Questões de Concurso Público SEAP-DF 2013 para Professor - Atividades
Foram encontradas 50 questões
http://www.mundoeducacao.com/aeoarafia/alobalizacao.htm. acesso em 20/11/2013
Assinale a única alternativa correta que apresenta o objetivo do autor do trecho lido:
Assinale a opção correta a respeito da tipologia textual.
I. A avaliação formativa compreende os diversos caminhos da formação do aluno, bem como serve de espelho para prática pedagógica do professor. Avaliar formativamente é entender que cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem e, sendo assim, possui cargas de conhecimentos diferentes entre si.
II. A avaliação formativa é aquela que observa cada momento vivido pelo aluno, seja na sala de aula ou fora dela. Ela fortalece a teoria de que o indivíduo humano aprende em cada instante de sua existência e, portanto, são nesses diversos momentos que ele terá que ser avaliado. Todas essas microavaliações tomar-se-ão um todo por meio do somatório de suas partes.
III. É freqüente que critiquem genericamente o paradigma predominante na tradição de avaliação brasileira, sendo que a partir de várias vertentes teóricas acabam por esboçar características de um novo modelo de avaliação apresentado como desejável, a avaliação formativa, esta que é baseada em padrões positivistas e no modelo crítico-construtivista.
IV. Na avaliação formativa o eixo da avaliação deixa de girar exclusivamente em torno das condições em que é oferecido o ensino, a formação do professor e suas condições de trabalho, currículo, cultura e organização da escola e passa a se centrar no aluno e na preocupação técnica de medir o seu rendimento. Essa mudança de enfoque, que explora, sobretudo, as relações intermediárias entre as análises macroestruturais e as abordagens micro, vem possibilitando a paulatina adequação da tradição ao modelo crítico-reprodutivista.
É correto o que se afirma em:
Nas últimas décadas, uma linha de desenvolvimento da filosofia da educação vem trabalhando na renovação epistemológica da construção do conhecimento, com uma visão transdisciplinar, pragmática e complexa, onde a reflexão sobre a eficácia cognitiva e sobre a linguagem aí produzida é interpretada pelo viés um pensamento complexo e holístico. A partir desta perspectiva cultural globalizada as mudanças de adaptação às exigências sociais atuais implicam diversos fatores e atores dentro do processo educativo, o qual tem que desempenhar uma mudança fundamental neste processo de modernização: merecendo um profundo exercício de reflexão intencional que evidencie a necessidade de criar reformas educativas curriculares no nível mundial. Avalie as alternativas abaixo e indique a incorreta:
O método educativo emancipatório, composto pelo exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos, segundo Paulo Freire, necessita de:
I. ensinar o máximo de conteúdos do currículo para que o aluno construa seu conhecimento e tenha autonomia;
II. discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina;
III. pressupor que ensinar não é transferir conhecimento, mas, criar possibilidades ao aluno para sua própria construção;
IV. no processo educativo, educador e educandos, vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber.
Os itens corretos são:
“ Na tendência_______________ o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas, havendo repetição de exercícios com exigência de memorização. Já a tendência__________________ caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Nesta, o ato de aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem. A tendência__________________ é um método centrado no aluno, e a escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica"
I. A Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista são exemplos de teorias crítico-reprodutivistas.
II. A escola dualista enquadra-se na teoria crítico-reprodutivista.
III. A escola, enquanto aparelho ideológico do Estado, e o sistema de ensino, enquanto violência simbólica, enquadram-se nas teorias críticos-reprodutivistas.
IV. A teoria não crítica engloba as abordagens tradicional e comportamentalista, enquanto as abordagens humanista, cognitivista e sociocultural são exemplos de teorias crítico-reprodutivistas.
É correto o que se afirma em
I. A Pedagogia Histórico Crítica tem seus fundamentos epistemológicos no Método Dialético de Elaboração do Conhecimento e na Teoria Histórico-Cultural.
II. Esta concepção nasceu das necessidades postas pela prática de muitos educadores, pois as pedagogias tradicionais, nova e tecnicista não apresentavam características historicizadoras.
III. Seu método de ensino visa estimular a atividade e a iniciativa do professor; favorecer o diálogo dos alunos entre si e com o professor, sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levar em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.
IV. Esta Pedagogia objetiva resgatar a arte na escola, a organização da educação seletiva, ressaltando o saber lúdico, a partir do qual se definem a especificidade e a especialidade do saber escolar.
É correto o que se afirma em:
I. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela;
II. consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade;
III. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes;
IV. inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante;
V. preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros.
Estão corretas as afirmativas:
I. sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola;
II. estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político- pedagógico da escola de Educação Básica;
III. orientar os cursos de formação superior e pós-graduação de docentes e demais profissionais da Educação Superior, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Estão corretas as afirmativas:
I. As inovações que são apresentadas pelo PPP Professor Carlos Mota partem de alguns pressupostos, que são, para a rede publica de distrito Federal, linhas referenciais para o desenvolvimento da ação: valorizar e dar visibilidade às iniciativas das escolas e das Coordenações Regionais de Ensino; reforçar a autonomia e a liberdade das escolas na elaboração dos seus Projetos Políticos-Pedagógicos, em consonância com o PPP da rede; incorporar a elaboração e a implantação das inovações como espaço/tempo de aprendizagens coletivas, a partir de experiências piloto, referentes a cada uma das etapas e modalidades.
II. A Secretaria de Educação do Distrito Federal anuncia proposições que têm origem em discussões coletivas, plenárias, seminários, fóruns e dialogam com o contexto institucional das Coordenadorias Regionais da Educação e Escolas. São iniciativas que pretendem ter o impacto positivo no cotidiano escolar, reverberando na vida dos que dela participarem.
III. A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) elenca e apresenta políticas públicas a partir do envolvimento governamental em dois grandes blocos: Políticas Públicas Intersetoriais - quando envolvem outras instâncias do govemo, dos movimentos sociais e da sociedade civil; e Políticas Públicas Intrassetoriais, quando exige o envolvimento de diversos setores da SEDF. É exemplo a Política Pública Intrassetorial a Política de ampliação do ensino médio integrado e regular noturno.
Estão corretas as afirmativas
I. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT e deputado José Genoíno, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, tiveram direito a começar a cumprir as penas no regime semiaberto.
II. A Interpol emitiu o alerta vermelho com o nome do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato entre os procurados. Consta que Pizzolato está foragido.
I. O leilão do campo de Libra, feito sob o habitual regime de partilha sempre utilizado no Brasil para a exploração do petróleo - em que parte do petróleo extraído fica com a União, foi vencido pelo consórcio formado por empresas que têm a Petrobras como líder.
II. Neste regime, que se chama partilha, as empresas repartem a produção com a União.
I. A competência para emissão dos registros dos profissionais estrangeiros e brasileiros formados no exterior era do Conselho Federal de Medicina (CFM) e passou ao Ministério da Saúde, a partir da sanção da medida provisória do Mais Médicos pela presidenta Dilma Rousseff (mantendo a responsabilidade da fiscalização com os Conselhos Regionais de Medicina.).
II. Lançado pelo governo federal, segundo definição oficial, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país