Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarulhos - SP 2024 para Professor(a) de Música (Todas as Especialidades)
Foram encontradas 25 questões
O texto acima se refere a qual estilo musical utilizado no periodo Barroco?
I. "O primeiro passo prático, em qualquer reforma educacional, é dar o primeiro passo prático". Schafer defende que a ação precede a teoria na educação musical. A prática, para ele, é o ponto de partida para qualquer mudança. O maior obstáculo para o professor é a própria teoria, quando utilizada como justificativa para a inação. A música é uma atividade prática, e aprender a fazer música é mais importante do que discutir sobre ela.
II. "Na educação, fracassos são mais importantes do que sucessos. Nada é mais triste do que uma história de sucessos". Ao afirmar que 'na educação, fracassos são mais importantes do que sucessos', Schafer critica a cultura do sucesso a todo custo. Para ele, a busca incessante por resultados positivos pode levar o professor a negligenciar a importância da reflexão sobre sua prática. Os fracassos, por sua vez, oferecem uma oportunidade única para que o educador identifique as falhas em seu trabalho e busque soluções mais eficazes. Dessa forma, os erros se transformam em valiosas ferramentas de aprendizado e desenvolvimento profissional.
III. "Não há mais professores, mas uma comunidade de aprendizes". A frase de Schafer reflete uma visão democrática da educação, onde todos, incluindo o professor, são aprendizes. Essa perspectiva horizontal valoriza a experiência e a individualidade de cada membro da comunidade, estimulando a colaboração e a construção conjunta do conhecimento.

Assinale a afirmativa correta com relação às armaduras de clave.
Aponte a afirmativa que contenha somente compositores do período Romântico.


Sobre a proposta pedagógica re-arranjo considere as afirmativas a seguir.
I. O re-arranjo possui dois objetivos pedagógicos centrais (e concomitantes): desenvolver a atividade criadora, ou seja, levar o aluno a expressar-se através de elementos sonoros e, promover uma reapropriação ativa e significativa da vivência cultural.
II. Quando utilizada com alunos não familiarizados com a linguagem da música erudita e/ou que não tiveram estudos (formais) de música anteriormente, a estratégia criativa de re-arranjo revela-se bastante produtiva ao tomar como base músicas que remetem a temas: músicas que se relacionem com vivências pessoais ou com temáticas culturais, isto é, com temas que se ligam ao imaginário social.
III. Penna considera a estruturação uma experiência criativa mais livre e espontânea, embora possa também ser orientada ou realizada a partir de propostas, enquanto a improvisação já tem um caráter composicional, em que se planeja a utilização do material com vistas a um resultado controlado.
IV. A segunda etapa do roteiro do re-arranjo é a "tempestade de ideias" trata-se de uma pergunta previamente colocada, levantam-se e listam-se, sem qualquer censura, todas as possíveis respostas. Sob a orientação do professor, o grupo vai examiná-las, combiná-las, elaborá-las, avaliá-las e selecioná-las. Dessa forma, quanto mais ideias forem apresentadas, maiores as chances de se conseguir boas ideias, que por sua vez indicam possibilidades para o trabalho criativo.
A seguir, classifique as afirmativas abaixo atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com as ideias defendidas por Keith Swanwick.
( ) A disciplina e a prática regular são essenciais para o sucesso nessa abordagem. Os alunos são incentivados a praticar diariamente e de forma contínua para alcançar seus objetivos. A prática regular é um dos pontos mais fundamentais de Swanwick, junto com a busca de uma alta performance.
( ) A música, segundo Swanwick, é uma forma de comunicação, um discurso que utiliza elementos sonoros para expressar ideias, emoções e significados. Ao valorizar a música como discurso, o professor incentiva os alunos a não apenas tocar ou cantar, mas a compreender o significado por trás da música, assim pretende valorizar a música como discurso.
( ) Cada aluno possui uma forma única de se expressar musicalmente. O professor deve valorizar e estimular o discurso musical individual de cada aluno, criando um ambiente onde a experimentação e a criatividade sejam encorajadas desta forma, valorizando o discurso musical dos alunos.
( ) O modelo C(L)A(S)P, proposto por Swanwick, prevê a organização de atividades musicais que envolvem: Composição (Composition): incluindo a criação de músicas originais e estudos acadêmicos; Literatura (Literature studies), que abrange história da música, teoria e análise musical; Apreciação (Audition), com foco na escuta ativa e apreciação da música; Aquisição de habilidades (Skill acquisition), com ênfase no desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais; e Performance, voltada para execução musical.
A sequência correta de cima para baixo é:
( ) Bach considerava-se a si próprio como um artesão consciencioso que fazia o seu trabalho o melhor que sabia para a satisfação dos seus superiores, para deleite e edificação dos seus semelhante e para glorificar a Deus.
( ) Johann Sebastian pertencia à grande família dos Bachs oriundos da Turíngia, no Centro - Norte da Alemanha, uma família que ao longo de seis gerações, desde a década de 1560 até ao século XIX, produziu um número extraordinário de bons músicos e vários compositores famosos. Recebeu as primeiras lições do pai, música da de Eisenach, e, após a morte deste, em 1695, do irmão mais velho, Johann Cristoph, organista e discípulo de Pachelbel.
( ) De 1706 a meados de 1710 Bach esteve na Itália, onde em breve foi reconhecido como um dos mais promissores entre os jovens compositores e onde se ligou aos principais mecenas e músicos de Roma, Florença, Nápoles e Veneza. O seu grande patrono foi, neste período, o marquês Francesco Ruspoli, que lhe ofereceu um lugar de músico-compositor em Roma e nas suas propriedades da província.
( ) Bach entrou em cena, por assim dizer, num momento histórico particularmente favorável. Viveu numa época em que novas e poderosas forças começavam a manifestar-se na sociedade, forças que o afetaram profundamente e repercutiram na sua obra. Bach, tal como Napoleão e Goethe, foi filho das gigantescas convulsões que vinham fermentando ao longo de todo o século XVIII e que eclodiram com a Revolução Francesa.
A sequência correta de cima para baixo é:

O texto acima faz referência a qual estilo?

I. Modulação é um fragmento melódico ou rítmico que pode ser insistentemente repetido.
II. A cadência perfeita é constituída pelos acordes de tônica e dominante, essa cadência dá à música sentido de fim, efeito igual a de um ponto final.
III. Ostinato é a palavra que descreve a característica ou qualidade sonora de um instrumento ou voz.
IV. Unidade de compasso é o valor que preenche, se possível sozinho, um compasso inteiro. Para encontrar a unidade de compasso soma-se o número de figuras indicadas pelo denominador reduzindo-as a uma só ou ao menor número possível de figuras.
I. Três raças concorreram pela eclosão do tipo brasileiro: a branca, a negra e a vermelha. Não exageramos ao afirmar que o elemento amerindio teve, relativamente, muita interferência na concretização da música nacional brasileira.
II. Na música, a maior contribuição dos africanos foi rítmica: imprimiram acentuada lascívia à nossa dança e nela introduziram um caráter dramático ou fetichista.
III. Desde o século XVI, os missionários vêm explorando o pendor do índio pela música, chegando mesmo a desprezar o cantochão e a sobrepor textos cristãos às melodias indígenas, com o propósito de melhor ministrar-lhes a fé.
IV. A influência branca, ou seja, portuguesa, espanhola, francesa e italiana, foi a mais relevante, Disse Mário de Andrade: "Os portugueses fixaram o nosso tonalismo harmônico, nos deram a quadratura estrófica: provavelmente a síncopa, que nos encarregamos de desenvolver ao contato da pererequinha rítmica do africano."