Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Engenheiro Civil (HUPEST-UFSC)
Foram encontradas 25 questões
A execução de reformas em apartamentos executadas por empreiteiros ou pedreiros sem o acompanhamento de um responsável técnico não pode mais ocorrer. Está em vigor desde 2014 e foi revisada em 2015 a NBR 16280:15 Reformas em edificações – Sistema de gestão de reformas – requisitos. Essa norma se aplica em quais casos:
I. Pintura de apartamentos.
II. Instalação de carpete de madeira.
III. Troca de peças hidro sanitárias.
IV. Troca de revestimentos em apartamentos executados com a utilização de martele hidráulico.
Assinale a alternativa correta:
Quais os documentos que devem ser apresentados ao síndico para que este aprove ou vete a reforma na unidade de acordo com a NBR 16280:15 15 Reformas em edifcações – Sistema de gestão de reformas – requisitos.
Assinale a alternativa correta
O cimento pode ser caracterizado como: Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmativas a seguir:
( ) Um aglomerante aéreo cuja hidratação resulta em compostos pouco estáveis e resistentes.
( ) Um aglomerante hidráulico cuja hidratação resulta em compostos estáveis e resistentes.
( ) Um aglomerante obtido a partir da moagem do clinquer Portland com adições.
( ) O cimento não é um aglomerante e sim um agregado.
( ) Um aglomerante aéreo resistente a água após seu endurecimento.
As constantes físicas dos agregados influenciam na dosagem do concreto, correlacione a primeira coluna com a segunda.
1. GRANULOMETRIA
2. MASSA ESPECÍFICA REAL
3. MASSA UNITÁRIA
4. INCHAMENTO DA AREIA
5. COEFICIENTE DE VAZIOS
a - Corresponde ao número que multiplicado pelo volume total do agregado dê o volume de vazios nesse agregado.
b - Proporção relativa em que se encontram os grãos de um determinado agregado
c - Relação entre a massa e o volume de grãos do agregado (cheios)
d - É por meio dela que se faz a transformação dos traços em massa para volume e vice-versa
e - Fenômeno da variação do seu volume aparente, provocado pela água absorvida.
Toda peça de concreto está sujeita a microfissuras que variam de 1 a 20 mm de profundidade, por onde a umidade ou agentes agressivos podem penetrar atingindo a armadura e provocando corrosão interna na estrutura, o que compromete a estabilidade do elemento estrutural. A NBR 6118:2004 estipula os recobrimentos mínimos das armaduras em função da agressividade ambiental.
I. Insignificante.
II. Fraca.
III. Moderada.
IV. Forte.
V. Muito forte.
VI. Extremamente perigoso.
Assinale a alternativa correta.
Para que sejam melhoradas algumas características do concreto, tais como trabalhabilidade, impermeabilidade, alteração no início de pega, entre outros, usam-se produtos químicos chamados de aditivos que adicionados ao concreto, antes ou durante a mistura modificam algumas dessas propriedades. Como regras gerais para emprego de aditivos na confecção de concretos, temos:
( ) Sempre que possível, deve-se evitar o emprego de aditivos, procurando obter, sem esse recurso, um concreto com as propriedades desejadas.
( ) Quando houver a necessidade inevitável de se utilizar aditivos, por quaisquer circunstâncias particulares, deverão ser realizados, previamente, os ensaios necessários, sendo efetuado rigoroso controle na sua dosagem, de forma a não existir nenhuma incompatibilidade entre os aditivos e o aglomerante utilizado.
( ) Os aditivos não deverão ser utilizados para corrigir defeitos próprios do concreto, como seleção incorreta dos componentes, má dosagem, ou mesmo deficiente colocação em obra.
( ) Os aditivos devem ser protegidos de maneira adequada: assim, se estão em pó, devem ser conservados em lugares secos evitando a possível formação de torrões por efeito da umidade, o que acarretaria alterações nas suas propriedades: se em estado líquido, devem ser protegidos do calor e agitados antes do seu emprego, para evitar que as sedimentações que porventura se tenham produzido tirem a sua uniformidade.
( ) Devem ser tomadas precauções para que se tenha uma mistura uniforme do aditivo em toda a massa do concreto, já que a falta de homogeneidade poderá ocasionar efeitos indesejáveis.
( ) O emprego de vários aditivos em um único traço de
concreto pode provocar o aparecimento de problemas
patológicos, devidos a uma possível incompatibilidade
da mistura.
Historicamente as alvenarias tiveram a função inicial de simplesmente dividir ambientes e isolar as coberturas da ação das intempéries e dos predadores e atualmente, a alvenaria é vista não só com as suas funções primárias, mas como elemento de construção. Os tipos mais utilizados são:
1. Alvenaria de vedação: utilizada para fechamento de vãos ou delimitação de áreas. Nas estruturas em concreto armado ou aço, os espaços são preenchidos com elementos sem a função estrutural de sustentação, apenas suportando seu peso próprio.
2. Alvenaria estrutural: sistema construtivo em que a alvenaria tem a função de suportar os esforços estruturais da edificação
Os elementos usados na execução das alvenarias são:
a. Bloco cerâmico
b. Bloco de concreto
c. Tijolo cerâmico
d. Bloco sílico calcário
e. Bloco de concreto celular
f. bloco cerâmico para alvenaria estrutural
g. Gesso acartonado
I. Resistente ao Fogo (RF) – chapa rosa. II. Standard (ST) – chapa branca – usada. III. Resistente a fxação de peso (RP) – chapa azul. IV. Pronta para aplicação de revestimento cerâmico (RV) – chapa cinza V. Resistente a umidade (RU) – chapa verde.
Assinale a alternativa correta
Sobre agregados para concreto atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas:
( ) Substâncias deletérias são aquelas que estão presentes como constituintes minoritários, tanto nos agregados graúdos quanto nos miúdos, porem são capazes de prejudicar a trabalhabilidade, a pega e o endurecimento, assim como as características de trabalhabilidade do concreto.
( ) A forma e a textura das partículas dos agregados influenciam mais as propriedades do concreto no estado endurecido que no estado fresco.
( ) Considera-se que o agregado é instável quando mudanças no seu volume induzidas pelo intemperismo, como ciclos alternados de umedecimento e secagem, ou congelamento e descongelamento, resultam na deterioração do concreto.
Assinale a alternativa correta:
Quanto ao mecanismo de formação de fissuras devido a movimentações térmicas, pode-se dizer que as movimentações térmicas de um material estão relacionadas com as propriedades físicas do mesmo e com a intensidade da variação de temperatura, a magnitude das tensões desenvolvidas é função da intensidade da movimentação, do grau de restrição imposto pelos vínculos a esta movimentação e das propriedades elásticas do material. As trincas de origem térmica podem surgir por movimentações diferenciadas entre componentes de um elemento, entre elementos de um sistema e entre regiões distintas de um mesmo material. As principais movimentações diferenciadas ocorrem em função de:
1. junção de materiais com diferentes coeficientes de dilatação térmica, sujeitos as mesmas variações de temperatura (ex. movimentações entre argamassa de assentamento e componentes da alvenaria).
2. exposição de elementos a diferentes solicitações térmicas naturais (ex. coberturas em relação a parede de uma edificação).
3. gradiente de temperaturas ao longo de um mesmo componente (ex. gradiente entre a face exposta e a face protegida de uma laje de cobertura).
4. falta de junta de dilatação.
Isolamento acústico é a propriedade dos materiais de impedir que as ondas sonoras passem de um ambiente para outro, porém os materiais possuem capacidades diferentes para impedir essa passagem de som, quanto mais denso o material, maior será o seu poder de absorção acústica. Classifique em Verdadeiro (V) ou Falso (F) no que se refere aos produtos utilizados para isolamento acústico na construção civil:
( ) Lãs de vidro e de rocha.
( ) Madeira.
( ) Borracha Sintética (EPDM).
( ) Espumas acústicas.
( ) Painel Wall.
( ) Placas de cortiça.
( ) Espuma de celulose.
( ) Tecido.
Entende-se por impermeabilização todo e qualquer sistema de revestimento destinado a promover a estanqueidade da água ou qualquer outro elemento fluídico. Os impermeabilizantes são classificados em rígidos , semiflexíveis e flexíveis.
( ) A aplicação dos impermeabilizantes rígidos é feita em vigas baldrames, impermeabilização de argamassas, concretos e revestimentos, tratamentos de subsolos e tuneis, piscinas, caixas d´agua e reservatórios.
( ) Os impermeabilizantes semiflexíveis são utilizados em lajes, banheiros, caixas d’ água, reservatórios e piscinas.
( ) Os impermeabilizantes semiflexíveis são utilizados superfícies de concreto, argamassa, alvenaria e aço.
( ) Os impermeabilizantes flexíveis são divididos em emulsões e mantas. Aplicados em em lajes, banheiros, caixas d’ água, reservatórios e piscinas.
( ) Os impermeabilizantes flexíveis são divididos em emulsões e mantas. Aplicados em em superfícies de concreto, argamassa, alvenaria e aço.