % [VR: Até 16,0%].
Plaquetas: 140.000 /mm3 [ VR:150.000 a 450.000/mm3] Teste de NS1 – Positivo
Aponte corretamente o diagnóstico do quadro apresentado.