Questões de Concurso Público HEMOMINAS 2013 para Assistente Social
Foram encontradas 14 questões
I. O reconhecimento da generalidade do sujeito. Neste sentido, é necessário ouvir grande número de sujeitos para que a amostra seja de fato confiável.
II. As pesquisas qualitativas partem do reconhecimento da importância de se conhecer a experiência social do sujeito e não apenas as suas circunstâncias de vida.
III. Reconhecer que conhecer o modo de vida do sujeito pressupõe o conhecimento de sua experiência social.
A Carteira de Projetos da Rede Parceria Social (RPS) é uma iniciativa conjunta da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, organizações sociais e empresas, com objetivo de realizar projetos em todo o Rio Grande do Sul. Abrange diversas áreas da assistência social e beneficia centenas de pessoas.
A RPS é uma iniciativa em que o modelo de gestão constitui um trabalho articulado entre governo, terceiro setor e iniciativa privada. O foco é a descentralização dos recursos captados e a busca da garantia de sustentabilidade para projetos sociais.
http://www.clicrbs.com.br/especial/br/fmss/conteudo,0,1266,Rede-Parceria-Social.html, disponível em 24/1/2013:
O Conselho Federal de Serviço Social , em mani festo publicado em 1/9/2009, no endereço http://www.cfess.org.br/arquivos/fundos3.pdf sobre a existência destas Redes de Parceria Social , criadas por alguns Governos Estaduais:
I. A carga horária do(a) assistente social é de 30 horas semanais.
II. O curso de Serviço Social é oferecido em nível de Bacharelado.
III. A profissão de Assistente Social requer diploma de graduação em cursos reconhecido no País.
IV. Para atuar como Assistente Social, o(a) profissional deve se submeter a um exame do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).
V. Todo (a) profissional de Serviço Social, deve ser registrado(a) no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
I. O problema se origina na comunidade ou no próprio local de trabalho.
II. A finalidade última da pesquisa é a transformação estrutural fundamental e a melhoria de vida dos envolvidos. Os beneficiários são os trabalhadores ou o povo atingido.
III. A pesquisa... envolve o povo no local de trabalho ou a comunidade no controle do processo inteiro de pesquisa.
IV. A ênfase da Pesquisa... está no trabalho com uma larga camada de grupos explorados ou oprimidos: migrantes, trabalhadores, populações indígenas, mulheres.
V. É central para a Pesquisa... o papel de reforço à conscientização no povo de suas próprias habilidades e recursos, e o apoio à mobilização e à organização.
VI. O termo “pesquisador” pode referir-se tanto à comunidade ou ás pessoas envolvidas no local de trabalho, como àqueles com treinamento especializado.
VII.Embora aqueles com saber/treinamento especializado muitas vezes provenham de fora da situação, são .... comprometidos e aprendizes num processo que conduz mais à militância do que ao distanciamento.
O nome deste tipo de pesquisa é: