Questões de Concurso Público Prefeitura de Dourados - MS 2024 para Fiscal de Vigilância Sanitária - Médico Veterinário

Foram encontradas 30 questões

Q3244399 Não definido
A Vigilância Sanitária necessita de apoio de diversos setores, entre eles o Laboratório Oficial para avaliação analítica. Essas análises em laboratório oficial têm função de confirmar suspeitas ou elucidar dúvidas da fiscalização. Quanto aos laboratórios oficiais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3244400 Não definido
O Código de Ética do Médico Veterinário sofreu reformulação no ano de 2017, sendo fundamental sua compreensão e cumprimento para o exercício profissional. Com relação ao conteúdo do Código, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3244401 Não definido
As vacinas são fundamentais para prevenir doenças ou amenizar os sinais clínicos dessas. Com base na confecção de vacinas virais, é correto afirmar que as vacinas
Alternativas
Q3244402 Não definido
O Toxoplasma gondii é um coccideo que infecta diversos animais, incluindo os humanos. Entretanto, apenas nos gatos eles completam a fase sexual no trato gastrointestinal (ciclo enteroepitelial) e passam oocistos ambientalmente resistentes nas fezes. Os esporozoítos no ambiente ideal se desenvolvem dentro de oocistos após um a cinco dias (processo de esporulação). Quando o hospedeiro ingere oocistos esporulados, esporozoitos são liberados e penetram no trato intestinal dos hospedeiros definitivos ou intermediários e se disseminam pelo sangue ou linfa na forma de taquizoitos. Esses podem penetrar em diversos tipos celulares dos hospedeiros causando sua destruição.
De acordo com essa informação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3244403 Não definido
Os testes diagnósticos são extremamente importantes para o exercício da Vigilância Sanitária. A depender o patógeno a ser identificado, podem ser indicados diferentes materiais para serem analisados, bem como técnicas laboratoriais distintas. É importante que o médico veterinário seja familiarizado com esses métodos, a fim de realizar coletas e exames apropriados para cada caso. Além disso, a avaliação correta de resultados das análises também será facilitada com esse conhecimento. Acerca dessa informação, assinale a alterativa correta.
Alternativas
Q3244404 Não definido
A epidemiologia é uma disciplina fundamental na área da saúde pública, pois auxilia na compreensão da dinâmica das doenças, evita sua disseminação e promove a saúde das populações por meio de estratégias baseadas em evidências. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3244405 Não definido
O Código Sanitário regula, no Estado de Mato Grosso do Sul, direitos e obrigações que se relacionam com a saúde e o bem-estar individual e coletivo dos seus habitantes, dispõe sobre o Sistema Estadual de Saúde e aprova a legislação básica sobre promoção, proteção e recuperação da saúde. O artigo n.º 246 discorre sobre a qualificação do profissional legalmente habilitado para exercer a responsabilidade técnica na forma da lei, conforme as especializações e/ou atividades a serem desenvolvidas, obrigatória para os respectivos estabelecimentos:
Alternativas
Q3244406 Não definido
O Brasil ainda não é um país livre da febre aftosa, entretanto, no ano de 2021, o país ampliou suas zonas livres de febre aftosa sem vacinação. Além do estado de Santa Catarina, assinale a alternativa que apresenta os outros estados que também alcançaram o reconhecimento internacional concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) de livre de febre aftosa.
Alternativas
Q3244407 Não definido
A Influenza Aviária (IA) é causada pelo vírus da Influenza A, da família Orthomyxoviridae e do gênero Alphainfluenzavirus, que são os únicos vírus influenza que afetam as aves naturalmente. A doença é altamente contagiosa e afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos, como ratos, gatos, cães, cavalos e suínos, bem como o homem. No que diz respeito a essa doença, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3244408 Não definido
A maioria dos surtos tem origem infecciosa e transmissível, frequentemente necessitando de investigação sistemática para identificar a fonte, adotar medidas de controle e elaborar recomendações.
Alternativas
Q3244409 Não definido
Alguns conceitos estatísticos são de fundamental importância para a compreensão e elaboração de textos científicos. Com base nesse conceito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3244410 Não definido
Considerando que a biossegurança é fundamental para a segurança do profissional da saúde, da população, dos animais e também do meio ambiente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3244411 Não definido
Os níveis de biossegurança (NB) são combinações de práticas de laboratório, equipamentos de segurança e instalações apropriadas que garantem o nível adequado de contenção para o manuseio seguro de agentes biológicos. Existem quatro níveis de biossegurança, designados em ordem crescente, conforme o grau de proteção oferecido aos trabalhadores do laboratório, ao meio ambiente e à comunidade. De acordo com essa informação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3244412 Não definido
Os acidentes causados por animais peçonhentos são um desafio para a saúde pública no Brasil. O país abriga uma grande variedade de serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, cujas picadas ou mordidas podem ter graves consequências para a saúde humana e animal. Em casos de acidentes com esses animais, é correto afirmar que
Alternativas
Q3244413 Não definido
Assinale a alternativa que descreve um desafio específico no diagnóstico e controle da esporotricose felina no Brasil.
Alternativas
Q3244414 Não definido
De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Brucelose e Tuberculose (PNET) no Brasil, assinale a alternativa que apresenta as estratégias mais eficazes para o controle da brucelose em bovinos de corte.
Alternativas
Q3244415 Não definido
Alguns patógenos são mais difíceis de serem eliminados com o congelamento ou a cocção das carnes devido à sua resistência a baixas temperaturas ou ao calor. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de patógenos conhecidos por sua resistência, bem como suas respectivas características.
Alternativas
Q3244416 Não definido
Segundo o art. n.º 84: nos estabelecimentos sob inspeção federal, é permitido o abate de bovinos, bubalinos, equídeos, suídeos, ovinos, caprinos, aves domésticas, lagomorfos, animais exóticos, animais silvestres, anfíbios e répteis, nos termos do disposto neste Decreto e em normas complementares. (Redação dada pelo Decreto n. º 10.468/2020). Acerca dessa informação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3244417 Não definido
De acordo com a última atualização do RIISPOA, publicado no ano de 2020, algumas modificações foram feitas, trazendo mais clareza e detalhes acerca da ação do médico veterinário. Sabendo-se que, no capítulo 1, há instruções sobre o abate normal de animais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3244418 Não definido
A febre Oropouche é uma doença viral causada por um vírus do gênero Orthobunyavirus, transmitido principalmente por mosquitos do gênero Culicoides. A respeito da febre Oropouche, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: A
6: A
7: B
8: A
9: A
10: C
11: A
12: B
13: C
14: D
15: A
16: B
17: A
18: D
19: D
20: A